Série: Superior
Atividade: Apontamentos de Livro
Trabalho e
educação: fundamentos ontológicos e históricos – Dermeval Saviani
Neste artigo, Saviani
(2007) discursa sobre a relação trabalho e educação. Nessa análise percebe-se
que acontece uma certa separação dessas instâncias no decorrer do processo histórico
mas, do mesmo modo, percebemos uma indissolubilidade desses termos. A
contextualização perpassa por diferentes sociedades (comunal, escravista,
feudal e a burguesa) e até a sociedade contemporânea capitalista que nos
encontramos hoje em dia. No final da obra, a organização do sistema de ensino é
refletida nos diferentes níveis na educação básica (‘educação unitária’) e a
ideia do trabalho como principio educativo na atualidade finaliza as reflexões.
Segue algumas questões levantadas, seguidas de informações
da obra e/ou de indagações pessoais:
§ Qual a
relação entre trabalho, educação e o homem? Segundo Saviani o trabalho e a educação são atributos acidentais e
fundamentais do homem.
§ O que é
o trabalho? O que é o homem? O que diferencia o homem
de outros seres da natureza e da própria natureza? Muitas das ideias
trabalhadas da separação do homem pela suas atividades e domínios sobre a
natureza, onde o homem pode transformá-la segundo suas necessidades, é um
princípio também da geografia crítica. Saviani (p.154) mostra a questão da
consciência humana, sua capacidade de produzir seus meios de vida e de adaptar
a natureza as suas necessidades é o que diferencia como homem, e tudo isso é
através do seu trabalho. Sendo assim, a essência do homem é o trabalho.
§ O que
garante a existência humana? A educação. O homem forma-se homem, pela produção e pelo processo
educativo. O trabalho define a essência
humana (p.155).
§ Para
classes sociais diferentes há formações educacionais diferentes, em termos de
qualidade e finalidade? Saviani
faz uma relação com as mudanças na organização da sociedade, inicia-se a
divisão social do trabalho, surgindo assim classes sociais e diferentes tipos
de educação. Surge assim, no escravismo antigo, a ‘educação dos homens livres’
e a ‘educação dos escravos e serviçais’.
§ O que é
a escola? Qual a finalidade da educação? Na página 155, o autor menciona a etimologia
da palavra, lugar do ócio, tempo livre. Se antes o Estado que desempenhava
papel importante na organização do sistema de ensino, a Igreja Católica também
já deixou marcas, e hoje em dia é o sistema produtivo que dita as necessidades
educacionais. Confirma o peso exclusivo à escola na responsabilidade pela
produção capitalista (p.157).
§ O
trabalho precisa da escola? A escola precisa do trabalho? O peso entre esses termos também é questionado,
pois antigamente para o exercício dos ofícios não precisava da instituição
escola, os saberes eram passados no próprio local de trabalho, as corporações de ofícios, nas relações
entre os mestres e os ajudantes. Hoje, principalmente com o
advento de novas tecnologias há uma necessidade de uma formação escolar básica
comum para o mundo do trabalho. A segunda pergunta levantada faz o caminho
inverso, a medida que a educação só para o mundo acadêmico também não tem
sentido na sociedade atual.
Desta
forma algumas considerações são destacadas, o homem é um ser social e sua
essência, formação e distinção da natureza deve-se pelo trabalho, da capacidade
de produzir suas necessidades, e de dar continuidade a sua cultura, de ter
acesso aos valores que humanizam o homem e o faz ser um cidadão de direitos e
deveres, e conhecedor do mundo em que vive, graça também aos saberes escolares.
SAVIANI, Dermeval. Trabalho e
educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de
Educação, v.12, n.34, jan./abr. 2007.
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