Visitantes

terça-feira, 29 de maio de 2012

Parabéns Geógrafos!

Dia do Geógrafo: 29 de maio!
Para valorizar a importância deste profissional algumas charges!

Para rir, pensar e refletir...














Fontes da imagens:
http://clientes.mobidevel.com/c7s/enem2011/Assunto4.html
http://geografiaem360graus.blogspot.com.br/2011/05/charges-consumismo.html
http://geografiaegeopolitica.blogspot.com.br/p/geopolitica-em-quadrinhos.html
http://geocolegiao.wordpress.com/page/2/
http://geologia1c.blogspot.com.br/2010/09/charge-de-geografia.html
http://geografiaprofessormarcusmatozo.blogspot.com.br/2010/12/charges-geograficas.html
http://quilombomoderno.blogspot.com.br/2011/05/dia-do-geografo.html
http://geoprofessora.blogspot.com.br/2008_06_01_archive.html
http://jjmeioambiente.blogspot.com.br/p/charges-educacao-x-sustentabilidade.html
http://www.futuroprofessor.com.br/2012/04
http://www.facebook.com/pages/Geografia-da-depress%C3%A3o/306401619392707



domingo, 27 de maio de 2012

Slides: Clima

Conteúdo: Clima, Tempo, Elementos do Clima, Fatores Climáticos, Precipitação etc.
Série: Ensino Fundamental e Médio


Fatores Climáticos

Dinâmica Climática

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Atividade: Homem e Meio

Conteúdo: Meio, Relação homem e natureza, agricultura, pecuária, espaço geográfico, ecossistema, trabalho.
Série: 8ºano e 9ºano do Ensino Fundamental.
Atividade: Observeção da sequência de imagens do diagrama, interpretação e reflexão a partir de perguntas direcionadas e conteúdos prévios vistos em sala.
Dicas: A imagem também pode servir para iniciar a temática na aula.


A) Que leitura o texto possibilita a respeito da ação do ser humano?
B) Em termos de Ecologia, compare o quadro 2 com o 9.
C) A partir do momento em que o homem começa a plantar e criar animais (quadro 3) como passa a ser sua relação com o meio?
D) Qual(is) quadro(s) representam o meio natural?
E) Os elementos naturais no espaço geográfico vem aumentando ou diminuindo? justifique.
F) O espaço geográfico sempre foi o mesmo? 
G)  A noção de mundo e de domínio do ser humano sempre foi a mesma? argumente.
H) Podemos concluir que o ser humano é determinante e soberano nas mudanças do meio? posicione-se e argumente.


REFERẼNCIAS:


Imagem e perguntas A e B: retirada de Questão de vestibular de UFMT 2006, disponível em http://www.ufmt.br/vestibular/concursos/ufmt2006/documentos/cadernos_de_prova/caderno_de_prova_2a_fase.pdf

Perguntas C a H: Geoprofessora.

domingo, 13 de maio de 2012

Operação Cerrado e Guardiões da Biosfera!

Conteúdo: Informações de forma descontraída sobre o Cerrado brasileiro e outros ecossistemas brasileiros. Os vídeos são ótimos para despertar a curiosidade e o tema na aula! Conforme a faixa de idade abaixo há dicas mais infantis, outros mais joviais.
Série: Ensino Fundamental e Ensino Médio


Sobre Operação Cerrado
Educação com muito bom humor! Aprenda e ria bastante com os vídeos e jogos da Operação Cerrado. Ecologia, biologia, educação ambiental e muito mais:



O que é ecossistema?


Guardiões da Biosfera
Este projeto é destinado às escolas de todo o Brasil, por meio de um desenho digital, 100% brasileiro, que conta com o apoio de material lúdico e didático, o projeto beneficia aproximadamente 8 milhões de crianças de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental que poderão aprender sobre os diversos biomas do Brasil, as características de sua flora e fauna e o que é preciso fazer para preservá-las.

“Os Guardiões da Biosfera” são distribuídos para cerca de 36 mil escolas públicas e particulares de todo o país, fazem parte da programação da TV Escola e são transmitidos para mais de 50 mil escolas brasileiras em parceria com o MEC.






Diversos Vídeos sobre o Cerrado:






terça-feira, 1 de maio de 2012

Atividades: Hidrografia

Conteúdo: Bacias Hidrográficas, Partes de um Rio, Disponibilidade das Águas.
Série: 1ºano EM 
Imagem retirada dehttp://www.dicionario.pro.br/dicionario/index.php/Bacia_hidrogr%C3%A1fica



Atividade 1: Bacia Hidrográfica
Objetivo: Conhecendo as partes de um Rio!
Atividade: Individual
Entrega: 14/05/12 (SEG)


Procedimentos: Numa folha branca, criar um desenho esquemático de uma bacia hidrográfica. Figuras prontas da internet não serão avaliadas. Todos os termos abaixo devem constar no desenho. Se necessário faça uma legenda. 


Partes de um rio:
NASCENTE (OU CABECEIRA)
LEITO
RIO PRINCIPAL
AFLUENTE
SUBALFUENTE
TALVEGUE
FOZ (DELTA, ESTUÁRIO OU MISTA)
MEANDROS
DIVISOR DE ÁGUAS
VERTENTE
PRAIA FLUVIAL (OU BANCOS)
MARGEM DIREITA
MARGEM ESQUERDA
MONTANTE
JUSANTE
ALTO CURSO
MÉDIO CURSO
BAIXO CURSO
REGIME (PLUVIAL, NIVAL OU MISTA)


Atividade 2: Disponibilidade das Águas
Objetivo: Refletir como a água é um recurso renovável e finito!
Atividade: Individual
Prazo: postar até 14/05/12 (SEG)
Procedimentos: Fazer um comentário da frase abaixo nesta postagem (no próprio blog). Identificar pelo menos seu primeiro nome. O comentário deve ser reflexivo e original. Se copiar trechos da internet mencione a fonte. Se utilizar sites ou livros mencione.
Frase:
"O esgotamento das reservas de água do planeta não é causado por fatores naturais, mas pelo mau gerenciamento das fontes e de seu uso".
Atualidades: Vestibulares + Enem. O Líquido mais precioso. p.194