Visitantes

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Motivações hodiernas para ensinar geografia: representações do espaço para visuais e invisuais.


Em breve será lançado este livro, direcionado ao ensino de geografia e representações espacias nas suas mais diversas formas e finalidades, no qual participei na elaboração de um artigo a partir de uma oficina de orientação espacial dentro da disciplina Cartografia no Ensino de Geografia, no Programa de Pós-Graduação do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC.
Uma ótima referência não só bibliográfica mas de diversas práticas didáticas com alunos visuais e invisuais para professores envolvidos no ensino do espaço geográfico!
Roberta - Geoprofessora
.
Livro:
Motivações hodiernas para ensinar geografia: representações do espaço para visuais e invisuais.
Organização de Ruth Emilia Nogueira, 2009.
.
.
.
Artigo:
A cartografia escolar no ensino de geografia: da 5ª série do ensino fundamental: praticando a orientação e desenhando trajetos.
Raphaela Desiderio
Roberta Sumar
Rosemy da S. Nascimento
.
.
Para adquirir entre em contato conosco pelo email: labtate@cfh.ufsc.br

Site: http://www.labtate.ufsc.br/index.html

Oficina "Conpet na Escola"


CONPET

O CONPET na Escola é voltado para alunos de 6ª ao 9ª ano do ensino fundamental e das escolas técnicas das redes públicas e privadas.
O projeto apresenta a importância do uso racional da energia. Foi desenvolvido com a perspectiva de criar uma geração futura consciente do uso racional dos combustíveis fósseis, da preservação dos recursos naturais e do meio ambiente.
No ensino fundamental, as ações de O CONPET na Escola são direcionadas para os professores, naturais multiplicadores da informação. Para repassar as informações aos estudantes, eles recebem palestras informativas sobre petróleo e gás natural, conservação de energia e meio ambiente e, ainda, material de apoio.




OFICINA CONPET NA ESCOLA
  • Datas: Campus Florianópolis: 20 de maio; Campus São José: 21 maio; Campus Jaraguá do Sul: 28 de maio.
  • A oficina faz parte do Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet), que tem como objetivo educar, estimular e desenvolver o consumo mais eficiente dos combustíveis em todos os setores da sociedade, além de incentivar o uso eficiente destas fontes de energia não-renováveis no transporte, nas residências, no comércio, na indústria e na agropecuária.
  • As ações do “Conpet na Escola” são direcionadas para professores das redes pública e privada de ensino.
  • A oficina é gratuita e ocorre sempre das 7h30 às 17h30. As inscrições também são gratuitas, com 70 vagas disponíveis para cada campus.

Links:

http://www.ifsc.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=384:0705-oficina-qconpet-na-escolaq-abre-inscricoes-para-sao-jose-florianopolis-e-jaragua-do-sul&catid=2:ultimas

http://www.conpet.gov.br/projetos/naescola_01.php?segmento=corporativo

sábado, 2 de maio de 2009

Viagem do Conhecimento 2009


II Desafio National Geographic
Viagem do Conhecimento 2009
"Inspirar as pessoas a cuidar do planeta"
.
.
Inscrições: até 31 de julho de 2009
Prova: 10 de agosto de 2009
.
.
Quem pode participar?
O Desafio National Geographic é para estudantes que cursam o oitavo e o nono ano do Ensino Fundamental e a primeira série do Ensino Médio.
.
.
Quais são os objetivos?
Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de geografia e valorizar os professores em escolas públicas e particulares, entre outros.
.
.
Há material de apoio?
Sim. Além de notícias publicadas no link Novidades, os professores também encontram importante material de apoio no Guia para Educadores.
.
.

EXAME DE CLASSIFICAÇÃO 2009/2 - IFSC



EXAME DE CLASSIFICAÇÃO 2009/2

Abaixo separei os conteúdos programáticos de geografia para o exame de classificação do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, antigo Centro de Educação Tecnológica (CEFET-SC) ou simplesmente como é mais conhecida a "Escola Técnica".
Achei interessante a lista de saberes da Prova de Licenciatura de Ciências da Natureza que não separa os conteúdos em disciplinas, afinal o interdisicplinariedade se faz necessário sempre. Grifei alguns temas desta lista que fazem parte da Geografia para direcionar os alunos, mas outros temas também fazem parte da ciência geográfica.


CURSOS TÉCNICOS SUBSEQÜENTE (PÓS -MÉDIO)


GEOGRAFIA
1 Situação geográfica do Brasil e de Santa Catarina
1.1 Caracterização espacial
2 Os elementos da paisagem natural e sua importância na organização do espaço
2.1 Litosfera
2.2 Atmosfera
2.3 Hidrosfera
2.4 Paisagens climatobotânicas
2.5 Biosfera
3 Natureza, sociedade e tecnologia: a formação social e espacial do Brasil e de Santa
Catarina
3.1 Aspectos naturais: estrutura geológica, relevo, clima, hidrografia, vegetação, domínios
morfoclimáticos e ecossistemas
3.2 Problemas ambientais
3.4 População: crescimento, formação étnica, distribuição e estrutura
3.5 Migrações
3.6 Urbanização
3.7 O espaço agrário e extrativista
3.8 Atividade industrial e a (re)organização do espaço
3.9 Fontes de energia
3.10 Transporte e comércio exterior
3.11 Complexos Regionais
4 O espaço mundial contemporâneo
4.1 O mundo pós-guerra fria
4.2 O fim da velha ordem bipolar
4.3 A nova ordem mundial
4.4 Regionalizações do mundo
4.5 O processo de globalização
4.6 Estado, globalização e cidadania
4.7 As regiões periféricas: América latina, África, Ásia e Oriente Médio
4.8 As recentes mudanças no mundo atual


Sugestões Bibliográficas
ADAS, Melhem. Panorama geográfico do Brasil: contradições, impasses e desafios
socioespaciais. São Paulo: Moderna, 2004.
ALMEIDA. Lúcia M. Alves de; RIGOLIN, Tércio B. Geografia – série novo ensino médio.
São Paulo: Ática, 2003.

_______. Atlas geográfico escolar. Rio de Janeiro: IBGE, 2002.
COIMBRA, Pedro J; TIBÚRCIO, José Arnaldo M. Geografia: uma análise do espaço
geográfico. São Paulo: Harbra, 2003.
CORRÊA, Carlos Humberto (Org.). A realidade catarinense no século XX. Florianópolis:
IHGSC, 2000.
MOREIRA, Igor A.C. O espaço geográfico: Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Ática,
2002.
PELUSO JR, Victor Antônio. Aspectos geográficos de Santa Catarina. Florianópolis:
FCC/UFSC, 1991.
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado de Coordenação Geral e Planejamento.
Subsecretaria de estudos geográficos e estatísticos. Atlas escolar de Santa Catarina. Rio
de Janeiro: Aerofoto Cruzeiro, 1991.
SANTOS, Milton. O país distorcido: o Brasil, a globalização e a cidadania. São Paulo:
Publifolha, 2002.
SANTOS, Sílvio Coelho dos (Org.). Santa Catarina no século XX. Florianópolis: UFSC,
FCC edições, 2000.
SENE, Eustáquio de; MOREIRA, João Carlos. Geografia para o ensino médio: Geografia
geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2002.
VESENTINI, José W. Sociedade e espaço: Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Ática,
2005.
Jornais e Revistas.

Fonte:
http://ingresso.ifsc.edu.br/2009-2/manual/manualCandidatoSubsequentes2009-2.pdf




CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

GEOGRAFIA
1 Situação geográfica do Brasil
2 Os elementos da paisagem natural e sua importância na organização do espaço
2.1 Litosfera
2.2 Atmosfera
2.3 Hidrosfera
2.4 Paisagens climatobotânicas
2.5 Biosfera
3 Natureza, sociedade e tecnologia: a formação social e espacial do Brasil
3.1 Aspectos naturais: estrutura geológica, relevo, clima, hidrografia, vegetação, domínios
morfoclimáticos e ecossistemas
3.2 Problemas ambientais
3.3 População: crescimento, formação étnica, distribuição e estrutura
3.4 Migrações
3.5 Urbanização
3.6 O espaço agrário e extrativista
3.7 Atividade industrial e a (re)organização do espaço
3.8 Fontes de energia
3.9 Transporte e comércio exterior
3.10 Complexos Regionais
4 O espaço mundial contemporâneo
4.1 O mundo pós-guerra fria
4.2 O fim da velha ordem bipolar
4.3 A nova ordem mundial
4.4 Regionalizações do mundo
4.5 O processo de globalização
4.6 Estado, globalização e cidadania
4.7 As regiões periféricas: América latina, África, Ásia e Oriente Médio
4.8 As recentes mudanças no mundo atual

Sugestões Bibliográficas
ADAS, Melhem. Panorama geográfico do Brasil: contradições, impasses e desafios
socioespaciais. São Paulo: Moderna, 2004.
ALMEIDA. Lúcia M. Alves de; RIGOLIN, Tércio B. Geografia – série novo ensino médio.
São Paulo: Ática, 2007.
_______. Atlas geográfico escolar. Rio de Janeiro: IBGE, 2002.
ALVES, Andressa, Boligian. Geografia: Espaço e Vivências. São Paulo: Atual, 2004.
COIMBRA, Pedro J; TIBÚRCIO, José Arnaldo M. Geografia: uma análise do espaço
geográfico. São Paulo: Harbra, 2003.
MAGNÓLIO, Demétrio. Geografia – A construção do Mundo: Geografia Geral e do
Brasil. São Paulo: Editora Moderna, 2005.
MOREIRA, Igor A.C. O espaço geográfico: Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Ática,
2002.
SANTOS, Milton. O país distorcido: o Brasil, a globalização e a cidadania. São Paulo:
Publifolha, 2002.
SENE, Eustáquio de; MOREIRA, João Carlos. Geografia para o ensino médio: Geografia
geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2002.
VESENTINI, José W. Sociedade e espaço: Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Ática,
2007.
Fonte: http://ingresso.ifsc.edu.br/2009-2/manual/manualCandidatoVestibular2009-2.pdf



SABERES NECESSÁRIOS PARA REALIZAÇÃO DA PROVA
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA

Licenciatura
1. CONJUNTOS NUMÉRICOS
2. FUNÇÕES
3. GEOMETRIA PLANA, ESPACIAL E ANALÍTICA
4. GRANDEZAS FÍSICAS E MEDIDAS
5. CINEMÁTICA
6. LEIS DE NEWTON E SUAS APLICAÇÕES
7. CONSERVAÇÃO DA ENERGIA
8. CONSERVAÇÃO DA QUANTIDADE DE MOVIMENTO
9. GRAVITAÇÃO UNIVERSAL
10. ESTÁTICA DOS FLUÍDOS – SEUS PRINCÍPIOS E SUAS APLICAÇÕES
11. TERMOLOGIA – LEIS DA TERMODINÂMICA E SUAS APLICAÇÕES
12. ÓPTICA GEOMÉTRICA E SUAS APLICAÇÕES
13. MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES E PÊNDULO SIMPLES
14. ONDULATÓRIA, ACÚSTICA E SUAS APLICAÇÕES
15. ELETRICIDADE E SUAS APLICAÇÕES
16. MAGNETISMO E SUAS APLICAÇÕES
17. ELETROMAGNETISMO E SUAS APLICAÇÕES
18. INTRODUÇÃO À FÍSICA MODERNA: PRINCÍPIO DA MECÂNICA RELATIVÍSTICA, DUALIDADE ONDA-PARTÍCULA, EFEITO FOTOELÉTRICO, RAIOS - X
19. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA
20. ESTRUTURA DO ÁTOMO
21. CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA DOS ELEMENTOS
22. LIGAÇÃO QUÍMICA
23. FUNÇÃO INORGÂNICA
24. REAÇÃO QUÍMICA
25. CÁLCULOS QUÍMICOS
26. SOLUÇÕES
27. PROPRIEDADES COLIGATIVAS
28. TERMOQUÍMICA
29. ELETROQUÍMICA
30. CINÉTICA QUÍMICA
31. EQUILÍBRIO QUÍMICO E EQUILÍBRIO IÔNICO EM SOLUÇÕES AQUOSAS
32. QUÍMICA DO CARBONO
33. A QUÍMICA E O MEIO AMBIENTE
34. SERES VIVOS
35. MEIO AMBIENTE
36. CITOLOGIA, HISTOLOGIA E FISIOLOGIA ANIMAL
37. PROGRAMA DE SAÚDE
38. GENÉTICA E EVOLUÇÃO
39. SITUAÇÃO GEOGRÁFICA E ESPACIAL DO BRASIL
40. OS ELEMENTOS DA PAISAGEM NATURAL E SUA IMPORTÂNCIA NA ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO
41. NATUREZA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA: A FORMAÇÃO SOCIAL E ESPACIAL DO BRASIL
42. O ESPAÇO MUNDIAL CONTEMPORÂNEO
43. GLOBALIZAÇÃO
44. O CONHECIMENTO HISTÓRICO: SUJEITO HISTÓRICO, FONTES HISTÓRICAS, MEMÓRIA E HISTÓRIA
45. IDADE ANTIGA: OCIDENTAL E ORIENTAL
46. IDADE MÉDIA
47. MERCANTILISMO E NAVEGAÇÕES NOS SÉCULOS XV E XVI; COLONIALISMOS
48. REFORMA PROTESTANTE
49. RENASCIMENTO: ARTÍSTICO, CULTURAL E COMERCIAL
50. REVOLUÇÕES BURGUESAS
51. ILUMINISMO
52. REVOLUÇÃO CIENTÍFICA; REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
53. IMPERIALISMO
54. SOCIALISMO; CAPITALISMO; LIBERALISMO E NEOLIBERALISMO
55. CONFLITOS MUNDIAIS: SÉC. XX E XXI
56. AMÉRICA: CIVILIZAÇÕES PRÉ-COLOMBIANAS; COLONIZAÇÃO, PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO
57. ÁFRICA: COLONIZAÇÃO, MOVIMENTO DE LIBERTAÇÃO
58. BRASIL: SOCIEDADES INDÍGENAS E COLONIZAÇÃO
59. BRASIL IMPÉRIO
60. BRASIL REPÚBLICA
61. CONTEXTO DO SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA.
62. RELAÇÃO ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE DE ACORDO COM KARL MARX, ÉMILE DURKHEIM E MAX WEBER
63. PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DO INDIVÍDUO
64. DIFERENTES FORMAS DE ESTRATIFICAÇÃO E DESIGUALDADE SOCIAL
65. CONTROLE E MUDANÇA SOCIAL
66. CULTURA: MANIFESTAÇÕES CULTURAIS, MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA, INDÚSTRIA CULTURAL
67. TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO: NOVO PERFIL DE QUALIFICAÇÃO EXIGIDA,
GERADO POR MUDANÇA NA ORDEM SÓCIO-ECONÔMICA
68. DIFERENTES MODELOS SOCIAIS, POLÍTICOS E ECONÔMICOS: SOCIEDADES TRIBAIS,ESCRAVISMO, FEUDALISMO; CAPITALISMO: LIBERALISMO, NEOLIBERALISMO, GLOBALIZAÇÃO,SOCIAL E DEMOCRACIA
69. SOCIALISMO
70. ANARQUISMO
71. TOTALITARISMO
72. DO MITO A RAZÃO: PASSAGEM DO PENSAMENTO MÍTICO PARA O PENSAMENTO
FILOSÓFICO
73. FILOSOFIA: ETIMOLOGIA
74. ORIGEM DA FILOSOFIA
75. O PROCESSO DO FILOSOFAR
76. PRINCIPAIS PERÍODOS DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA: FILOSOFIA ANTIGA, FILOSOFIA
MEDIEVAL, FILOSOFIA MODERNA, FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA (PRINCIPAIS PENSADORES DE
CADA PERÍODO)
77. O CONHECIMENTO: SENSO COMUM, RELIGIÃO E CIÊNCIA
78. RACIONALISMO E EMPIRISMO
79. A LIBERDADE
80. MORAL: O MUNDO DOS VALORES
81. ÉTICA
82. POLÍTICA E CIDADANIA
83. LEITURA OBRIGATÓRIA DOS LIVROS: CONTOS, DE MACHADO DE ASSIS E O PRESIDENTE NEGRO, DE MONTEIRO LOBATO


SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS
ADAS, Melhem. Panorama geográfico do Brasil: contradições, impasses e desafios
socioespaciais.São Paulo: Moderna, 2004.
ALMEIDA. Lúcia M. Alves de; RIGOLIN, Tércio B. Geografia – série novo ensino médio. São Paulo:Ática, 2007.
ALMEIDA. Lúcia M. Alves de; RIGOLIN, Tércio B. Atlas geográfico escolar. Rio de Janeiro: IBGE, 2002.
ALVARENGA, B. e MÁXIMO A. Curso de Física. São Paulo: Scipione, 2006. V.1.
ALVARENGA, B. e MÁXIMO A. Curso de Física. São Paulo: Scipione, 2006. V.2.
ALVARENGA, B. e MÁXIMO A. Curso de Física. São Paulo: Scipione, 2006. V.3
ALVES, Andressa, Boligian. Geografia: Espaço e Vivências. São Paulo: Atual, 2004.
AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. A Ciência da Biologia 1, 2 e 3. 2a ed. São Paulo: Moderna, 2004.
ARRUDA, José Jobson de A; PILETTI, Nelson. Toda a História. História Geral e do Brasil. SãoPaulo:Ática, 2007.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS Maria Helena Pires. Filosofando, introdução à Filosofia,2ªedição rev. e atualizada, São Paulo: Moderna, 1995.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS Maria Helena Pires. Temas da Filosofia, São Paulo:Moderna, 1996.
AQUINO, Rubim Santos Leão de; FRANCO, Denize de Azevedo; LOPES, Oscar Guilherme PahlCampos. História das Sociedades. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 2005.
BARRETO FILHO, Benigno & Silva, Cláudio Xavier. Matemática: Aula por aula. São Paulo: FTD,2000.v. único.
BIANCHINI EDWALDO; MIANI, Marcos, Construindo conhecimentos em matemática. São Paulo:Moderna, 2000. (Ensino Fundamental) 4v.
BRANCHER, Ana; AREND, Sílvia Maria Fávero (org). História de Santa Catarina no século XIX.Florianópolis: Ed. Da UFSC, 2001.
CABRAL, Fernando e LAGO, Alexandre. Física 1.São Paulo: Harbra. 2002. V.1.
CABRAL, Fernando e LAGO, Alexandre. Física 2.São Paulo: Harbra. 2002.V.2.
CABRAL, Fernando e LAGO, Alexandre. Física 3.São Paulo: Harbra.2002. V.3.
CARVALHO, Geraldo Camargo de. Química para o Ensino Médio, Volume Único. Ed. Scipione, 2003.
CAMPOS, Flávio de. Oficina de História: História do Brasil. São Paulo: Moderna, 1999.
CAMPOS, Flávio de; MIRANDA, Renam Garcia. A Escrita da História: Ensino Médio, Volume único.
Ed. Escola Educacional: São Paulo, 2005.
CHAUI, Marilena. Filosofia. Série Novo Ensino Médio. São Paulo: Editora Ática, 2000.
CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2000.
COIMBRA, Pedro J; TIBÚRCIO, José Arnaldo M. Geografia: uma análise do espaço geográfico.SãoPaulo: Harbra, 2003.
CORDI, Cassiano. Para Filosofar. Ed. Reform. São Paulo: Scipione, 2007.
COSTA, Cristina. Sociologia. Introdução à Ciência da Sociedade. Moderna, 2005.
COTRIM, Gilberto. História Global – Geral e do Brasil. Volume único. São Paulo: Editora Saraiva,2007.
COVRE, Geraldo José. Química Total. Volume Único. Ed. FDT, 2001.
DANTE, Luiz Roberto. Matemática: Contexto e Aplicações São Paulo: Ática, 2004. v. único.
DIAS, Reinaldo. Introdução à Sociologia. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
FELTRE, Ricardo, Química Vol 1, 2, 3. 6ª edição, Ed. Moderna, 2004
FIGUEIRA, Divalte Garcia. História. Volume único. São Paulo: Ática, 2005.
FONSECA, Martha Reis Marques da. Química Integral: Ensino Médio. Volume Único. Ed. FDT,2004.
GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia: romance da história da filosofia. São Paulo: Cia das Letras, 1995.
GEPEQ - Introdução e Transformações. Química - Ensino Médio. Vol. 1,2,3. Ed. Edusp, 1999.
GIOVANNI, José Ruy & outros. Matemática Fundamental: uma nova abordagem: Ensino
Médio. São Paulo: FTD, 2002. v. único.
GUARESCHI, Pedrinho. Midia, Educação e Cidadania. Vozes, 2005.
HARTWIG, Dácio Rodney. Química, Vol. 1,2,3. Ed. Scipione, 1999.
IEZZI, Gelson. Fundamentos da Matemática Elementar. São Paulo: Atual, 2000.10v.
JORNAIS E REVISTAS.
JUNIOR, C. S.; SEZAR, S. Biología 1, 2 e 3. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
KOSHIBA, Luiz. História do Brasil. Volume único (2º grau). São Paulo: Atual, 2007.
LEZZI, Gelson & outros. Matemática: Ciências e Aplicações. São Paulo: Atual, 2ª ed., 2004. 3v.
LEZZI, Gelson & outros Matemática: Ciências e Aplicações. São Paulo: Atual, 2ª ed. 2004. v. único.
LINHARES, S. GEWANDSZNAJDER, F. Biologia Hoje 1, 2 e 3. São Paulo: Ática, 2003.
LOPES, S. Bio 1, 2 e 3. São Paulo: Saraiva, 2006.
MAGNÓLIO, Demétrio. Geografia – A construção do Mundo: Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Editora Moderna, 2005. MOREIRA, Igor
A.C. O espaço geográfico: Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2002.
PAIVA, Manoel. Matemática. São Paulo: Moderna, 2004. 3v.
PAULINO, W. R. Biologia Atual 1, 2 e 3. São Paulo: Ática, 2001.
SMOLE, Kátia Stocco & Diniz, Maria Ignez. Matemática: Ensino Médio. São Paulo: Saraiva, 2003. 3v.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Química & Sociedade. Volume Único. Ed. Nova Geração, 2005.
SARDELLA, Antônio. Química Série Novo Ensino Médio, Volume Único, Ed. Ática, 2001.
SANTOS, Milton. O país distorcido: o Brasil, a globalização e a cidadania. São Paulo:
Publifolha, 2002.
SENE, Eustáquio de; MOREIRA, João Carlos. Geografia para o ensino médio: Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2002.
SCHMIDT, Mário Furley. Nova História Crítica. Ensino Médio, Volume único. São Paulo: Nova Geração, 2005.
TOMAZI, Nelson Dacio. Iniciação a Sociologia. São Paulo: Atual, 2000.
USBERCO, João. Química, Volume Único, 5ª ed. Reformulado. Ed. Saraiva, 2002.
USBERCO, João. Química Essencial. Volume Único, 2ª ed. Ed. Saraiva, 2005.
VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Civilização Brasileira, São Paulo: Ética – 13ª Edição, 1992.
VESENTINI, José W. Sociedade e espaço: Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2007.
Fonte: http://ingresso.ifsc.edu.br/2009-2/manual/manualCandidatoVestibularLic2009-2.pdf

1ª Semana do Meio Ambiente da TV Escola




TV Escola terá semana dedicada à preservação
Sexta-feira, 24 de abril de 2009 - 12:01
A TV Escola levará ao ar, no início de junho, a Primeira Semana de Preservação do Meio Ambiente. A programação prevê a exibição de vídeos que relatarão experiências em salas de aula. A Semana de Preservação tem como metas levantar a discussão do tema nas escolas e promover a reflexão sobre o que é possível fazer pelo planeta. Pretende, ainda, incentivar atividades relacionadas à melhoria do meio ambiente.
A escolha dos vídeos será feita com base em critérios técnicos e de conteúdo. “A TV Escola aposta no incentivo à autoria do vídeo como forma de mobilização escolar e de estreitamento entre o canal e seu público”, destacou o produtor da série, Érico Monnerat.
As instituições de ensino têm prazo até 8 de maio para enviar à TV Escola vídeos de no máximo dois minutos. Os créditos constarão de ficha à parte, não da apresentação. O material deve ser remetido para Primeira Semana do Meio Ambiente da TV Escola — Rua Relação, 18, 4º andar, Lapa. CEP 20231-110, Rio de Janeiro, RJ.
A TV Escola pode ser assistida no portal do MEC, captada por antena parabólica digital ou analógica, em todo o país, e sintonizada nas operadoras de tevê por assinatura DirecTV (canal 237) e Sky (canal 27). Assessoria de Imprensa da Seed -->
Fonte:
Site: