Visitantes
segunda-feira, 25 de agosto de 2008
Como deveriam ser os anúncios...
Para discontrair um pouquinho...
Uma imagem vale mais que mil palavras,
Uma propaganda ou uma marca específica também tem muita mensagem e informação agregada,
Que tal aproveitar essas idéias e pedir pros alunos construírem panfletos informativos sobre determinado assunto (água, vida, meio ambiente, árvore...), aproveitando 'slogan' ou frases de alguma marca!!
domingo, 24 de agosto de 2008
Europa: exercício de fechamento de conteúdos
Série: 8ª série
Atividade: Responder as frases abaixo e preencher a palavra-cruzada abaixo.
- Os quadrados cinzas são espaços em branco.
- Quando tem uma divisão tripla na tabela é que a pavra encerrou por ali.
- Cada número da frase corresponde ao número da Cruzadinha.
- Na correção a medida que surgirem os assuntos relacionar com temas atuais e relacionar também entre eles.
- O objetivo desta atividades é fazer um fechamento deste conteúdo sobre a Europa.
Livro para consultar para realizar o exercício:
MOREIRA, Igor. Construindo o espaço. Editora Ática. 8ª série, p.84-126.
2. Região da Europa, formado por países conhecidos pela suas transições do socialismo para o capitalismo, também conhecida como Europa do Leste.
3. Os países Estônia, Letônia e Lituânia são chamados de países ____________.
4. País que possui a mais alta renda per capita e os melhores indicadores da Europa Central, segundo os dados do Banco Mundial (2001).
5. Em 1918, depois de muitos séculos de dominação estrangeira, dois povos de origem eslava (tchecos e eslovacos) proclamaram a República da ____________________. Federação na qual em 1993 desmembraram o território e formaram: República Tcheca e Eslováquia.
6. Nome como ficou conhecido o conjunto de mudanças econômicas e sociais que visavam um socialismo mais humano na República da Tchecoslováquia em 1968.
7. País que possuía os indicadores sociais econômicos mais baixos que a República Tcheca, fato que propiciou a separação pacífica dos dois países.
8. País mais populoso e o segundo mais povoado da Europa Central.
9. Acontecimento fundamental em 1989 para a transição dos países do leste europeu socialistas para o capitalismo
10. Nome da união econômica, conforme aos atuais rumos da globalização, tende a eliminar quaisquer barreira à livre circulação do capital.
11. Aliança, na Hungria nos anos 1990, que venceu as primeiras eleições livres no país após quatro décadas de influência soviética.
12. País tradicionalmente agrícola e tornou-se industrializado após adoção do sistema de economia planificada. Atualmente tem procurado investir no Turismo, e cuja capital é Budapeste.
13. País que apresenta os piores indicadores socioeconômicos da Europa Central, e também o que recebe menos investimentos estrangeiros da região central da Europa.
14. Região de passagem entre o Ocidente e o Oriente, abrange países capitalistas como Grécia e Turquia, outros que passaram por experiência socialista, como Iugoslávia, Croácia, Eslovênia, Macedônia, Bósnia-Herzegovina, Bulgária e Albânia.
15. País que era a mais próspera das seis repúblicas iugoslavas antes da independência, apesar de que praticamente não possuir recursos minerais, na qual são importados. Atualmente é o país que mais se destaca economicamente na Península Balcânica, possuindo a maior renda per capita.
16. País que depois da Primeira Guerra Mundial constituiu-se um Estado Federal, uma Federação, composta por: Sérvia, Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegovina, Macedônia e Montenegro. Essa profunda diversidade étnica foi a raiz da fragmentação do país em várias repúblicas.
17. Área agrícola mais importante na República Federativa da Iugoslávia, cujos principais produtos são: trigo, milho, beterraba, batata, semente de girassol e frutas.
18. Nome da operação, realizada na República Bósnia-Herzegovina, devido a oposição de bósnios sérvios a bósnios mulçumanos, que representou um dos conflitos mais sangrentos ocorridos no continente europeu desde a Segunda Guerra Mundial.
19. Nome da moeda única européia que entrou em circulação em 2002, cuja adoção foi um passo fundamental para a unificação política e econômica do continente.
20. Das seis repúblicas que formavam a Iugoslávia, essa era a menos desenvolvida. E onde ainda hoje pode-se encontrar uma prática ancestral de bater o trigo para soltar os grãos das espigas e separar da palha.
21. País que com a implantação do socialismo, após a Segunda Guerra Mundial, teve todas as suas indústrias nacionalizadas e gerenciadas conforme os planos econômicos qüinqüenais.
22. País que mais resistiu às transformações que ocorreram no Leste europeu, como a adoção de mecanismos da economia de mercado e de práticas políticas da democracia.
23. Processo que recomeçou na Albânia, na qual a Itália conclamou a União Européia e os Estados Unidos ajuda financeira a fim de evitar o êxodo de albaneses.
24. Prática essencial na Europa Meridional em função do clima com características de semi-ardidez dessa região.
25. Península formada por dois países: Portugal e Espanha.
26. País cujo território é composto por península, cujo formato é aproximado de uma bota, além de algumas ilhas, dos quais destacam-se Sicília e Sardenha, e das repúblicas de San Martinho e Vaticano.
27. O grupo de países mais ricos: Itália, Reino Unido, França e Alemanha, formam uma organização territorial com distinção entre o norte, rico e desenvolvido, e o sul, conhecido como ____________, voltado a agricultura e pecuária.
28. Economia ___________ ou subterrânea, é um aspecto econômico baseado no trabalho individual, familiar ou de pequenos grupos que não possuem registro em carteira, não pagam impostos.
29. País, entre todos os tradicionalmente capitalista, menos desenvolvido de todo o continente europeu, cuja capital é Atenas.
quarta-feira, 20 de agosto de 2008
DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
O Dia da Consciência Negra é um dia celebrado no Brasil, dedicado a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O dia é celebrado desde a década de 1970, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da princesa Isabel, ou seja, ser uma celebração da atitude de uma branca.
Fonte:
http://pandora.fagoc.br/cgi-bin/fagocnews.cgi?nid=731&acao=shownews
Links:
http://meandros.wordpress.com/2007/05/
http://quilombomoderno.blogspot.com/2007/11/dia-da-conscincia-negra.html
Filmes nas aulas de Geografia
Rui Ribeiro de Campos
quarta-feira, 13 de agosto de 2008
Símbolo Olímpico = Cinco Continentes?
Segundo Coubertin “O emblema escolhido para ilustrar e representar o congresso mundial de 1914 são 5 anéis interligados em cores diferentes -- azul, amarelo, preto, verde, vermelho -- colocados sobre a cor branca do papel. Esses cinco anéis representam as cinco partes do mundo que agora estão engajadas nas olimpíadas e prontas para aceitar uma competição saudável".
Pierre de Coubertin
Inspiração para os Anéis e Significados:
- Coubertin quando ele era responsável pela USFSA (Union des sociétés françaises de sports athlétiques), uma associação fundada pela união de duas associações esportivas francesas que até 1925 era responsável por representar a Comitê Olímpico na França, cujo emblema era composto por dois anéis interlaçados.
- A estréia do símbolo foi em 1920, nos Jogos Olímpicos da Antuérpia.
- A popularidade dos anéis olímpicos e disseminação do seu uso ocorreu posteriormente aos Jogos Olímpicos de 1936 em Berlim.
- A visão atual do Comitê Olímpico Internacional é de que o emblema dos anéis olímpicos reforça a idéia de que o Movimento Olímpico é internacional e acolhe todos os países do mundo para se juntarem.
- A idéia é que os atletas busquem superar os próprios limites, assim, a cada evento serem alcançados novos recordes.
- Porém, nenhum continente é representado por um anel específico. Apesar de Comenta-se que essas cores foram escolhidas pois, pelo menos, uma delas é encontrada na bandeira oficial de cada país. No entanto, isso jamais foi confirmado como sendo verdadeira intenção do seu desenhista.
- Embora existam explicações sobre as cores dos anéis, a única conexão entre eles e os continentes é que o número cinco refere-se ao número de continentes. Nesse cenário, as Américas são vistas como um único continente e a Antártica é omitida.
- O símbolo também é a marca do próprio Comitê Olímpico Internacional.
http://www.copacabanarunners.net/aneis-olimpicos.html
http://olimpadaspequim2008.blogspot.com/2008/03/o-que-significa-os-cinco-aros-olimpicos.html
http://www.olimpiadas.etc.br/simbolos-bandeira-olimpica.html
terça-feira, 12 de agosto de 2008
Estados Unidos da América: A América pertence aos EUA?
- Americanos?
- Norte-Americanos?
- Estadunidenses?
- Americanos: Os EUA se intitulam a América e seu povo os americanos, porém isto não está correto, pois a América é um continente e não um país, e americanos são todos os habitantes deste continente.
- Norte-Americanos: Norte-americanos também não é o termo correto, pois ainda assim estaríamos incluindo os mexicanos e canadenses, cujos países se localizam na América do Norte.
- Estadunidenses: O nome correto quando nos referimos à pessoas dos Estados Unidos da América é ESTADUNIDENSE. A definição dos cidadãos USA como estadunidenses constitui a única nominação pátria correta, lingüística e sociologicamente. A categoria "estadunidense" não constitui tentativa esquerdista de riscar do mundo da linguagem e dos vivos a população daquela grande nação, como já assinalado. Trata-se apenas de pequena tomada de consciência e restauração da legalidade lingüística e simbólica dos direitos políticos e materiais dos povos oprimidos da América.
Formada por duas grandes massas de terra, unidas por uma faixa estreita, divide-se em três partes: do Norte, Central (englobando as nações do mar do Caribe) e do Sul. O continente reúne países marcados por grande diferenças econômicas. Estados Unidos (EUA) e Canadá possuem PIB entre os mais altos do mundo, enquanto a maior parte dos 35 países do continente permanece com imensas dificuldades.
Também é conhecida pelo plural Américas e pela expressão Novo Mundo (em oposição à Europa, considerada o Velho Mundo). Alguns não consideram a América como um continente único, preferindo defini-la como um conjunto de terras composto pelos continentes da América do Norte (que inclui a chamada América Central e o Caribe) e da América do Sul. De qualquer forma, a América compõe-se, de fato, de duas massas de dimensões continentais - as Américas do Norte e do Sul -, ligadas por um istmo (o istmo do Panamá) que é cortado por um canal (o canal do Panamá).
Ivete Sangalo
Composição: Gilberto Gil/Capinan
Soy loco por ti, América,
yo voy traer una mujer playera
Que su nombre sea Marti,
que su nombre sea Marti
Soy loco por ti amores tenga como colores la espuma blanca de Latinoamérica
Y el cielo como bandera,
y el cielo como bandera
Soy loco por ti, América, (Bis)
soy loco por ti amores
Sorriso de quase nuvem,
os rios, canções, o medo
O corpo cheio de estrelas,
o corpo cheio de estrelas
Como se chama a amante desse país sem nome, esse tango, esse rancho,
Esse povo, dizei-me,
arde o fogo de conhecê-la,
o fogo de conhecê-la
Soy loco por ti, América,
soy loco por ti amores
Loco por ti america
Loco por ti amores
El nombre del hombre muerto ya no se puede decirlo, quién sabe?
Antes que o dia arrebente,
antes que o dia arrebente
El nombre del hombre muerto antes que a definitiva noite se espalhe em Latinoamérica
El nombre del hombre es Pueblo,
el nombre del hombre es Pueblo
Soy loco por ti, América,
loco por ti amores
soy loco por ti, América
loco por ti amoreas
Espero a manhã que cante,
el nombre del hombre muerto
Não sejam palavras tristes,
soy loco por ti amores
Um poema ainda existe com palmeiras,
com trincheiras, canções de guerra
Quem sabe canções do mar, ai,
hasta te comover, ai, hasta te comover
Soy loco por ti, América,
loco por ti amores
soy loco por ti, América
loco por ti amores
Estou aqui de passagem,
sei que adiante um dia vou morrer
De susto, de bala ou vício,
de susto, de bala ou vício
Num precipício de luzes entre saudades,
soluços, eu vou morrer de bruços
Nos braços, nos olhos,
nos braços de uma mulher,
nos braços de uma mulher
Mais apaixonado ainda dentro dos braços da camponesa, guerrilheira
Manequim, ai de mim, nos braços de quem me queira, nos braços de quem me queira
Soy loco por ti, América,
soy loco por ti amores
O OLHAR DO CORAÇÃO NOS REFELA UM MUNDO
QUE NÃO OBEDECE ÀS LEIS DOS HOMENS.
MAS À LEI DA VIDA
O OLHAR DO CORAÇÃO NOS MOSTRA QUE A TERRA
E SUAS FLORESTAS NÃO TÊM BANDEIRA, QUE OS RIOS
ATRAVESSAM OS PAÍSES SEM PERCEBER FRONTEIRAS
E QUE O AR É LIVRE PORQUE É DE TODOS.
DE REPENTE, UM NOVO MUNDO SURGE DIANTE
DE NOSSOS OLHOS, NÃO VEMOS MAIS TERRITÓRIOS, MAS
CULTURAS, NÃO VEMOS MAIS CONFLITOS DE
FRONTEIRAS, MAS GENTE DIFERENTE COM AS MESMAS
NECESSIDADES E SONHOS, COM AS MESMAS BUSCAS
DE HARMONIA E FELICIDADE
COM ESSE NOVO OLHAR, COMEÇAMOS A VER
O MUNDO AO NOSSO REDOR E A EXPLORAR TUDO
O QUE NOS UNE: A TERRA, AS FLORESTAS, OS RIOS,
AS MONTANHAS, O SOLO E O AR.
ESSE NOVO OLHAR NOS REVELOU A AMÉRICA LATINA,
TERRA QUE NOS ABRIGA, FOI VIAJANDO POR
ELA QUE EXPERIMENTAMOS A BELEZA, O PRAZER
E A RIQUEZA DE SE COLOCAR A CAMINHOS
LEVADOS PELO OLHAR DO CORAÇÃO
ENCONTRAMOS A RIQUEZA DE SUA DIVERSIDADE
UM CONVITE À TROCA E AO ENRIQUECIMENTO MÚTUO
(texto da propaganda da Natura)
http://vocesabendomais.blogspot.com/2008_04_01_archive.html
domingo, 10 de agosto de 2008
Ásia
Conteúdo: Ásia, Regiões da Ásia, Países Asiáticos
Série: 8ª série
Atividade: Localizar e Identificar informações no mapa.
Links:
Cadê os Estados Unidos?
Série: 7ª série
Atividade: Identificar e localizar informações em mapas mudo dos Estados Unidos.
http://histgeo.ac-aix-marseille.fr/carto/usa/usa8.htm