Visitantes

quarta-feira, 8 de abril de 2009

OFICINA MINHA CIDADE



OFICINA MINHA CIDADE
Oficina realizada nas turmas da EJA matutinas - Centro I - Fpolis/SC, nas primeiras semanas do ano letivo de 2009.


Etapas da Oficina:



  • Registro através de um desenho da cidade onde os alunos vivem, alguns alunos optaram por descrever, assim como outros preferiram representar a sua cidade natal e não a atual onde vivem. Tudo foi aceito e válido.
  • Socialização dos desenhos, pois sendo na maioria representações do mesmo município, houve várias conotações diferentes.
  • Observação de outras representações de Florianópolis: Revista "Eu Vivo Floripa!"Eu Vivo Floripa, de Paulinho Ferrarini, editora Letra ; o livro "Florianópolis: A cidade vista por seus personagens", editora Pentagrama; folders e mapas turísticos da cidade.



Objetivo da Oficina:


  • Registrar a percepção dos alunos em ralação ao lugar onde moram.
  • Discutir sobre os diferentes pontos de vistas sobre a mesma cidade, assim como relacionar com o que é passado pela televisão, jornal sobre estes lugares.
  • Analisar as referências espaciais dos alunos.
  • Introdução às formas de representações da cidade.
  • Despertar nos alunos seus olhares para os lugares onde vivem; principalmente em relação as pesquisas que estão realizando, de que maneira o assunto pesquisado está presente, influi ou relaciona-se com sua cidade.


Algumas Considerações:

  • Em praticamente em todos os desenhos os Morros de Fpolis estão presentes, tendo em vista a localização de moradia de nossos alunos. No entando nos mapas e folders, os morros parecem não terem moradores, pois são áreas verdes, sem nenhuma representação das vielas, casas e comércios.
  • Na revista e no livro há apenas pessoas e lugares bonitos, refletimos: Será que é só isso que tem nossa cidade?, Porque não mostraram outras coisas?, Qual o objetivo desses materias?
  • Outro ponto importante foi perceber como foi difícil para os alunos representarem toda a cidade, muitos não conseguiam se posicionar numa visão vertical como observadores. A maioria representou trajeto casa-escola ou a rua em que vivem.