Visitantes
domingo, 24 de julho de 2011
CURSOS OFERECIDOS PELA ESCOLA DE TURISMO E HOTELARIA CANTO DA ILHA - CUT
ATENÇÃO:
INFORMATIVO:
ESCOLA DE TURISMO E HOTELARIA CANTO DA ILHA - CUT
Sítio: http://www.escoladostrabalhadores.org.br/
Estão abertas as inscrições para os cursos de:
Informática e Comunicação (200 horas)
3 vezes por semana - Períodos: noite (das 19h às 21h50)
Comunicação e Cultura: Língua Espanhola (200 horas)
3 vezes por semana - Períodos: manhã (das 8h30 às 11h45) e noite (das 19h às 21h50)
Gastronomia e Identidade Cultural (200 horas)
3 vezes por semana - Períodos: manhã (das 8h30 às 11h45) e noite (das 19h às 21h50)
INFORMAÇÕES GERAIS
* Como se candidatar à vaga?
Preencher a ficha de pré-inscrição (anexo) e entregar na Sede da Escola até o dia 31/07/2011 para candidatar-se a uma vaga. Início dos cursos: 08/08/2011
* Quem pode se inscrever?
Trabalhadores Jovens e Adultos, acima dos 18 anos.
* Requisito Mínimo: Saber Ler e Escrever
Outras informações pelo telefone: 48-3284-8820
domingo, 10 de julho de 2011
Gincana: Equipe Gryffindor
Não basta ser regente, tem que participar!
Aqui mostro um pouquinho da equipe Gryffindor (Grifinória) que nesta semana participará da Gingar (gincana do colégio Gardner)!
A sinopse abaixo tenta explicar o que essa equipe vem representando: o continente europeu, os valores de Grifinória (equipe do Harry Potter), na apresentação cultural vem com o hino do Reino Unido e o rock in roll de Beatles (twist in show)!! Depois posto as fotos e os comentários dessa agitada semana!
Uniforme da equipe Gryffindor
Europa apresenta: Gryffindor e a Beatlemania
Tudo começou com a inspiração da escola Hogwarts e suas fantásticas aventuras da saga de Harry Potter, para representar a cultura e belezas do continente europeu.
Dentro desse enredo, pelos valores que se identificam e representam o 9º matutino: bravura, coragem e lealdade, formou-se a equipe Gryffindor (no português Grifinória). Essa história acontece boa parte em Londres, cidade britânica, capital da Inglaterra e do Reino Unido.
A Europa que em diversos contextos sempre é muito bem representada por tudo que a compõe: belezas naturais, importância histórica, influências culturais e artísticas. Um continente presente na origem do Rock, terra dos Bealtess, também uma grande influência em todo o planeta, pelas músicas, personagens e melodias marcantes.
Agora vamos todos juntos nos divertir e se mexer! Gire, gire neste momento!
Deus Salve a Rainha!
Todos Saúdam Harry Potter e Beatles!
Dentro desse mundo mágico de Gryffindor!
domingo, 3 de julho de 2011
Lista de Exercícios - Categorias Geográficas
Série: Ensino Fundamenta II
01. Qual o objeto de estudo da Geografia?
(A). Interpretação de Mapas.
(B). Descrição dos Lugares.
(C). Observação da Paisagem.
(D). Estudo do Espaço Geográfico.
(E). Saber todos os nomes de países e capitais.
02. Assinale a opção CORRETA em relação ao conceito de Paisagem.
(A). Paisagem representa o que ouvimos de um determinado lugar.
(B). Paisagem é uma fotografia de um lugar só com características naturais.
(C). Paisagem é o que vemos e observamos de um lugar.
(D). Paisagem geográfica é apenas um quadro bonito de um lugar.
(E). Paisagem representa apenas os aspectos sociais e humanizados de um determinado lugar.
03. Onde surgiu o conhecimento Geográfico?
(A). No mundo Árabe.
(B). Na América.
(C). No Brasil.
(D). Na Grécia Antiga.
(E). Nos Estados Unidos.
04. Leia o fragmento da música, e assinale a opção VERDADEIRA referente à categoria geográfica utilizada:
SAMBA DO AVIÃO
Composição: Antônio Carlos Jobim
Eparrê
Aroeira beira de mar
[...]
Vejo o Rio de Janeiro
Estou morrendo de saudades
Rio, seu mar
Praia sem fim
[...]
Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo balançar
[...]
Aperte o cinto, vamos chegar
Água brilhando, olha a pista chegando
E vamos nós
Pousar...
(A). CARTOGRAFIA, o trecho da música citada mostra aspectos visuais do espaço geográfico que podemos representar em mapas.
(B). ESPAÇO GEOGRAFICO, pois a composição mostra aspectos do Universo que vivemos, ou seja, nosso Espaço Sideral.
(C). PAISAGEM, a partir da dimensão do perceptível, que é delimitado pela visão, o compositor descreve o seu lugar.
(D). REGIÃO, os recortes espaciais abordados na canção trazem implícitos a idéia de particularidade e agrupa elementos semelhantes entre si.
(E). TERRITÓRIO, pois na composição, o autor aborda as territorialidades disputadas por grupos sociais diferentes.
05. A partir do conceito de REGIÃO, assinale a opção CORRETA:
(A). O Conceito de Região na Geografia refere-se à porção do espaço que agrupa elementos diferentes.
(B). Por regionalização pode-se entender a divisão de um grande espaço em regiões, sem nenhum critério anteriormente estabelecido.
(C). Para estudar todos os países do mundo não precisamos regionalizar as informações, podemos estudar todos os dados geográficos juntos.
(D). O conceito de região é menor que a escala local, e maior que a escala nacional.
(E). Cada região se diferencia das outras por apresentar particularidades próprias, ou seja, semelhança entre seus elementos.
06. Leia o fragmento da música, e assinale a opção VERDADEIRA referente à categoria geográfica utilizada:
SAMBA DO AVIÃO
Composição: Antônio Carlos Jobim
Eparrê
Aroeira beira de mar
[...]
Vejo o Rio de Janeiro
Estou morrendo de saudades
Rio, seu mar
Praia sem fim
[...]
Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo balançar
[...]
Aperte o cinto, vamos chegar
Água brilhando, olha a pista chegando
E vamos nós
Pousar...
(A). CARTOGRAFIA, o trecho da música citada mostra aspectos visuais do espaço geográfico que podemos representar em mapas.
(B). ESPAÇO GEOGRAFICO, pois a composição mostra aspectos do Universo que vivemos, ou seja, nosso Espaço Sideral.
(C). REGIÃO, os recortes espaciais abordados na canção trazem implícitos a idéia de particularidade e agrupa elementos semelhantes entre si.
(D). LUGAR, pois remete a idéia de espaço vivido e conhecido, pode-se dizer que é com este sentido afetivo que o autor se refere à sua terra.
(E). TERRITÓRIO, pois na composição, o autor aborda as territorialidades disputadas por grupos sociais diferentes.
7. Assinale a opção INCORRETA em relação às características da Paisagem:
a) As paisagens representam apenas elementos naturais de um determinado lugar.
b) A Paisagem é tudo o que os nossos olhos vêem de um determinado local.
c) As paisagens mudam.
d) As paisagens podem ser bonitas ou feias.
8. A paisagem em que predominam os aspectos originais da natureza como a vegetação, o relevo e a hidrografia é chamada de paisagem natural. Assinale a alternativa abaixo que contenha apenas paisagens naturais.
a) Rodovia, edifícios e represa
b) Geleira, floresta e conjunto de montanhas
c) Hidrelétrica, cidade e lago
d) Cachoeira, lago e loteamento
9. O espaço geográfico é composto por “formas visíveis” e “formas invisíveis”. Assinale a alternativa abaixo que contenha apenas “formas invisíveis” do espaço geográfico.
a) Rodovias e legislação
b) Hidrelétricas e praias
c) Fluxo de comunicação e fluxo de informação
d) Fábricas e fluxo de informação
10. Assinale a opção INCORRETA em relação as características do Espaço Geográfico:
a) Espaço geográfico é que predominam os aspectos originais da natureza.
b) Lugar é a parte do espaço geográfico onde vivemos e interagimos com a paisagem.
c) O espaço geográfico é a natureza transformada pelos seres humanos, por meio de seu trabalho ao longo da história.
d) Para entendermos o espaço geográfico faz-se necessário compreender a sociedade que o criou e continua a transformá-lo ao longo do tempo.
11. Leia o trecho da música Paisagem da janela, de Beto Guedes, e responda ao que se pede:
Da janela lateral do quarto de dormir
Vejo uma igreja um sinal de glória
Vejo um muro branco e no voo um pássaro
Vejo uma grade e um velho sinal.
Mensageiro natural, de coisas naturais
Quando eu falava dessas cores mórbidas
Quando eu falava desses homens sórdidos
Quando eu falava deste temporal...
De acordo com o trecho da música, assinale a alternativa que contém apenas elementos culturais.
a) “...no voo um pássaro...”
b) “...Vejo uma igreja um sinal de glória...”
c) “...de coisas naturais...”
d) “...Quando eu falava dessas cores mórbidas...”