Afinal de contas reconhecimento sempre é bom!
Obrigada!
- Clique no link abaixo -->VOTAR<--
- Vai aparecer a tela representada abaixo,
- Então clique em 'votar' novamente!
--> [VOTAR] <--
"Entender a sociedade é difícil. Tanto quento entender o planeta. Imagine o tanto da capacidade de um profissional que além de entendê-los, compreende como ninguem a relação entre eles"
A ponte Hercílio Luz está localizada no estado brasileiro de Santa Catarina, foi construída para ligar o continente à ilha de Santa Catarina (ligando a parte continental da capital, Florianópolis, à parte insular). A ponte Hercílio Luz é uma das maiores pontes pênseis do mundo e a maior do Brasil. Teve sua construção iniciada em 14 de novembro de 1922 e foi inaugurada a 13 de maio de 1926. O comprimento total é de 819,471 metros, com 259 metros de viaduto insular, 339,471 metros de vão central e 221 metros de viaduto continental. A estrutura de aço tem o peso aproximado de cinco mil toneladas, e os alicerces e pilares consumiram 14.250m³ de concreto. As duas torres medem 75 metros, a partir do nível do mar, e o vão central tem altura de 43 metros.
[Fonte]
TEORIAS DEMOGRÁFICAS
TEORIA DE MALTHUS
Thomas Robert Malthus (1766/1834) religioso, inglês, economista, escreveu várias obras sobre população.
CARACTERÍSTICAS: Analisou sua época e percebeu que o crescimento populacional (PG) aumentava em relação a produção de alimentos (PA).
ALERTA: CRESCIMENTO DESORDENADO à FOME.
SOLUÇÃO: Controle Natural: guerras, doenças, epidemias e miséria. Sujeição moral de retardar o casamento; castidade antes do casamento; ter somente o número de filhos que se pudesse sustentar (tivessem terras).
ERRO: Não levou em conta os avanços tecnológicos aumentaram a produção de alimentos, aumento na área de plantio.
TEORIA NEOMALTHUSIANA (ALARMISTA)
CONTEXTO: década de 1950/60; Explosão demográfica; surto populacional no Terceiro Mundo fruto do progresso tecnológico e medidas sanitárias; Keynesianismo (Intervenção do Estado, Política de bem estar social)
CARACTERÍSTICAS: Seguidores de Malthus. Explica o atraso econômico dos países subdesenvolvidos.
População numerosa seria um atraso ao desenvolvimento, levaria ao esgotamento dos recursos naturais, desemprego (caos social).
Crescimento Vegetativo elevado à pobreza, miséria, catástrofes (superpovoamento do mundo) humanas e naturais (alarmistas)
Altas taxas de natalidade à Subdesenvolvimento.
SOLUÇÃO: Planejamento Familiar; Controle de Natalidade, propagandas (pílula, aborto, vasectomia, laqueadura); Medidas drásticas, rígidas (China)
ERRO: Tira a responsabilidade dos países do Norte (exploração) pelo atraso e miséria dos países do Sul. Transfere para a população marginalizada.
TEORIA MARXISTA OU REFORMISTA
CONTEXTO: atual; Geografia Crítica; Idéias de Karl Marx
CARACTERÍSTICAS: Antimalthusiana ; mais realista; ganho social.
Causas da miséria: histórica (processo de colonização por exploração) e econômicas (dependência financeira e tecnológica); capitalismo.
População numerosa seria um atraso ao desenvolvimento, levaria ao esgotamento dos recursos naturais, desemprego (caos social).
Pobreza à alto crescimento vegetativo (explosão demográfica)
Miséria causa alto crescimento populacional.
SOLUÇÃO: Países pobres superarem-se da relação de dependência dos países desenvolvidos; amplas Reformas socioeconômicas que permitiriam melhores condições de vida as suas populações; Melhorias no sistema educacional; qualidade de vida.
Elevação da economia levaria a uma redução da população.
TEORIA ECOMALTHUSIANA
A teoria afirmava que o crescimento demográfico acelerado e desordenado pressiona a retirada de recursos naturais de áreas que possuem grande biodiversidade no planeta. Controlar o crescimento populacional é uma das formas de preservar a natureza. A teoria prioriza a relação pelo enfoque dos recursos naturais, ou seja, se a população mundial continuar com seu crescimento vegetativo atual, os recursos naturais não suportarão e se esgotarão, inviabilizando a vida neste planeta. E ela vai contra o crescimento demográfico e também vai contra o crescimento populacional.
Reflexão: Teorias Demográficas
Todas as teorias possuem uma verdade e um valor para sua época.
Formas simplistas de analisar o crescimento populacional.
Fome é resultado da má distribuição de alimentos e não carência.
Mesmo em países subdesenvolvidos verificamos redução da taxa de natalidade devido a horizontalização industrial, melhorias na saúde e urbanização.
Atualmente o Teoria Marxista nos parece mais justa e necessária (Brasil).
Percebemos que não é possível generalizar os diferentes contrastes dos países do mundo (levando em consideração o nível econômico, social, cultural, histórico, assim como características naturais e religiosas).
Cada governante deve assumir a realidade de seu país, planejar o crescimento da população e respeitar a liberdade individual.
A palavra Natureza vem do latim natura significando nascimento. Em inglês, o primeiro registro de uso, no sentido de plenitude ou totalidade dos fenômenos do mundo, foi muito tardio e é datado de 1662; entretanto natura e a personificação da Mãe Natureza, foi extremamente popular na Idade Média e pode ter as raízes traçadas a partir da Grécia Antiga. Os filósofos pré-socráticos inventaram a natureza quando abstraíram a totalidade fenomênica do mundo em um único nome e trataram como um único objeto: physis.
Mãe Natureza é uma representação da Natureza que trata da fertilidade, dos ciclos e do cultivo simbolizados na mãe. Imagens de uma mulher representativa da mãe terra, da mãe natureza, são atemporais. Na pré-história, as deusas eram adoradas pela associação com a fertilidade, fecundidade e generosidade. Sacerdotisas dominavam determinados aspectos do Império Inca, Assíria, Babilônia, Roma, Grécia, Índia e religiões anteriores às religiões patriarcais.
[FONTE]