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domingo, 29 de maio de 2011

Vote em Geoprofessora!

Olá pessoal que acompanha e visita o blog, venho através deste solicitar que votem no no concurso do blogs do Topblog no blog da Geoprofessora!
Afinal de contas reconhecimento sempre é bom!

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Parabéns Geógrafos!


Dia 29 de maio:
Dia do Geógrafo!



Adorei a postagem da minha colega Elizabeth do blog 'Você sabendo Mais'!
Por isso estou 'reepostando':

"Entender a sociedade é difícil. Tanto quento entender o planeta. Imagine o tanto da capacidade de um profissional que além de entendê-los, compreende como ninguem a relação entre eles"




Fonte: http://vocesabendomais.blogspot.com/2011/05/parabens-para-todos-os-geografos.html

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Encontro Nacional dos alunos do COC


Neste dia 24/05/11 aconteceu no Hopi Hari em SP, o encontro nacional dos alunos do sistema de ensino COC. Depois de 12 horas de viagem os alunos do Colégio Gardner e outros colégios de Florianópolis/SC chegaram ao parque. Apesar da viagem cansativa foi um dia muito divertido, brinquedos emocionantes, alunos de todos os lugares do Brasil (cerca de 10 mill, comentaram) e é claro muitas filas!! Abaixo alunos e professores do Colégio Gardner (Kobrasol/SC).






sexta-feira, 13 de maio de 2011

Aniversário da Ponte Hercílio Luz! O que comemorar?


Hoje 13 de maio de 2011 a Ponte Hercílio Luz comemora 85 anos!
Além da Grande Florianópolis e Santa Catarina em festa, o Brasil celebra o aniversário de um dos únicos símbolos arquitetônicos e culturais desse tipo ainda preservado!


Mas o que comemorar?
[reflexão]
  • Um dos únicos (se não o último) modelo desse tipo de ponte do Brasil e do mundo.
  • Desde 1982 está interditada.
  • Reformas, projetos e promessas 'comem' dinheiro da população.
  • Possibilidade de melhorar a mobilidade de transporte na região, principalmente para passagem de pedestre, ciclovia ou via de metrô de superfície.
  • Símbolo do estado Santa Catarina.
  • Ponto Turístico reconhecido mundialmente.
  • Identidade dos catarinenses e moradores da região da Grande Florianópolis, que se reconhecem e se identificam nessa obra arquitetônica.
  • Grande valor cultural, histórico e arquitetônico.
  • Reportagem recentes na mídia parecem 'preparar' a população para a possível perda desse patrimônio.


Dados históricos:

A ponte Hercílio Luz está localizada no estado brasileiro de Santa Catarina, foi construída para ligar o continente à ilha de Santa Catarina (ligando a parte continental da capital, Florianópolis, à parte insular). A ponte Hercílio Luz é uma das maiores pontes pênseis do mundo e a maior do Brasil. Teve sua construção iniciada em 14 de novembro de 1922 e foi inaugurada a 13 de maio de 1926. O comprimento total é de 819,471 metros, com 259 metros de viaduto insular, 339,471 metros de vão central e 221 metros de viaduto continental. A estrutura de aço tem o peso aproximado de cinco mil toneladas, e os alicerces e pilares consumiram 14.250m³ de concreto. As duas torres medem 75 metros, a partir do nível do mar, e o vão central tem altura de 43 metros.

[Fonte]


Reportagem sobre suas condições atuais:




Sítios:

Vídeo no Youtube:
http://youtu.be/ctkpsWhUiIY

Ponte Hercílio Luz - Wikipédia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_Herc%C3%ADlio_Luz

Reportagem no Jornal Nacional [05/04/2011]:

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/04/ponte-hercilio-luz-em-florianopolis-corre-risco-de-desabar.html

domingo, 8 de maio de 2011

Teorias de crescimento populacional!

Conteúdo: Demografia, Teorias Demográficas, Teorias de Crescimento Populacional.
Série: 3ºano do ensino médio
Atividade: Comparar as teorias, compreender as características cada uma em sua época, analisar qual a melhor para o nosso país atualmente.
Sítio: http://geoprofessora.blogspot.com/search/label/Teorias%20de%20Crescimento%20Populacional

TEORIAS DEMOGRÁFICAS

  • Teoria de Malthus - Malthusiana
  • Teoria Neomalthusiana
  • Teoria Marxista ou Reformista
  • Teoria Ecomalthusiana


TEORIA DE MALTHUS

Thomas Robert Malthus (1766/1834) religioso, inglês, economista, escreveu várias obras sobre população.

CARACTERÍSTICAS: Analisou sua época e percebeu que o crescimento populacional (PG) aumentava em relação a produção de alimentos (PA).

ALERTA: CRESCIMENTO DESORDENADO à FOME.

SOLUÇÃO: Controle Natural: guerras, doenças, epidemias e miséria. Sujeição moral de retardar o casamento; castidade antes do casamento; ter somente o número de filhos que se pudesse sustentar (tivessem terras).

ERRO: Não levou em conta os avanços tecnológicos aumentaram a produção de alimentos, aumento na área de plantio.


TEORIA NEOMALTHUSIANA (ALARMISTA)

CONTEXTO: década de 1950/60; Explosão demográfica; surto populacional no Terceiro Mundo fruto do progresso tecnológico e medidas sanitárias; Keynesianismo (Intervenção do Estado, Política de bem estar social)

CARACTERÍSTICAS: Seguidores de Malthus. Explica o atraso econômico dos países subdesenvolvidos.

População numerosa seria um atraso ao desenvolvimento, levaria ao esgotamento dos recursos naturais, desemprego (caos social).

Crescimento Vegetativo elevado à pobreza, miséria, catástrofes (superpovoamento do mundo) humanas e naturais (alarmistas)

Altas taxas de natalidade à Subdesenvolvimento.

SOLUÇÃO: Planejamento Familiar; Controle de Natalidade, propagandas (pílula, aborto, vasectomia, laqueadura); Medidas drásticas, rígidas (China)

ERRO: Tira a responsabilidade dos países do Norte (exploração) pelo atraso e miséria dos países do Sul. Transfere para a população marginalizada.


TEORIA MARXISTA OU REFORMISTA

CONTEXTO: atual; Geografia Crítica; Idéias de Karl Marx

CARACTERÍSTICAS: Antimalthusiana ; mais realista; ganho social.

Causas da miséria: histórica (processo de colonização por exploração) e econômicas (dependência financeira e tecnológica); capitalismo.

População numerosa seria um atraso ao desenvolvimento, levaria ao esgotamento dos recursos naturais, desemprego (caos social).

Pobreza à alto crescimento vegetativo (explosão demográfica)

Miséria causa alto crescimento populacional.

SOLUÇÃO: Países pobres superarem-se da relação de dependência dos países desenvolvidos; amplas Reformas socioeconômicas que permitiriam melhores condições de vida as suas populações; Melhorias no sistema educacional; qualidade de vida.

Elevação da economia levaria a uma redução da população.


TEORIA ECOMALTHUSIANA

A teoria afirmava que o crescimento demográfico acelerado e desordenado pressiona a retirada de recursos naturais de áreas que possuem grande biodiversidade no planeta. Controlar o crescimento populacional é uma das formas de preservar a natureza. A teoria prioriza a relação pelo enfoque dos recursos naturais, ou seja, se a população mundial continuar com seu crescimento vegetativo atual, os recursos naturais não suportarão e se esgotarão, inviabilizando a vida neste planeta. E ela vai contra o crescimento demográfico e também vai contra o crescimento populacional.





Reflexão: Teorias Demográficas

Todas as teorias possuem uma verdade e um valor para sua época.

Formas simplistas de analisar o crescimento populacional.

Fome é resultado da má distribuição de alimentos e não carência.

Mesmo em países subdesenvolvidos verificamos redução da taxa de natalidade devido a horizontalização industrial, melhorias na saúde e urbanização.

Atualmente o Teoria Marxista nos parece mais justa e necessária (Brasil).

Percebemos que não é possível generalizar os diferentes contrastes dos países do mundo (levando em consideração o nível econômico, social, cultural, histórico, assim como características naturais e religiosas).

Cada governante deve assumir a realidade de seu país, planejar o crescimento da população e respeitar a liberdade individual.


Feliz Dia das Mães! Viva a MÃE NATUREZA!

MÃE NATUREZA

A palavra Natureza vem do latim natura significando nascimento. Em inglês, o primeiro registro de uso, no sentido de plenitude ou totalidade dos fenômenos do mundo, foi muito tardio e é datado de 1662; entretanto natura e a personificação da Mãe Natureza, foi extremamente popular na Idade Média e pode ter as raízes traçadas a partir da Grécia Antiga. Os filósofos pré-socráticos inventaram a natureza quando abstraíram a totalidade fenomênica do mundo em um único nome e trataram como um único objeto: physis.

Mãe Natureza é uma representação da Natureza que trata da fertilidade, dos ciclos e do cultivo simbolizados na mãe. Imagens de uma mulher representativa da mãe terra, da mãe natureza, são atemporais. Na pré-história, as deusas eram adoradas pela associação com a fertilidade, fecundidade e generosidade. Sacerdotisas dominavam determinados aspectos do Império Inca, Assíria, Babilônia, Roma, Grécia, Índia e religiões anteriores às religiões patriarcais.

[FONTE]



Música:
Mãe Natureza - Armandinho





Reflexão:

Mãe e Mãe Natureza sem a primeira você até sobrevive, mas sem a segunda não.
[FONTE]



Links:

Imagem retirado do sítio: http://arcadenoe.ning.com/profiles/blogs/a-mae-natureza
Reflexão Mãe Natureza: http://momendereflexao.blogspot.com/2011_02_01_archive.html
Música de Armandinho - Mãe Natureza: http://letras.terra.com.br/armandinho/111031/
Texto Mãe Natureza: http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A3e_Natureza

Para baixar [Domínio Público]

Arquivos para baixar pelo Domínio Público, divulgadas pelo portal do MEC!
Vale a pena conferir!


[Clique nas imagens abaixo!]

- Coleção Educadores

- Legislação Educacional
- Coleção História da África





Sítios:
http://portal.mec.gov.br/
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp