Hoje 13 de maio de 2011 a Ponte Hercílio Luz comemora 85 anos!
Além da Grande Florianópolis e Santa Catarina em festa, o Brasil celebra o aniversário de um dos únicos símbolos arquitetônicos e culturais desse tipo ainda preservado!
Mas o que comemorar? [reflexão]
- Um dos únicos (se não o último) modelo desse tipo de ponte do Brasil e do mundo.
- Desde 1982 está interditada.
- Reformas, projetos e promessas 'comem' dinheiro da população.
- Possibilidade de melhorar a mobilidade de transporte na região, principalmente para passagem de pedestre, ciclovia ou via de metrô de superfície.
- Símbolo do estado Santa Catarina.
- Ponto Turístico reconhecido mundialmente.
- Identidade dos catarinenses e moradores da região da Grande Florianópolis, que se reconhecem e se identificam nessa obra arquitetônica.
- Grande valor cultural, histórico e arquitetônico.
- Reportagem recentes na mídia parecem 'preparar' a população para a possível perda desse patrimônio.
Dados históricos:
A ponte Hercílio Luz está localizada no estado brasileiro de Santa Catarina, foi construída para ligar o continente à ilha de Santa Catarina (ligando a parte continental da capital, Florianópolis, à parte insular). A ponte Hercílio Luz é uma das maiores pontes pênseis do mundo e a maior do Brasil. Teve sua construção iniciada em 14 de novembro de 1922 e foi inaugurada a 13 de maio de 1926. O comprimento total é de 819,471 metros, com 259 metros de viaduto insular, 339,471 metros de vão central e 221 metros de viaduto continental. A estrutura de aço tem o peso aproximado de cinco mil toneladas, e os alicerces e pilares consumiram 14.250m³ de concreto. As duas torres medem 75 metros, a partir do nível do mar, e o vão central tem altura de 43 metros.
[Fonte]
Reportagem sobre suas condições atuais:
Sítios:
Vídeo no Youtube:
http://youtu.be/ctkpsWhUiIY
Ponte Hercílio Luz - Wikipédia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_Herc%C3%ADlio_Luz
Reportagem no Jornal Nacional [05/04/2011]:
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/04/ponte-hercilio-luz-em-florianopolis-corre-risco-de-desabar.html
Nenhum político catarinense vai querer ter o nome vinculado a uma demolição da ponte, mas já tem até manezinhos natos se posicionando favoravelmente a esse procedimento. Mas pode ser necessário para evitar uma tragédia, já que a negligência com a manutenção preventiva levou a um risco real de desabamento.
ResponderExcluir