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sábado, 31 de maio de 2008

Você é um bom ambientalista?

Nessa semana do Meio Ambiente que tal lembrarmos das nossas responsabilidades com o nosso planeta!

Nosso planeta em apuros

Você é um bom ambientalista? Aprender a ser ambientalista significa analisar o meio que nos rodeia e cuidá-lo. Possivelmente já tenhamos escutado falar da chuva ácida, dos clorofluorcarbonos e da agricultura orgânica, mas, não sabemos como afetam o meio e como nos afetam? Responda estas perguntas e descobrirá se você é um bom ambientalista ou não.

1. O que são os clorofluorcarbonos (CFCs)?

a) elementos que se encontram nos aerossóis para o cabelo
b) tipos de guloseimas
c) gases que danificam a camada de ozônio

2. Quais os meios de transporte que lhe conduzem à escola
a) trem ou ônibus
b) automóvel
c) bicicleta ou a pé

3.Como você leva o que compra para casa?
a) sacolas de plástico usadas e velhas
b) sacolas de plástico novas a cada vez
c) uma cesta ou sacola de tecido

4.Na sua casa têm?
a) só um pouco de corrente de ar
b) muita corrente de ar
c) nenhuma corrente de ar

5. Como funciona o automóvel da sua família?
a) a gasolina sem chumbo
b) a gasolina com chumbo
c) você não tem automóvel

6.Quando sai de casa, você apaga as luzes?
a) algumas vezes
b) nunca
c) sempre

7. Que tipo de lixo pode ser reciclado?
a) somente vidro e papel
b) nada
c) todo tipo de vidros, papeis e embalagens

8. Que tipo de pilha você usa?
a) recarregável
b) as mais baratas
c) livres de mercúrio

9. Quando você toma banho
a) põe pouco água na banheira
b) enche a banheira
c) toma uma ducha?

10. Qual destes animais sofre o maior risco de extinção?
a) baleia
b) minhoca
c) elefante africano

Agora some seus pontos.
Para cada resposta c), ganha 10 pontos.
Para cada resposta a), ganha 5 pontos.
Para cada resposta b), recebe 0 pontos.

Qual foi o seu resultado?
o - 19 = Muito Bom!

Você se preocupa com o meio ambiente e se esforça em cuidá-lo.

20 - 39 = Não tão Mal.
Deseja ser um ambientalista, porem não sabe como o fazes. Vamos ajudá-lo.


De 40 a mais = O que aconteceu? Nenhum verde.
Vamos ajudá-lo para que saiba mais sobre o meio ambiente e sua pontuação melhore.


Fonte: http://www.discoverynaescola.com/extras/nuestroplaneta.shtml

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Discovery na Escola!!

Discovery Channel na Escola!!

** Glossário, Curiosidades, Projetos e Atividades interativas **

** Passatempos e estratégias de estudos para os alunos **

** Guia de Apoio **
Para cada vídeo da Discovery o site disponibiliza exercícios de apoio a aprendizagem, muito interessante. Exemplo:
As Maravilhas do Universo
Há 3 mil anos, o cometa Halley tem nos surpreendido e assustado toda vez que visita o interior do nosso sistema solar, a cada 76 anos. As Maravilhas do Universo investiga os mistérios deste cometa - alguns astrônomos acham que ele veio originalmente de outro sistema solar - e recria a dramática colisão do cometa Shoemaker-Levy com o gigantesco planeta Júpiter.
DURAÇÃO: 50 min.GRAU: 6-8, 9-12DISCIPLINA: Física, Matemática, Astronomia e Geometria

I.- Antes de assistir o vídeo, discuta com os colegas de classe os seguintes pontos:
1.- O que o título deste vídeo lhe sugere?
2.- Qual espetáculo celeste que você já observou?

II.- Discuta o significado das seguintes palavras:
constelação_ meteorito_ vento solar_ cometa_ núcleo_ sonda_ nebulosa_ estrelas cadentes_ elíptico espectro solar_ órbita_ galáxia
III.- Assista a primeira parte do vídeo: "uma vez na vida" e responda as seguintes perguntas:
1.- Por que dizem que os cometas são nômades do nosso sistema solar?
2.- Para compreender os planetas, até onde temos que retornar no tempo?
3.- Como se formaram os planetas internos, como a Terra e Marte? E os externos, como Júpiter e Netuno?
4.- Onde nascem os cometas?
5.- De que matéria é composto o núcleo dos cometas?
6.- O que empurra a cauda gasosa de um cometa para trás?
7.- O que acontece com alguns rastros de pó deixados pelos cometas em sua passageM?
8.- Por que os peregrinos muçulmanos rezam na pedra sagrada Kaaba?
9.- Qual era característica especial do cometa Shoemaker-Levy?
10.- O que aconteceu com o "esquadrão de cometas" quando se aproximou de Júpiter, em 1.992? 11.- O que aconteceu com essas "montanhas de escombros" em 1.994?
12.- Quantas imagens das colisões, os astrônomos de South Wales, na Austrália, puderam obter?
13.- O que teria acontecido com a Terra se houvesse uma colisão como aquela?
14.- Quando foi a última vez que o cometa Halley passou perto de nós? Quando voltará a passar?
15.- O que Isaac Newton deduziu em relação ao cometa Halley e a outros cometas?
16.- Como Halley pôde comprovar a teoria de Newton?
17.- Que outros registros existem das visitas de Halley?
18.- Em 1.986, quando Halley voltou, o que os cientistas decidiram fazer, além de simplesmente observá-lo?
19.- Qual é a verdadeira fachada do cometa Halley, descoberta pela sonda?
20.- O que houve com Halley em 1.991, após sua imagem ter desaparecido no final da década de 80?

** Tabela de aprendizado **
Propõe a tabela de aprendizado para que o aluno registre o que sabia sobre o assunto e o que aprendeu com o vídeo.

Nome: Turma: Série:
Disciplina: Professor:
Titulo do vídeo:
Tema:


O QUE SEI:
O QUE QUERO SABER:

O QUE APRENDI:

Link: http://www.discoverynaescola.com


** Ainda não descobrir como baixar os vídeos, em breve mais informações **

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Dia do Geógrafo

PARABÉNS GEÓGRAFOS
E PROFESSORES DE GEOGRAFIA!!
Um singelo texto, em homenagem aos Geógrafos:

[...]
O sexto planeta era dez vezes maior. Era habitado por um velho que escrevia livros enormes.
- Bravo! eis um explorador! exclamou ele, logo que viu o principezinho.
O principezinho assentou-se na mesa, ofegante. Já viajara tanto!
- De onde vens? perguntou-lhe o velho.
- Que livro é esse? perguntou-lhe o principezinho. Que faz o senhor aqui?
- Sou geógrafo, respondeu o velho.
- Que é um geógrafo? perguntou o principezinho.
- É um sábio que sabe onde se encontram os mares, os rios, as cidades, as montanhas, os desertos.
É bem interessante, disse o principezinho. Eis, afinal, uma verdadeira profissão! E lançou um olhar em torno de si, no planeta do geógrafo. Nunca havia visto planeta tão majestoso.
- O seu planeta é muito bonito. Haverá oceanos nele?
- Como hei de saber? disse o geógrafo.
- Ah! (O principezinho estava decepcionado.) E montanhas?
- Como hei de saber? disse o geógrafo.
- E cidades, e rios, e desertos?
- Como hei de saber? disse o geógrafo pela terceira vez.
- Mas o senhor é geógrafo!
- É claro, disse o geógrafo; mas não sou explorador. Há uma falta absoluta de exploradores. Não é o geógrafo que vai contar as cidades, os rios, as montanhas, os mares, os oceanos, os desertos. O geógrafo é muito importante para estar passeando. Não deixa um instante a escrivaninha. Mas recebe os exploradores, interroga-os, anota as suas lembranças. E se as lembranças de alguns lhe parecem interessantes, o geógrafo estabelece um inquérito sobre a moralidade do explorador.
- Por que?
- Porque um explorador que mentisse produziria catástrofes nos livros de geografia. Como o explorador que bebesse demais.
- Por que? perguntou o principezinho.
- Porque os bêbados vêem dobrado. Então o geógrafo anotaria duas montanhas onde há uma só.
- Conheço alguém, disse o principezinho, que seria um mau explorador.
- É possível. Pois bem, quando a moralidade do explorador parece boa, faz-se uma investigação sobre a sua descoberta.
- Vai-se ver?
- Não. Seria muito complicado. mas exige-se do explorador que ele forneça provas. Tratando-se, por exemplo, de uma grande montanha, ele trará grandes pedras.
O geógrafo, de súbito, se entusiasmou:
- Mas tu vens de longe. Tu és explorador! Tu me vais descrever o teu planeta!
E o geógrafo, tendo aberto o seu caderno, apontou o seu lápis. Anotam-se primeiro a lápis as narrações dos exploradores. Espera-se, para cobrir à tinta, que o explorador tenha fornecido provas.
- Então? interrogou o geógrafo.
- Oh! onde eu moro, disse o principezinho, não é interessante: é muito pequeno. Eu tenho três vulcões. Dois vulcões em atividade e um vulcão extinto. A gente nunca sabe...
- A gente nunca sabe, repetiu o geógrafo.
- Tenho também uma flor.
- Mas nós não anotamos as flores, disse o geógrafo.
- Por que não? É o mais bonito!
- Porque as flores são efêmeras.
- Que quer dizer "efêmera"?
- As geografias, disse o geógrafo, são os livros de mais valor. Nunca ficam fora de moda. É muito raro que um monte troque de lugar. É muito raro um oceano esvaziar-se. Nós escrevemos coisas eternas.
- Mas os vulcões extintos podem se reanimar, interrompeu o principezinho. Que quer dizer "efêmera"?
- Que os vulcões estejam extintos ou não, isso dá no mesmo para nós, disse o geógrafo. O que nos interessa é a montanha. Ela não muda.
- Mas que quer dizer "efêmera"? repetiu o principezinho, que nunca, na sua vida, renunciara a uma pergunta que tivesse feito.
- Quer dizer "ameaçada de próxima desaparição".
- Minha flor estará ameaçada de próxima desaparição?
- Sem dúvida.
Minha flor é efêmera, disse o principezinho, e não tem mais que quatro espinhos para defender-se do mundo! E eu a deixei sozinha!
Foi seu primeiro movimento de remorso. Mas retomou coragem:
- Que me aconselha a visitar? perguntou ele.
- O planeta Terra, respondeu-lhe o geógrafo. Goza de grande reputação...
E o principezinho se foi, pensando na flor.


* Pequeno Príncipe, no sexto planeta do Geógrafo
Adaptação Profº Fabricio Mignon - Homenagem ao dia do Geógrafo
Link: http://www.tamandare.g12.br/ciber/peqprincipeap.pps


quarta-feira, 28 de maio de 2008

Países Pobres e Países Ricos

Subdesenvolvimento e Desenvolvimento


Conteúdo: Classificação dos países de acordo com a formação histórica, cultural, e econômica.
Série: 7a e 8a série

Atividade: Os alunos devem recortar reportagens e imagens que representem os países considerados desenvolvidos e subdesenvolvidos. Depois justifar e argumentar as escolhas. Dividir a turma em grupos e montar painéis sobre o tema, com frases curtas eque chamem a atenção.

Dicas: Esclarecer as diferentes maneiras de classificar e regionalizar o mundo:


  • Países Subdesenvolvidos x Páises Desenvolvidos

  • Países Pobres x Países Ricos

  • Países Periféricos x Países Centrais

  • Países do Sul x Países do Norte

  • Países do Terceiro Mundo x Países do Primeiro Mundo (o Segundo Mundo não existe?)

Será que todos esses termos são sinônimos? ou possuem ideologias e pontos de referências diferentes?


Músicas:

Canção do Subdesenvolvido
Carlos Lyra
Composição: Carlos Lyra & Chico de Assis


O Brasil é uma terra de amores
Alcatifada de flores
Onde a brisa fala amores
Em lindas tardes de abril
Correi pras bandas do sul
Debaixo de um céu de anil
Encontrareis um gigante deitado

Santa Cruz, hoje o Brasil
Mas um dia o gigante despertou
Deixou de ser gigante adormecido
E dele um anão se levantou
Era um país subdesenvolvido
Subdesenvolvido, subdesenvolvido, etc. (refrão)

E passado o período colonial
O país se transformou num bom quintal
E depois de dadas as contas a Portugal
Instaurou-se o latifúndio nacional, ai!
Subdesenvolvido, subdesenvolvido (refrão)

Então o bravo povo brasileiro
Em perigos e guerras esforçado
Mais que prometia a força humana
Plantou couve, colheu banana..
Bravo esforço do povo brasileiro
Que importou capital lá do estrangeiro
Subdesenvolvido, subdesenvolvido... etc. (refrão)

As nações do mundo para cá mandaram
Os seus capitais desinteressados
As nações, coitadas, queriam ajudar
E aquela ilha velha ajudou também

País de pouca terra, só nos fez um bem
Um grande bem, um 'big' bem, bom, bem, bom
Nos deu luz, ah! Tirou ouro, oh!
Nos deu trem, ahhh! Mas levou o nosso tesouro
ooooh! Subdesenvolvido, subdesenvolvido... etc. (refrão)
Houve um tempo em que se acabaram
Os tempos duros e sofridos
Pois um dia aqui chegaram os capitais dos..
Estados Unidos
País amigo desenvolvido
País amigo, país amigo

Amigo do subdesenvolvido
País amigo, país amigo
E nossos amigos americanos
Com muita fé, com muita fé
Nos deram dinheiro e nós plantamos
Nada mais que café
E uma terra em que plantando tudo dá
Mas eles resolveram que a gente ia plantar
Nada mais que café

Bento que bento é o frade - frade!
Na boca do forno - forno!

Tirai um bolo - bolo!
Fareis tudo que seu mestre mandar?
Faremos todos, faremos todos...

E começaram a nos vender e a nos comprar
Comprar borracha - vender pneu
Comprar madeira - vender navio
Pra nossa vela - vender pavio
Só mandaram o que sobrou de lá
Matéria plástica,
Que entusiástica
Que coisa elástica,
Que coisa drástica
Rock-balada, filme de mocinho
Ar refrigerado e chiclet de bola
E coca-cola! Oh...
Subdesenvolvido, subdesenvolvido... etc. (refrão)

O povo brasileiro tem personalidade
Não se impressiona com facilidade
Embora pense como desenvolvido
Embora dance como desenvolvido
Embora cante como desenvolvido
Lá, lá, la, la, la, la
Êh, êh, meu boi
Êh, roçado bão
O meior do meu sertão
Comeram o boi...
Subdesenvolvido, subdesenvolvido, etc. (refrão)

Tem personalidade!
Não se impressiona com facilidade
Embora pense, dance e cante como desenvolvido
O povo brasileiro
Não come como desenvolvido
Não bebe como desenvolvido
Vive menos, sofre mais
Isso é muito importante
Muito mais do que importante
Pois difere os brasileiros dos demais
Pela... personalidade, personalidade
Personalidade sem igual
Porém... subdesenvolvida, subdesenvolvida
E essa é que é a vida nacional!

Subúrbio Operário
Garotos Podres
Composição: Indisponível

Nasceu num subúrbio operário,
de um país subdesenvolvido,
apenas parte da massa,
de uma sociedade falida,
submisso a leis injustas
que o fazem calar.
Manipulam seu pensamento
e o impedem de pensar
Solitário em meio a multidão
sufocado pela fumaça
rodeado pelo concreto
Perdido no meio da massa
apenas caminhando
no compasso de seus passos
seu grito de ódio
ecoa pelo espaço
Sem esperança de uma vida melhor
pois os parasitas, sugam o seu suor
Sem esperança de uma vida melhor
pois os parasitas, sugam o seu suor
Sobrevivendo das migalhas
que caem das mesas
os donos do papel,
os donos do papel!!!

terça-feira, 27 de maio de 2008

Trabalhos de Geografias

Que tal sair um pouco da formalidade...
... e usar a Criatividade!?



Dariana - 702



quarta-feira, 21 de maio de 2008

Petrobras ultrapassa a Microsoft em valor de mercado

Petrobras ultrapassa a Microsoft em valor de mercado

Vale mais que o Google
Novo campo petrolífero torna a Petrobras a quinta maior empresa das Américas em valor de mercado
A descoberta do campo petrolífero de Tupi, localizado no litoral fluminense, fez a Petrobras valer mais do que o Google. A petrolífera brasileira saltou da nona para a quinta posição no ranking das empresas que mais valem na América Latina. Segundo cálculos divulgados ontem pela empresa de consultoria Economática, o valor de mercado da Petrobras chegou a US$ 221,9 bilhões.
US$ 25 biÉ o valor mínimo das novas reservas de petróleo descobertas no litoral fluminense, segundo o banco Bear StearnsO analista de petróleo do banco de investimentos norte-americano Bear Stearns Marc McCarthy calcula que o petróleo disponível na região vale entre US$ 25 bilhões e US$ 60 bilhões.A empresa brasileira só é superada agora em valor de mercado na América pelas norte-americanas Exxon Mobil, que também atua no setor petrolífero; a General Electric, que atua nos segmentos financeiro e energético; a Microsoft, de informática e que pertence a Bill Gates; e a telefônica AT&T, a maior dos Estados Unidos (veja ranking ao lado).A valorização da petrolifera brasileira lhe permitiu superar em valor a Procter & Gamble, que passou à sexta colocação e que atua no segmento de higiene e limpeza; o portal Google; a Berkshire Hathaway, financeira de propriedade de Warren Buffett – o segundo homem mais rico do mundo; e o BankAmerica.O descobrimento do gigantesco campo petrolífero de Tupi pode tornar o Brasil um dos maiores exportadores de petróleo. A produção em escala comercial não deve acontecer antes de 2013. Ainda devem ser feitos mais investimentos. O campo está situado frente ao litoral fluminense e pode conter entre 5 e 8 bilhões de barris de petróleo. A produção deve superar os 100 mil barris diários, disse Guilherme Estrela, diretor de exploração e produção da Petrobras. Atualmente, o País produz 1,8 milhão de barris diários. A Petrobras deve iniciar, preliminarmente, a extração entre 2010 e 2011. Se confirmadas as projeções de reservas da jazida descoberta pela Petrobras no campo de Tupi, o Brasil passará a ser auto-suficiente de fato em petróleo. Hoje, ela é apenas aritmética, diz o economista Fábio Silveira, sócio-diretor da RC Consultores. Boa parte do petróleo brasileiro é do tipo pesado e não atende às necessidades de consumo doméstico, pois dele se extrai pouco óleo diesel. O País é obriga a exportar o petróleo pesado com desconto e importar óleo leve para auxiliar no refino.
Confira a lista das dez maiores empresas das Américas:
  • Exxon Mobil - US$ 489,640 bilhões
  • General Electric - US$ 320,253 bilhões
  • Petrobras - US$ 287,171 bilhões
  • Microsoft - US$ 279,306 bilhões
  • AT&T Telecomunicações - US$ 238,056 bilhões
  • Wal Mart Stores - US$ 225,562 bilhões
  • Chevron Texaco - US$ 207,625 bilhões
  • Procter & Gamble - US$ 203,787 bilhões
  • Vale do Rio Doce - US$ 196,495 bilhões
  • Berkshire Hathaway - US$ 189,580 bilhões

Universo


Conteúdo: Universo e outros conceitos importantes.
Série: 5a série

Atividade: Palavra-cruzada




Perguntas da Cruzadinha:

1. Qual o nome do sistema formado por oito planetas, e milhares de asteróides; todos controlados pelo Sol?
2. Qual o nome da esfera sólida, formada de rochas e pedras?
3. Qual o nome da teoria que comprova a origem do universo a partir de uma grande explosão inicial?
4. Qual o nome do astro que possui luz própria (luminoso)?
5. Qual o nome do movimento do planeta Terra faz entorno do sol?
6. Qual o nome da camada intermediária do planeta Terra, localizada entre a crosta e o manto?
7. O universo é formado por vários aglomerados de estrelas, gás e poeira unidos pela gravidade. Qual o nome desses conjuntos que formam o universo?
8. Qual o nome do satélite natural do planeta Terra?
9. Qual a unidade de medida de distância utilizada na astronomia?
10. Qual o nome do segundo planeta do Sistema Solar?
11. Qual o nome do planeta do Sistema Solar que está mais afastado do sol?
12. Qual o tipo de tempo que contamos com o auxílio do relógio, e dividimos em períodos de meses, dias, horas, minutos, segundos?
13. Qual o nome dos objetos vindo do espaço sideral que ao encontrar-se com atmosfera terrestre se desintegram-se, também conhecido por estrela cadente?
14. Qual o nome que damos ao conjunto de tudo que existe (todas as galáxias, planetas, estrelas) também chamado de espaço sideral?
15. Qual o nome da estrela mais importante do nosso Sistema Solar, que fornece luz para o nosso planeta?
16. Camada gasosa de ar que envolve o planeta Terra?
17. Qual o nome do material de Rocha fluida, muito quente do interior do planeta Terra, que muitas vezes ao chegar a superfície terrestre recebe o nome de ‘lava'?
18. Qual o nome do quarto planeta do Sistema Solar?
19. Qual é o único planeta que possui vida no Sistema Solar?
20. Qual o nome do sexto planeta do Sistema Solar, também possui 22 satélites?
21. Qual o nome dado aos meteoros que resistem à passagem pela atmosfera dos planetas e colidem com a superfície rochosa, originando nela crateras de impacto?
22. Qual o nome dos corpos celestes de natureza rochosa e de pequenas dimensões, ficam em órbita ao redor do Sol e a maioria deles encontram-se num cinturão entre Marte e Júpiter?
23. Qual o nome do planeta do Sistema Solar que está mais próximo do sol?
24. Qual o nome da camada do plante Terra, que não é sólida nem líquida, formada por um material quente chamado magma?
25. Qual o nome dos corpos de pequena massa que possuem uma cauda brilhante, o núcleo rochoso e cabeleira?
26. Qual o nome do antigo nono planeta do Sistema Solar, e que deixou de ser um planeta recentemente devido ao seu pequeno tamanho e órbita diferenciada?
27. A crosta terrestre é sólida, porém não é uma massa única. Qual o nome das diversas partes que formam a crosta terrestre?
28. Qual o nome do quinto planeta do Sistema Solar que possui 17 satélites?
29. Qual o nome da esfera do planeta Terra que abrangem as massas líquidas, como oceanos, mares, geleiras e rios?
30. Qual o nome do sétimo planeta do Sistema Solar que leva 84 anos para dar uma volta ao redor do sol?
31. Qual o nome da ‘nossa’ Galáxia’?

Camadas da Terra


Conteúdo: Atmosfera, Crosta terrestre, Astenosfera, Manto e Núcleo.

Série: 5a série

Atividade: Maquete do planeta Terra



- 5a série -


Alguns conceitos...

Crosta: É a parte mais superficial, a primeira camada, basicamente é formada por composição de granito nos continentes e basalto nos oceanos, essa camada é onde desenvolve a vida, a espessura é de 5 a 70 km.

Manto: Segunda camada da Terra, formada por minerais, como o silício, ferro e magnésio, sua temperatura varia de 100o Celsius a 3500o Celsius, a profundidade pode variar conforme a localização: oceano ou continente (30 km a 2900 km)

Núcleo: O núcleo corresponde a 1/3 da massa da Terra e contêm basicamente elementos metálicos (ferro e níquel), o núcleo é dividido em núcleo interno e externo, sendo que os dois possuem um raio 1.250 km, as temperaturas são altíssimas, 5.000oC. Ainda dentro das três divisões existem subdivisões: Litosfera: é uma fina camada da terra composta por rochas e solos onde desenvolve a vida.

Astenosfera: Profundidade entre 60 a 400 km da superfície terrestre, faz parte do manto superior e é composta por rochas fundidas dentro dessa estrutura predominantemente sólida.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Horas, Bolas!

Conteúdo: Fusos Horários
Série: 7a série


Qual país tem mais fusos horários?
Bruno Vieira Feijó

É a Rússia, maior país do mundo em extensão longitudinal. Ao todo, 11 fusos horários e mais de 10 mil quilômetros separam a região oeste do extremo leste. Assim, quando é meio-dia na capital, Moscou, já são 9 horas da noite nas cidades do extremo leste (há um pequeno território no mar Báltico que não se comunica com o restante do país, cujos relógios são 1 hora atrasados em relação aos da capital).
Em 2º lugar vêm os EUA, com 9 fusos – incluem-se aí o Havaí, outras ilhas do Pacífico e o Alasca. O Canadá é terceirão, com 6 horários diferentes.
Se fosse levada em conta apenas a área do território, a China deveria vir em seguida, com 5 fusos. Ocorre que o governo obriga todos os relógios do país a ser ajustados em um único horário: o da capital, Pequim. Isso pode ser bom para os negócios, mas é ruim para os habitantes da região oeste, que na maior parte do ano só vêem o Sol nascer às 9 da manhã. Pior ainda para quem cruzar a fronteira com o Afeganistão ao meio-dia: terá de voltar os ponteiros do relógio para as 8h30.
Esse é apenas um dos vários casos de desobediência à Conferência Internacional dos Meridianos, que em 1884 dividiu o mundo em 24 faixas de tempo. Micronações do Pacífico Sul, por exemplo, brigam entre si sobre quem comemora primeiro o Ano-Novo. O minúsculo arquipélago de Kiribati chegou a deslocar, sem consultar ninguém, a linha internacional do fuso e ganhou no grito o direito de ser o primeiro território habitado do planeta a virar o milênio. Segundo John Tiltman, do Observatório Real de Greenwich, na Inglaterra, que zela pelo padrão de tempo universal, “não há lei que impeça os países de adotar o horário que melhor lhe convier”.


Fonte: http://super.abril.com.br/superarquivo/2006/conteudo_475887.shtml

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Um pouco de diversão....

Piadinha

A GEOGRAFIA FEMININA
Entre 13 e 17 anos, a mulher é como a Antártida: Misteriosa e com quase todas as regiões ainda não exploradas.
Entre 18 e 25 anos, a mulher é como o Continente Africano: uma metade já foi descoberta e a outra metade esconde beleza ainda selvagem e deltas férteis.
Entre 26 e 35, a mulher é como a América do Norte: moderna, desenvolvida, civilizada e aberta a negociações em troca de muito dinheiro.
Entre 36 e 40, é como a ??ndia: muito quente, relaxada e consciente da sua própria beleza.
Entre 41 e 50, a mulher é como a França: envelhecida, mas ainda desejável de se visitar.
Entre 51 e 60, é como a Iugoslávia: perdeu a guerra, é atormentada por fantasmas do passado, mas se empenhando na reconstrução.
Entre 61 e 70, ela é como a Rússia: espaçosa, com fronteiras sem patrulha. A camada de neve oculta poucos tesouros.
Entre 71 e 80, a mulher é como a Mongólia: com um passado glorioso de conquistas, mas com poucas esperanças no futuro.
Depois dos 81, ela é como o Afeganistão: todos sabem onde está, mas ninguém quer ir até lá.


A GEOGRAFIA DO HOMEM
Entre os 13 e os 60 anos, o homem é como Cuba: governado por um só membro.
Depois dos 61 anos, o homem é como a União Soviética: sem a “ditadura”, acaba e morre.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Ilha das Flores

Conteúdo: Consumo, Luxo, Lixo, Valores da Sociedade...
Série: 7ª série e 8ª série

Atividade: Ver o filme e discutir alguns pontos interessantes, conforme o conteúdo de sala de aula.

Dicas: abaixo um texto interessante sobre o filme:

A GEOGRAFIA EM TRÊS ATOS
A geografia em três artigos
A idéia de região a partir da sociedade industrial no filme Ilha das Flores[1] Márcio Balbino Cavalcante[2] Acompanhando o destino de um tomate, desde a plantação até ser jogado no lixo, o filme Ilha das Flores, mostra uma região miserável na grande Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Inicialmente, parece uma paródia dos programas didáticos de TV, mas por trás dessa forma, manifesta-se uma força sarcástica que torna o filme extremamente critico a certas posturas da nossa sociedade capitalista. Desde o surgimento do homem na Terra e, consequentemente, após a descoberta do fogo e do seu desenvolvimento orgânico, como o cérebro desenvolvido, polegar opositor e do seu raciocínio (muitas vezes negativo), ele vem através do uso da técnica e das novas tecnologias ampliando seu domínio sobre a natureza. Assim, teria sido necessidade ou conveniência da vida sedentária que surgiu a cidade e posteriormente a sociedade industrial. A partir dessa visão, o filme mostra os reais pilares da sociedade atual (propriedade, plantação, produção, industrialização, venda, dinheiro, lucro), tais palavras que na pratica gera: subordinação, injustiça, problemas sociais (fome, desemprego, insegurança), individualismo, egoísmo, consumismo, “valor material”, poluição em todos os sentidos. O filme passa para os telespectadores, a idéia de irracionalidade humana versus a racionalidade dos animais, já que o último participa de cadeia alimentar de forma mais generosa do que seus parentes no mundo animal. Imaginar que seres humanos tratam melhor seus animais domésticos, que seus próprios irmãos humanos (cenas visíveis no filme), já que na Ilha das Flores, os humanos (crianças e mulheres se alimentam da sobras da alimentação dos porcos). Isso me faz lembrar que a capacidade agrícola existente no mundo permite alimentar a doze bilhões de pessoas, isto é, ao dobro da população mundial. Porém esses alimentos estão pessimamente distribuídos. Anualmente se utiliza um quarto da colheita mundial de cereais para alimentar o gado dos países ricos. A quantidade de milho consumida pela metade dos recintos climatizados para gado da Califórnia é maior do que todas as necessidades de um país que passa fome crônica, como o Zâmbia, na África, comprovando a denúncia retratada no filme. Através dessa discussão, ora regionalista, ora socioambiental, percebemos que o homem precisa desabrochar para o verdadeiro sentido da vida em sociedade, viver em harmonia com sua mãe natureza e com seus irmãos “animais”, procurando corrigir os erros de uma sociedade marcada pelo o individualismo, pela sede econômica, pelo o consumismo, pela descriminação e pela soberania de um(ns) país(es) em relação aos demais, uma relação colonial secular. Porém, talvez essa harmonia tão necessária, seja alcançada tarde demais.

Prof. Márcio Balbino – Textos Geográficos - 2006

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[1] Resenha do filme Ilha das Flores apresentada a Disciplina Região e Regionalização, do Curso de Geografia do Campus III – Centro de Humanidades - UEPB. [2] Graduado em Geografia pela UEPB/CH. Prof. pelo Estado do Rio Grande do Norte, Estado da Paraíba e pelo Colégio e Curso Executivo/Positivo de Guarabira/PB.

Fonte: http://olharesgeograficos.blogs.sapo.pt/3514.html

Portal Curtas Petrobras
Ilha das Flores
Gênero Documentário, Experimental
Diretor
Jorge Furtado
Elenco
Ciça Reckziegel
Ano 1989
Duração 13 min
Cor Colorido
Bitola 35mm
País Brasil
Um ácido e divertido retrato da mecânica da sociedade de consumo. Acompanhando a trajetória de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, o curta escancara o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho.

Links: http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=647

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Concurso de Redação

Bandeira Nacional

Conteúdo: Bandeira Nacional, Símbolos Pátrios
Série: 6 série

Atividade: Trabalhar o conceito de nação, território, país e seus símbolos pátrios. Pesquisar sobre os símbolos brasileiros, bandeira, hino, brasões, árvore, flor, entre outros.

Dicas: Período de inscrições: até 5 de setembro de 2008;

Importante: O estado de Santa Catarina não participará, devido a sua Secretaria de Educação optar por não participar.

Link: http://www.senado.gov.br/sf/senado/srpsf/concurso_bandeira/index.asp


Hino à Bandeira Nacional
Salve, lindo pendão da esperança,
Salve, símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.
Recebe o afeto que se encerra etc.
Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever;E
o Brasil, por seus filhos amado,
Poderoso e feliz há de ser.
Recebe o afeto que se encerra etc.
Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre, sagrada bandeira,
Pavilhão da Justiça e do Amor!
Recebe o afeto que se encerra etc.

Letra: Olavo Bilac
Música: Francisco Braga

Fonte: http://www.exercito.gov.br/01inst/Hinoscan/bandeira.htm

terça-feira, 6 de maio de 2008

Texto de Jô Soares

O avesso do professor

Os professores que mais me marcaram foram exatamente aqueles que não foram bons professores, os mais incompetentes. Por aí pode-se ter uma medida da importância do professor, da delicadeza que é ensinar uma pessoa. Tive um de geografia, aos 11 anos, de quem eu jamais me esquecerei. Ele dava aulas como se estivesse fazendo uma conferência em uma faculdade. Começava dizendo "Hoje nós vamos falar do Brasil" e aí falava, falava e falava do Brasil. Depois dizia "Vamos falar da idade da Terra", e blábláblá, só falava. Passava a aula de uma hora falando. Não nos dava a menor atenção.Por pura intuição, comecei a anotar o que ele falava. Fiz praticamente um caderno de geografia, aliás, vários cadernos, com aquilo que ele falava. Ele falava, eu ia tomando nota.Quando chegou a primeira prova -- com 11 anos você não tem muita idéia do que está acontecendo -- ninguém sabia nada. A única pessoa que tinha a matéria dada era eu. Os outros alunos perguntavam para ele "Mas professor, como é que eu estudo isso?". E ele falava "Nos livros, nos livros". Resolvi passar os meus cadernos para que os outros também pudessem estudar. Só muitos anos depois foi que percebi que aquilo era uma maneira de dar aula muito mais adulta do que deveria ser para um menino de 11 anos. Outro tipo de professor que me marcou muito foi aquele que guarda o conhecimento como se fosse uma ciência oculta, que tem o poder porque sabe e você não sabe. É o professor que tem o gosto de não ensinar o aluno. Foi com esse tipo que, pela primeira vez, eu tomei consciência de que o conhecimento é poder, que a informação é poder, porque ele dominava a classe através disso. Parece um paradoxo, mas é quase como se ele dissesse "Eu não estou aqui para ensinar vocês", um recado totalmente errado, que ele nos passava inconscientemente. Graças a Deus, a grande maioria dos professores que eu tive se dedicavam ao ensino. Professores como o de história do Colégio São Bento, quando eu tinha 8 anos, o professor Mesquita, que dava suas aulas desenhando histórias em quadrinho no quadro negro. Ele entrava no teu mundo para te ensinar. E todos nós éramos ótimos em história.
Jô Soares
(gifos de geoprofessora)




Currículo da Geografia

Alguns textos sobre o Currículo da Geografia:


Educação geográfica: a psicogenética e o conhecimento escolar
Sonia Maria Vanzella Castellar
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-32622005000200005&script=sci_arttext

Saber geográfico e fazer pedagógico: paradígmas textuais e contextuais entre a formação e a atuação
Márcia Helena de Lima
Significado da Geografia no Currículo e no Mundo Atual
Maria Lúcia Espinar Bueno de Camargo

http://www.proex.uel.br/estacao/index.php?arq=ARQ_art&FWS_Ano_Edicao=1&FWS_N_Edicao=2&FWS_N_Texto=11&FWS_Cod_Categoria=1
http://www.grubas.com.br/datafiles/publicacoes/eja/arq_capacitacao_eja/EJA%20-%20Geografia%20-%20Maria%20Lúcia.doc

Contestando territórios: as relações entre a Geografia e o Currículo

Josélia Gomes Neves

http://www.partes.com.br/educacao/contestando.asp

currículo na construção do conhecimento geográfico: um estudo da ação docente de duas escolas estaduais de São Paulo.
Ana Claudia Ramos Sacramento
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-07122007-150954/

domingo, 4 de maio de 2008

Figueirense conquista o campeonato catarinense 2008!

FIGUEIRENSE

O Figueirense Futebol Clube conquistou hoje o 15º título estadual, contra o Criciúma. Mesmo o Tigre ter vencido hoje com o placar de 3x1 no tempo normal, junto com o placar da primeira partida da final 1x0 para o Furacão Alvinegro, o jogo foi para a prorrogação, e com o gol do Bruno Santos consagrou a vitória e o título para o nosso querido Figueira.

Foto: http://www.clicrbs.com.br/clicesportes/jsp/default.jsp?tab=00003&newsID=a1850305.htm&subTab=00151&uf=2&local=18&l=&template=&section=noticias



Futebol e a Geografia

O futebol é o esporte mais popular do nosso país, e toda essa cativação pelo esporte pode ser aproveitada nas aulas de geografia, como:

  • Selecione um campeonato (Campeonato brasileiro, Copa do Brasil, Libertadores ou ainda a Copa do Mundo), localizar os estádios dos times participantes, discutir a diversidade dessas diferentes regiões.
  • Discutir porque no Brasil até um tempo atrás só ouviamos falar e também só torciamos por times paulistas ou cariocas.
  • Discutir a rivalidade de Brasil e Argentina, se estende-se para outros ramos. Exemplo: em Santa Cataria pela proximidade geográfica, e pelo fato de no verão principalmente a capital catarinense receber grande contingente de turistas argentinos, essa rivalidade se confirma.
  • Trabalhar a rivalidade de Avaí e Figueirense, junto com a história e as caracterrísticas regionais desses dois times.


Hino do Figueirense:

Avante FIGUEIRENSE
Pra frente Furacão
S'embora esquadrão de aço
És tesouro do meu coração

Tua torcida é garra, é empolgação
Vejo em ti pujança
De um grande esquadrão

Por ti torcemos
Por isso somos alvinegros
A força do Scarpellão

Por ti torcemos
Por ti vibramos
FIGUEIRENSE
És o nosso campeão


Site Oficial: http://www.figueirense.com.br