Visitantes

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Iniciando Trabalhos em EJA!





Educação de Jovens e Adultos




Há um intenso movimento de jovens e adultos voltando à sala de aula. Quem não teve oportunidade de estudar na idade apropriada, ou que por algum motivo abandonou a escola antes de terminar a Educação Básica, está procurando as instituições de ensino para completar seus estudos. Aqueles que não sabem ler e escrever pretendem ser alfabetizados. Os que já têm essas habilidades desejam adquirir outros saberes e diploma, naturalmente para que tenham chances no concorrido mercado de trabalho e sintam-se cidadãos responsáveis pelos destinos do país.

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." (Paulo Freire)




Segmento de Ensino



A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é o segmento de ensino da rede escolar pública brasileira que recebe os jovens e adultos que não completaram os anos da Educação Básica em idade apropriada e querem voltar a estudar. No início dos anos 90, o segmento da EJA passou a incluir também as classes de alfabetização inicial.

O segmento é regulamentado pelo artigo 37 da lei nº 9394 de 20 de Dezembro de 1996 (LDB). É um dos segmentos da Educação Básica que recebem repasse de verbas do Fundeb.






"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca,
não aprendo nem ensino.( Paulo Freire )






O que um professor de EJA precisa saber?

  • Valorizar os conhecimentos do aluno, ouvir suas experiências e suposições e relacionar essa sabedoria aos conceitos teóricos.
  • Dialogar sempre, com linguagem e tratamento adequado ao público.
  • Perguntar o que os estudantes sabem sobre o conteúdo e a opinião deles a respeito dos temas antes de abordá-los cientificamente. Dessa forma, o educador mostra que eles sabem, mesmo sem se dar conta disso.
  • Compreender que educar jovens e adultos é um ato político e, para isso, ele deve saber estimular o exercício da cidadania.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0168/aberto/mt_176159.shtml






Para atender bem a turma

  • Identifique quem são e o que fazem seus alunos antes de começar o trabalho pedagógico.
  • Disponha mesas e cadeiras de forma a facilitar o diálogo.
  • Identifique a sala como local onde estudam jovens e adultos, colocando o nome na porta ou trabalhos expostos nas paredes.
  • Contextualize novas informações e estabeleça relações com o cotidiano.
    Valorize as habilidades dos estudantes, sua profissão e produções.
  • Elogie a capacidade de pensar e construir idéias, principalmente quando alguém demonstrar que se sente incapaz ou inseguro.
  • Mantenha a turma atenta usando o diálogo e debates, voz firme e em volume adequado e, ao escrever no quadro-negro, use letras grandes.
  • Conte a história das descobertas matemáticas e científicas, relacione a atividade proposta com sua aplicação no cotidiano e proponha leitura de temas pertinentes.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0167/aberto/mt_247756.shtml



Links interessantes:


Blog do EJA Centro Matutino Florianópolis
http://ejamcentrofloripa.blogspot.com/

Blog da Educação de Joven e Adultos do Município de Fpolis
http://www.nucleosejafloripa.blogspot.com/

Educação Continuada - Prefeitura Municipal de Florianópolis
http://www.pmf.sc.gov.br/educa/ed_continuada.htm

Educação de Jovens e Adultos - MEC
http://portal.mec.gov.br/secad/index.php?option=content&task=view&id=116&Itemid=248

Proposta Curricular de Geografia - IIº Segmento - MEC
http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/propostacurricular/segundosegmento/vol2_geografia.pdf

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) http://encceja.inep.gov.br/index.php?option=com_frontpage&Itemid=1

CEE - Conselho Estadual de Educação
Legislação > Educação Básica > Educação de Jovens e Adultos
http://www.cee.sc.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=59&Itemid=70

Fóruns EJAs Brasil
http://www.forumeja.org.br/enejas/

Legislação
http://portal.mec.gov.br/secad/index.php?option=content&task=view&id=123

O Velho Chico!

Recebi esse texto do meu amigo Luciano Cabral por email, como achei muito especial o relato sobre a importância do Rio São Francisco, pedi sua permissão para divulgar no meu blog.
A mesma sensibilidade e informalidade na escrita podemos desenvolver com nossos alunos, partindo de seus sentimentos em relação a um tema proposto.
Parabéns Luciano!
Roberta - Geoprofessora




O Velho Chico... !!!

Vou contar um pouco do "Velho Chico", senhor com décadas de existência, que há muito vêm lutando pela sua sobrevivência!!!

Isso mesmo! Com descaso de todos. Mas, hoje, como o velho Chico tem o "sangue" que pode salvar muitas vidas. Este sangue, tipo raro hoje no nordeste, é a água. Mas, como todos sabem, para se doar sangue é preciso estar dentro das especificações de normalidade. Como sabemos, hoje, o Chico está se alimentando mal, tomando muita água salgada, caindo seus poucos cabelos que restam, ou seja, sendo arrancados. Ele está morrendo, gente!

É preciso salvar este senhor para que ele venha ajudar a muitos que precisam do seu sangue. É preciso, como todas as pessoas de idade avançada, ter alguns cuidados médicos. O velho precisa de um bom nutricionista, clínico geral e também de pessoas caridosas. Sem uma boa alimentação, ele não terá condições de se recuperar e é de suma importância recuperá-lo.

Nosso país tem a má fama de tratar com descaso os idosos. Mas, muitas pessoas estão precisando do Velho Chico. Entretanto, alguns estão usando esta falta de sangue (H2O) com fins eleitorais, já que, o ano que vem, é ano de eleições. Gente, o Velho Chico é muito maior que todos nós. Devemos fazer com que ele tenha melhores condições de sobrevivência, pois só assim teremos a doação dele por muitas décadas.

Sei que muitos choram, sofrem juntos com o Chico, mas se retirarmos o sangue dele da forma que pretendemos, a tendência é ver a morte do Velho Chico. Sei que muitos estão sofrendo, mas o Chico também está. O Chico está sendo morto. S.O.S. ele pede no seu leito. Ele está gritando com esta doença terminal. Mas existe um fio de esperança (só depende de nós) e de uma ação conjunta.

O Chico pede socorro. Quando vi pela primeira vez o Velho Chico, foi emocionante. Aquele lindo senhor de idade, forte. Ele nem precisou falar, bastava olhar para ele. Como era forte, potente. Parecia um sonho. Quando o vi pela última vez, era desumano. Ele agonizava pedindo "me salva". E, assim, chorei junto com o Velho Chico. Vi um senhor de idade pedindo socorro. "Ajuda-me. Eu não quero muito, só viver com dignidade e ajudar meus irmãos nordestinos".

Luciano Cabral

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Secretária Eletrônica para as Escolas!

recebi por uma email de minha amiga Elizabeth, vale a pena ser repassado:


Secretária Eletrônica para as Escolas!

Dizer a verdade também dá processo?????????
Esta é a mensagem que os professores de uma escola da Califórnia decidiram gravar na secretária eletrônica da escola.
A escola adotou que exige dos alunos e dos pais responsabilidade pelas faltas dos estudantes e pelo trabalho de casa.
A escola e os professores estão sendo processados por pais que querem que seus filhos sejam aprovados mesmo com muitas faltas e sem fazer os trabalhos escolares.



AQUI VAI A MENSAGEM GRAVADA:

"Olá! Para podermos ajudá-lo, por favor ouça todas as opções:
- Para mentir sobre o motivo das faltas do seu filho - tecla 1
- Para dar uma desculpa para seu filho não ter feito o trabalho de casa -
tecla 2
- Para se queixar sobre o que nós fazemos - tecla 3
- Para insultar os professores - tecla 4
- Para saber por que não foi informado sobre o que consta no boletim do seu filho ou em diversos documentos que lhe enviámos - tecla 5
- Se quiser que criemos o seu filho -
tecla 6
- Se quiser agarrar, esbofetear ou agredir alguém - tecla 7
- Para pedir um professor novo, pela terceira vez este ano -
tecla 8
- Para se queixar do transporte escolar -
tecla 9
- Para se queixar da alimentação fornecida pela escola - tecla 0
- Se você já compreendeu que este é o mundo real e que seu filho deve ser responsabilizado pelo próprio comportamento, pelo seu trabalho na aula, pelas tarefas de casa, e que a culpa da falta de esforço do seu filho não é culpa do professor, desligue e tenha um bom dia! "