Educação de Jovens e Adultos
Há um intenso movimento de jovens e adultos voltando à sala de aula. Quem não teve oportunidade de estudar na idade apropriada, ou que por algum motivo abandonou a escola antes de terminar a Educação Básica, está procurando as instituições de ensino para completar seus estudos. Aqueles que não sabem ler e escrever pretendem ser alfabetizados. Os que já têm essas habilidades desejam adquirir outros saberes e diploma, naturalmente para que tenham chances no concorrido mercado de trabalho e sintam-se cidadãos responsáveis pelos destinos do país.
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." (Paulo Freire)
Segmento de Ensino
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é o segmento de ensino da rede escolar pública brasileira que recebe os jovens e adultos que não completaram os anos da Educação Básica em idade apropriada e querem voltar a estudar. No início dos anos 90, o segmento da EJA passou a incluir também as classes de alfabetização inicial.
O segmento é regulamentado pelo artigo 37 da lei nº 9394 de 20 de Dezembro de 1996 (LDB). É um dos segmentos da Educação Básica que recebem repasse de verbas do Fundeb.
O segmento é regulamentado pelo artigo 37 da lei nº 9394 de 20 de Dezembro de 1996 (LDB). É um dos segmentos da Educação Básica que recebem repasse de verbas do Fundeb.
"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca,
não aprendo nem ensino.( Paulo Freire )
O que um professor de EJA precisa saber?
- Valorizar os conhecimentos do aluno, ouvir suas experiências e suposições e relacionar essa sabedoria aos conceitos teóricos.
- Dialogar sempre, com linguagem e tratamento adequado ao público.
- Perguntar o que os estudantes sabem sobre o conteúdo e a opinião deles a respeito dos temas antes de abordá-los cientificamente. Dessa forma, o educador mostra que eles sabem, mesmo sem se dar conta disso.
- Compreender que educar jovens e adultos é um ato político e, para isso, ele deve saber estimular o exercício da cidadania.
Para atender bem a turma
- Identifique quem são e o que fazem seus alunos antes de começar o trabalho pedagógico.
- Disponha mesas e cadeiras de forma a facilitar o diálogo.
- Identifique a sala como local onde estudam jovens e adultos, colocando o nome na porta ou trabalhos expostos nas paredes.
- Contextualize novas informações e estabeleça relações com o cotidiano.
Valorize as habilidades dos estudantes, sua profissão e produções. - Elogie a capacidade de pensar e construir idéias, principalmente quando alguém demonstrar que se sente incapaz ou inseguro.
- Mantenha a turma atenta usando o diálogo e debates, voz firme e em volume adequado e, ao escrever no quadro-negro, use letras grandes.
- Conte a história das descobertas matemáticas e científicas, relacione a atividade proposta com sua aplicação no cotidiano e proponha leitura de temas pertinentes.
Links interessantes:
Blog do EJA Centro Matutino Florianópolis
http://ejamcentrofloripa.blogspot.com/
Blog da Educação de Joven e Adultos do Município de Fpolis
http://www.nucleosejafloripa.blogspot.com/
Educação Continuada - Prefeitura Municipal de Florianópolis
http://www.pmf.sc.gov.br/educa/ed_continuada.htm
Educação de Jovens e Adultos - MEC
http://portal.mec.gov.br/secad/index.php?option=content&task=view&id=116&Itemid=248
Proposta Curricular de Geografia - IIº Segmento - MEC
http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/propostacurricular/segundosegmento/vol2_geografia.pdf
Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) http://encceja.inep.gov.br/index.php?option=com_frontpage&Itemid=1
CEE - Conselho Estadual de Educação
Legislação > Educação Básica > Educação de Jovens e Adultos
http://www.cee.sc.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=59&Itemid=70
Fóruns EJAs Brasil
http://www.forumeja.org.br/enejas/
Legislação
http://portal.mec.gov.br/secad/index.php?option=content&task=view&id=123