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segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
FELIZ 2011!
Ásia, Europa, Oceania, Regiões Polares e Fatores Climáticos
Série: 9º ano
Atividade: algumas atividades realizadas neste ano.
Revisão: Ásia, Europa, Oceania e Regiões Polares
[REVISÃO]
Oceania e Regiões Polares
[arquivo]
ÁSIA
03/10/10
Slides: [Ásia Central]
23/09/10
Grupo e datas: Trabalho sobre as Regiões da Ásia
REGIÕES – ÁSIA – ASPECTOS SÓCIO-ECONÔMICO | ||
REGIÃO | ALUNOS | DATA DE APRESENTAÇÃO |
Ásia Setentrional | Fernanda, Barbar C., Thuani | 27/09/10 |
Ásia Central | Profª Roberta | 27/09/10 |
Ásia Meridional | Marcelo, Luiz, João | 29/09/10 |
Oriente Médio | Matheus, Renan, Jonathan, Audi | 29/09/10 |
Sudeste Asiático | Lucas, Leonardo, Victor V, Victor H. | 30/09/10 |
Extremo Oriente | Marcelly, Gabriela, Barbara E. | 30/09/10 |
13/09/10
Trabalho sobre as Regiões da Ásia
Modelo: de apresentação no PowerPoint [fiquem a vontade para alterar cores, fonte e o layout]:
Recurso: O trabalho pode ser apresentado no powerpoint, em cartazes, em formato de painel informativo, através de um vídeo ou outro recurso.
Conteúdo: Localização, aspectos Gerais, Música, Cidades, Economia, População, Cultura, Religião, Atualidades, Referências.
Avaliação: nota pelo recurso utilizado na apresentação e nota individual pela apresentação.
06/09/10
Estudo dirigido: Ásia - Aspectos Naturais
Estudo dirigido para Avaliação do dia 09/09/10
- Cite as principais características do continente asiático em relação a sua localização e extensão na superfície terrestre.
- Quais os principais tipos de relevo da Ásia e a localização destes?
- Qual é o pico mais alto da Ásia e qual a sua altura?
- Qual é o ponto de maior depressão absoluta na Ásia?
- Quais os principais rios da Ásia e a planície que estes se localizam?
- O que é o Círculo do Fogo? E qual a sua influencia na Ásia?
- Cite o nome e as suas respectivas características das vertentes asiáticas?
28/08/10
Slide: Fatores Climáticos
Resumo: Fatores Climáticos
Energia e Hidrosfera
Série: 1º ano do EM
Atividade: algumas atividades realizadas neste ano.
07/12/10
Recuperação Anual
v Hidrografia
- Bacia Hidrográfica e suas partes
- Principais rios de cada continente
v População
- Indicadores demográficos
- População absoluta (populoso) e população relativa (povoado)
- Pirâmide Etária
- Teorias de crescimento populacional
v Urbanização
- Rede Urbana e Hierarquia Urbana
- Região Metropolitana
v Energia
- Classificação dos recursos naturais
- Situação do Brasil em relação a sua matriz energética
v Industrialização
- Fatores locacionais das indústrias
- Tipos de indústrias
- Industrialização das regiões subdesenvolvidas
v Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
v DIT – Divisão Internacional do Trabalho
ENERGIA
02/12/10
Atividades atrasadas:
- 2 questões
- tabela energia
2 questões:
01) Como você explicaria as opções do Brasil em relação as escolhas de sua matriz energética visando preservação ambiental e crescimento econômico?
02) Comente sobre o documentário " A História das Coisas" em relação a sua abordagem sobre recursos naturais.
Tabela: Energia:
[arquivo]
Hidrosfera
08/11/10
Gabarito: Prova - População
- discursiva
- E
- B
- C
- D
- B
- A
- A
- ANULADA
- B
- B
- D
- D
- discursiva
- discursiva
16/09/10
Atividade Extra: Para os que não fizeram atividades anteriores!
01. Faça um comentário com embasamento teórico (OPET pág. 23 e outras fontes) sobre a relação "pobreza de água" e "pobreza nos países subdesenvolvidos".
02. Elabore um glossário a partir dos termos citados na figura abaixo:
(um conceito de cada parte do relevo submarino destacado na imagem)
- Atvidades iguais serão anuladas.
- Cite as referências.
- Capriche para recuperar as atividades extras perdidas!
12/09/10
Gabarito: Exercício OPET Hidrosfera
- D
- D
- A
- A
- D
- E
- C
- B
- C
- B
- B
- C
- E
- D
- B
- D
- A
- D
- B
- C
- No Oriente Médio, por exemplo, os rios Tigres e Eufrates nascem na Turquia e percorrem todo o Irague. Este jamais aceitará o represamento das águas desses rios pela Turquia para desenvolver projetos de irrigação ou outros quaisquer, pois isso acarretará a diminuição do volume das águas no trecho em que ele passa pelo território iraquiano.
- Os oceanos são um dos principais elementos reguladores e reponaveis pela climatologia do planeta; abrigam um grande potencial alimentar; absorvem grande parte da energia solar e depois a redistribuem para a atmosfera, entre outros fatores. Por meio de estudos o ser humano poderá ter maior conhcecimento desses dois espaços e utilizar melhor as suas riquezas.
- A agricultura e a pecuária juntas utilizam dois terços da água doce disponível no mundo. O aumento do consumo da carne em escala mundial, vem acelerando o dispêndio de água, pois ela é imprescindível da criação ao abate dos animais.
- São movimentos reguladores e periódicos de subida e descida das águas que ocorrem diariamente e num mesmo lugar. Acredita-se serem causados pela atração que a Lua e o Sol exercem sobre as massas líquida da Terra.
- As correntes marítimas influem no clima dos locais por onde passam podendo amenizar a temperatura (caso das correntes quentes) ou tornar o clima mais rigoroso (correntes frias). Influem também na umidade e nas precipitações, podendo estar relacionadas à formação de áreas desérticas. São muito importantes do ponto de vista econômico, pois as principais áreas pesqueiras do mundo se localizam em locais de encontro entre correntes frias e quentes.
06/09/10
Atividade Extra 4: Mapa das principais bacias hidrográficas
Atividade iniciada em sala (01/09/10) será a nossa quarta atividade extra a ser entregue na próxima aula (08/09/10).
Quem precisar de mapa é só copiar do link abaixo:
http://geoprofessora.blogspot.com/2010/09/mapa-mundi-mudo.html
28/08/10
Resumo: Bacias hidrográficas mundiais
http://www.4shared.com/document/CG4SHU4I/Resumo_principais_bacias_hidro.html
26/08/10
Atividade Extra 3: Água Virtual
Responda: O que é Água Virtual?
Cite exemplos e as referências utilizadas.
Atividade iguais serão desconsideradas!
19/08/10
Atvidade Extra 2: Conhecendo as partes de um Rio!
Numa folha branca, criar um desenho esquemático de uma bacia hidrográfica localizando os termos abaixo:
NASCENTE (OU CABECEIRA)
LEITO
RIO PRINCIPAL
AFLUENTE
SUBALFUENTE
TALVEGUE
FOZ (DELTA, ESTUÁRIO OU MISTA)
MEANDROS
DIVISOR DE ÁGUAS
VERTENTE
PRAIA FLUVIAL (OU BANCOS)
MARGEM DIREITA
MARGEM ESQUERDA
MONTANTE
JUSANTE
ALTO CURSO
MÉDIO CURSO
BAIXO CURSO
REGIME (PLUVIAL, NIVAL OU MISTA)
13/08/10
Atividade Extra 1: Disponibilidade de Água
Faça um comentário sobre a frase:
"O esgotamento das reservas de água do planeta não é causado por fatores naturais, mas pelo mau gerenciamento das fontes e de seu uso".
Atualidades: Vestibulares + Enem. O Líquido mais precioso. p.194
Entregar na próxima aula.
Pode ser digitado ou manuscrito.
Brasil Agrário-Urbano
Série: 2º ano EM
Atividade: Alguns exercícios e trabalhos realizados este ano.
ESPAÇO RURAL E ESPAÇO URBANO NO BRASIL
v Brasil: do Rural para o Urbano
v Brasil Urbano
v Brasil Rural
v Meio Ambiente brasileiro
v Recursos Naturais
- Potencialidades e situação do Brasil em relação a sua matriz energética
- Extrativismo mineral e vegetal
v Meios de transportes
v Meios de comunicação
v Globalização
v MERCOSUL
v Revoluções Industriais
28/11/10
[slide]
BRASIL: do Rural para o Urbano
Entrega: 13/09
**Individual**
**Conceitos iguais serão anulados**
01. Elabore um resumo conceitual, através de uma pequena definição, de cada termo abaixo (glossário):
m) Megalópole:
02. Quais as principais características em relação às transformações urbanas e industriais em cada período e governo no Brasil citado abaixo:
28/08/10
Slide: Brasil Rural-urbano
25/08/10
A atividade feita em sala está postada no link abaixo:
[algumas questões faltam gabarito, em breve finalizo!]
http://geoprofessora.blogspot.com/2010/08/atividade-brasil-agrario-urbano.html
Trabalho América do Sul
Série: 3º ano do EM
Atividade: Trabalho no PowerPoint e apresentação oral
Dicas: Sequencia didática realizada numa turma de terceirão este ano.
América do Sul
24/08/10
Argentina.ppt
Bolivia.ppt
Chile.ppt
Colombia.ppt
Guiana Francesa.ppt
Guiana.ppt
Ilhas Malvinas.ppt
Paraguai.ppt
Peru.ppt
Rep. Guiana.ppt
Uruguai.ppt
Venezuela.ppt
21/08/10
- Apresentação no PowerPoint sobre a hidrografia na América do Sul: http://www.4shared.com/document/lkbVfDom/AMRICA_DO_SUL_hidrografia.html
- Informações sobre os países da América do Sul: http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1694u79.jhtm
13/08/10
- Pesquisar notícias recentes referente ao seu país da América do Sul (o mesmo do Trabalho), em jornais, noticiários, revistas, etc;
- Imprimir ou xerocar a notícia, com referência; caso tenha sido um noticiário da TV, colocar o horário e dados correspondentes;
- Fazer um comentário manuscrito, com suas palavras, sobre esta notícia;
- Entregar na próxima aula, a notícia e o comentário;
- Lembrando: essas atividades extras serão somadas e formarão uma nota do 3º bimestre.
[slide]
Dicas: [Imagens abaixo]
Atividade de Paisagem e Vegetação Brasileira
http://contando-nossa-historia.blogspot.com/
Mapa Tátil de Vegetação do Brasil
http://www.labtate.ufsc.br/
Mapa Mudo da Vegetação Brasileira (com divisão política também)
http://www.smartkids.com.br/desenhos-para-colorir/mapa-brasil-vegetacao.html
sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
Recuperação Anual - 8º ano
Conteúdo: Revisão para Recuperação Anual
Série: 8º ano
Atividade: Lista de Exercício
QUESTÕES – Estudo Dirigido para a Avaliação de Recuperação Anual - 8º ano
1. Por que o continente americano apresenta grande diversidade climática e paisagística?
2. Quais as formas de Regionalização da América?
3. Quais critérios são utilizados na divisão: América Latina e América Anglo-saxônica?
4. Na subdivisão do continente americano em América Central, América do Sul e América do Norte, quais aspectos são levados em consideração?
5. Imagens e situações do filme “Diários de Motocicleta” sobre a América Latina em relação as desigualdades socioeconômicas, diversidades paisagísticas e a riqueza cultural de civilizações pré-colombianas.
6. Como aconteceu a Formação Territorial dos Estados Unidos? A partir de quantas e quais colônias?
7. Quais as diferenças nas colônias de exploração e nas colônias de povoamento?
8. Como se deu a expansão territorial dos Estados Unidos?
9. O que são os Belts? E de que forma a economia norte-americana está regionalizada?
10. Quais a principais características da economia norte-americana?
11. Qual a diferença nos termos: Americano, norte-americano e estadunidense?
12. Quais povos colonizaram o Canadá?
13. Quais as principais características da população canadense e sua distribuição no território canadense?
14. Quais as principais características sociais e de qualidade de vida dos canadenses?
15. Em relação ao uso da terra do Canadá, quais as principais atividades econômicas e naturais?
16. Qual peculiaridade a província de Quebec possui em relação ao restante do país?
17. O México faz parte de qual(is) subdivisão da América?
18. Na constituição do México, muitas terras foram anexadas pelos Estados Unidos. Quais destes territórios tornaram-se os estados norte-americanos atuais?
19. - Relação Estados Unidos e México (anexação de terras, fronteiras sociais)
20. Quais as características atuais da população mexicana? E qual a relação destes problemas sociais com a formação e colonização deste país.
21. Quais os países da América Central que fazem parte da América Central Continental e América Central Insular?
22. Quais as características naturais dos países da América Central?
23. Como é a Regionalização dos países sul-americanos?
24. Quais são os Países sul-americanos e suas respectivas capitais?
25. Quais os Aspectos naturais da África, em relação aos seus Limites, Relevo, Rios, Clima e vegetação?
26. Como é a Regionalização do continente Africano? E quais as principais características da África do Norte e África Subsaariana?
27. Qual a relação da Colonização da África nos aspectos atuais em termos sociais e econômicos, identidades e fronteiras de países africanos.