Visitantes

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Atividade: Brasil Agrário-Urbano

Atividade: Brasil Agrário-Urbano

Conteúdo:
Formação Territorial Brasileira, Brasil Agrário-Urbano, Industrialização Brasileira
Série: 2º Ano do EnsinoMédio

[Algumas questões faltam gabarito... em construção!]


01. Caracterize a estrutura agrária e as relações de trabalho no território brasileiro até 1930.

Estrutura agrária: inicialmente plantantion, latifúndio, monocultura, agroexportadora.

Relações de trabalho: exploração de mão-de obra indígena, escravidão de mão-de-obra africana, posteriormente trabalhadores assalariados imigrantes

02. No que se refere ao espaço rural no Brasil, assinale a opção correta.

a) A revalorização do espaço rural como lugar para se trabalhar e para se viver, uma das recentes transformações ocorridas no campo, não se relaciona diretamente com as demandas pela terra e com os assentamentos rurais.

b) O Programa de Apoio à Agricultura Familiar (PRONAF), ao fragmentar o espaço rural, provocou a redução da produtividade agrícola e, como conseqüência, a redução da oferta de alimentos nas cidades de pequeno e médio porte.

c) Na primeira metade do século XX, o espaço rural brasileiro caracterizou-se pelas grandes plantações cafeeiras, a que se seguiu a agricultura familiar com sua pluriatividade e o processo de modernização da base técnica na agropecuária, que caracterizou o final do século.

d) A pluriatividade, realidade da nova concepção de espaço rural adotada pelo agronegócio, ainda não se incorporou à agricultura familiar, baseada na agricultura de subsistência

e) Historicamente, as políticas públicas, visando à exportação, privilegiaram a agricultura de larga escala, o que forçou o processo de modernização da agropecuária e contribuiu para o êxodo rural.

03. (UFSC/2004) Apenas em dois momentos específicos da história, no ciclo do açúcar e no do café, o Brasil controlou amplamente o comércio global de um produto agrícola como acontece agora com o mercado mundial de laranja. De acordo com os números mais recentes, 70% do suco consumido no mundo é plantado ou industrializado por brasileiros. (VEJA, nº- 19, ano 36, p. 39, 14 maio 2003).


Considere o texto acima e os conhecimentos acerca da produção agrícola brasileira, assinalando a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01) A produção mundial de laranjas está geograficamente concentrada nos estados de São Paulo, no Brasil e da Flórida, nos Estados Unidos.

02) O texto exagera porque o suco de laranja nem sequer aparece no ranking dos principais produtos da balança

de exportações brasileiras.

04) A laranja brasileira é competitiva no mercado internacional porque seu cultivo é beneficiado por condições naturais e por uma política agrária que privilegia o pequeno produtor rural.

08) Os ciclos do açúcar e do café, citados no texto, correspondem aos períodos históricos em que esses produtos sobressaíam como a maior riqueza agrícola do país.

16) O suco de laranja brasileiro é destaque mundial porque possui um preço competitivo devido à produtividade elevada e ao protecionismo dos países compradores.

Desde o período colonial a agricultura brasileira privilegia o sistema de plantations, caracterizado pelo latifúndio, pela monocultura de exportação e pela mão-de-obra abundante e barata. Ao longo desse período, o Brasil sempre se destacou no cenário mundial como principal produtor de algum produto tropical, com destaque para a cana- -de-açúcar e o café. Hoje, mesmo industrializado, o Brasil continua se sobressaindo como grande exportador de produtos primários, sendo um dos mais importantes produtores de laranja do mundo (produção concentrada no fértil solo de terra-roxa no interior do estado de São Paulo), tendo como principal concorrente a região da Flórida, no sudeste dos Estados Unidos. A vantagem que o Brasil oferece são os melhores preços, em geral devido ao baixo custo da mão-de-obra.



04. Quais foram as conseqüências da Crise de 1929 para o Brasil?



05. O primeiro surto industrial brasileiro ocorreu a partir da segunda metade do século XIX, quando o país encontrava-se no auge da cafeicultura. Cite e caracterize os fatores que contribuíram para o inicio das atividades industriais no Brasil:



06. Caracterize a industrialização brasileira:

Tardia, Substituição de Importações.

07. A partir de que momento e com que características o Brasil ingressou na modernidade, e passou a ser caracterizado como país urbano industrial?


08. (ENEM 2009) 26. A mais profunda objeção que se faz à ideia da criação de uma cidade, como Brasília, é que o seu desenvolvimento não poderá jamais ser natural. É uma objeção muito séria, pois provém de uma concepção de vida fundamental: a de que a atividade social e cultural não pode ser uma construção. Esquecem-se, porém, aqueles que fazem tal crítica, que o Brasil, como praticamente toda a América, é criação do homem ocidental.

PEDROSA, M. Utopia: obra de arte. Vis – Revista do Programa de Pós-graduação em Arte (UnB),

Vol. 5, n. 1, 2006 (adaptado).


As idéias apontadas no texto estão em oposição, porque:

a) a cultura dos povos é reduzida a exemplos esquemáticos que não encontram respaldo na história do Brasil ou da América.
b) as cidades, na primeira afirmação, têm um papel mais fraco na vida social, enquanto a América é mostrada como um exemplo a ser evitado.
c) a objeção inicial, de que as cidades não podem ser inventadas, é negada logo em seguida pelo exemplo utópico da colonização da América.
d) a concepção fundamental da primeira afirmação defende a construção de cidades e a segunda mostra, historicamente, que essa estratégia acarretou sérios problemas.
e) a primeira entende que as cidades devem ser organismos vivos, que nascem de forma espontânea, e a segunda mostra que há exemplos históricos que demonstram o contrário.



Nenhum comentário: