O que são hotspots?
São áreas de grande biodiversidade, mas sofrem grande risco de destruição. No mundo todo, existem 25 áreas classificadas como tal, especialmente na América Latina, no Sudeste Asiático e na África Subsaariana.
(FUVEST) Observe o mapa a seguir.
Fonte: www.biodiversityhotspots.org. Acessado em 12/07/2010. Adaptado.
Em 1988, o ecólogo inglês Norman Myers propôs a criação do conceito de hotspot com o objetivo de resolver um dos dilemas dos conservacionistas: quais são as áreas mais importantes onde se deve preservar a biodiversidade na Terra? Conforme Myers, umhotspot deve conter pelo menos 1.500 espécies endêmicas de plantas e haver perdido mais de ¾ da vegetação natural existente na área.
Sobre os dois hotspots em terras emersas, assinalados no mapa:
a) Identifique e explique as causas da existência do hotspot em território brasileiro.
b) Explique as causas da existência do hotspot na Ásia equatorial.
Resolução
a) Hotspots são áreas com elevada biodiversidade em estágio avançado de degradação; no Brasil, dois biomas foram classificados como hotspots: o cerrado e a mata Atlântica (circulada em negrito no mapa).
A mata Atlântica, desde o início da ocupação e do povoamento do território nacional, vem sofrendo um acelerado processo de desmatamento e perda da sua biodiversidade devido à exploração madeireira, à expansão agropecuária e à expansão urbano-industrial.
b) Na Ásia Equatorial (arquipélago da Indonésia, península da Malásia), temos o domínio da floresta tropical pluvial, similar à nossa floresta Amazônica, apresentando uma elevada biodiversidade, que vem sendo perdida, sobretudo, por meio do desmatamento, pelas queimadas e pela intensa exploração madeireira.
Fonte:
http://www.geografiaparatodos.com.br/index.php?pag=capitulo_8_climas_e_formacoes_vegetais_no_mundo
Informações interessantes sobre esse assunto:
http://marlivieira.blogspot.com.br/2012/10/hotspots-definicao-questao-ambiental-e.html
Informações interessantes sobre esse assunto:
http://marlivieira.blogspot.com.br/2012/10/hotspots-definicao-questao-ambiental-e.html