O Natal é mais do que nunca uma data especial, de vida, renovação e fé!
Visitantes
terça-feira, 23 de dezembro de 2008
Mensagem de Fim de Ano!
Mensagem de Fim de Ano!
2008/2009
Roberta - Geoprofessora
Feliz Natal!
O Natal é mais do que nunca uma data especial, de vida, renovação e fé!
O Natal é mais do que nunca uma data especial, de vida, renovação e fé!
Aproveite e comemore esse dia,
além dos presentes, do comércio e dos símbolos comerciais!
Viva-o na sua essência!
Vamos fazer em 2009:
Um Mundo Melhor!
Muita energia e alegria para fazermos desse próximo ano o melhor de nossas vidas!
seja em qualquer atividade, vamos nos superar!
E Fazer o melhor para nossa vida, aos nossos amigos e aos próximos!
FELIZ 2009!
ÓTIMAS FÉRIAS!
Ah e é claro:
Vamos descansar e relaxar nessas férias!
Recarregar nossas baterias!
Vamos nos divertir, curtir e realizar novas experências!
domingo, 23 de novembro de 2008
Você conhece a América Latina?
Diários de Motocileta:
Geografia da América Latina
Trajeto da Viagem:
Ponto de Vista: Blog da Vanesca
Um excelente filme que retrata as características físicas da América do Sul e ainda !!
Uma parte da vida de Ernesto Che Guevara, um dos maiores líderes revolucionários da América Latina.
Seu grande sonho, um América unida, sem diferenças econômicas, sem desigualdades sociais.
Melhor passagem do filme:
"Este é o muro dos Incas e este dos Incapazes" - referência aos muros feitos pelos povos Incas e Europeus!
Mostra de Conhecimento:
Mostra de trabalhos na Escola Albertina Krummel Maciel - 20/11/08.
Dicas de Atividades:
- Passe os pontos citados no filme, cidades, lugares e países e peça aos alunos representarem no mapa o trajeto da viajem;
- Pedir aos alunos desenharem as cenas e situações do filme que mais lhe chamaram a atenção; Depois cada um socializa à turma e comenta sobre o seu trabalho;
- Refletir sobre as condições sociais, econômicas e de saúde da América Latina neste momento do filme (1952); será que persistem até hoje assim;
- Que fatores vistos e vividos por Ernesto e Alberto que motivaram um estudante de medicina a se tornar um revolucionário (Che Guevara).
- O que é a América Latina?
- Quem foi Che Guevara?
Cenas do filme:
sábado, 22 de novembro de 2008
Feira do Conhecimento!
Mostra de trabalhos na Escola Albertina Krummel Maciel - 20/11/08.
A mostra de trabalhos foi de temas livres e escolhidos pelos alunos.
Os trabalhos abaixo foram dos alunos da 8ª série que optaram a apresentar trabalhos na disciplinas de Geografia.
Pontos a serem refletidos nessas atividades:
- Cobrar colaboração e responsabilidades de alunos e professores durante trabalhos diferenciados como este;
- Os alunos deveriam ser avaliados também com notas, não só pela disciplina que escolheu apresentar o trabalho, mas principalmente pelo conhecimento, iniciativa e criatividade;
- Os professores também deveriam encarar a atividade como momento dos alunos mostrarem seus trabalhos, e não levar pelo lado competitivo ou pela vaidade... o que infelizmente ocorreu...
Parabéns:
Os trabalhos abaixo são dos alunos da 8ª série que estão de Parabéns: Amanda, Rixieli, Deise, Letícia, Melissa, Luis Gustavo, Gustavo, Bruna Purcina. E mais uma vez descupas pela não-cooperação e egoísmo de outros professores neste dia.
(se esqueci de alguém me avisem =D) Monte Everest
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
20 de novembro: data maior da negritude brasileira
Dia da Consciência Negra
Atividades:
- Ressaltar a diversidade étnica e cultural do nosso país,
- Valorização da cultura negra
- Não falar só de escravidão, falta de oportunidades, desigualdades socias..
- Trabalhar as contribuições e invenções de negros que estão presentes até hoje no nosso dia-dia.
- Quando falamos de negros lembramos de escravidão, heranças na culínária, música e cultura, porém nunca vizualizamos uma pessoa, personalidades negras.
20 de novembro, data maior da negritude brasileira
Graças ao renascimento dos movimentos negros a partir da década de 70, o centenário da abolição em 1988 representou um momento de reflexão crítica, e não mais uma celebração ufanista.
“Eles [os movimentos negros a partir da década de 70] conseguiram emplacar como a data maior da negritude brasileira, não a data da Lei Áurea, mas a da morte de Zumbi, o líder do quilombo dos Palmares. O 20 de Novembro ressignificou o calendário nacional, ganhando adeptos além das hostes negras. Por outro lado, no curso de uma geração, pode-se perceber um importante movimento de descolonização das mentes dos negros, que hoje assumem com mais orgulho sua cor e suas origens”.
“(...) Se o Brasil aprendeu a não ter vergonha do lado negro de sua cultura, se o samba virou símbolo de identidade nacional, não aconteceu, em paralelo, um esforço do País em promover social e economicamente seus cidadãos negros e mestiços. Repetidas avaliações dos indicadores sociais demonstram que pretos e pardos — as categorias que o censo identifica como afro-descendentes — estão defasados em relação aos brancos nos índices de distribuição de renda, emprego, educação e saúde.”
"O racismo, então, permanece um fenômeno arraigado na sociedade brasileira. (...) A imensa maioria negra permanece "em seu lugar". São raros os rostos negros nos altos escalões do poder político e econômico. (...) Nos poderes executivos, a situação é ainda mais crítica."
"Não é que não tenhamos experimentado progresso. O problema é que os negros têm progredido menos. Têm hoje mais escolaridade do que há 30 anos, mas continuam tendo menos que os brancos. Alcançaram posições mais altas na estrutura de trabalho, mas ganham menos do que os brancos em ocupações semelhantes".
"O discurso e o fenômeno da miscigenação não resolveu o problema racial brasileiro, e em grande medida até mascarou-o e, de alguma forma, agravou-o. (...) Talvez o dilema da nova era seja o de buscar o ponto em que mestiçagem e negritude se encontram para constituir uma força capaz de mudar a história. Temos potencial para isso no País, porque as relações entre negros, mestiços e brancos ainda não alcançaram um nível de conflito insuportável. Mas não há tempo a perder."
Este texto foi extraído do livro Brasil: 500 anos de povoamento /IBGE, 4° capítulo "A presença negra: encontros e conflitos" de João José Reis.
A publicação Brasil: 500 anos de povoamento oferece diversos elementos que permitem um melhor entendimento do verdadeiro "caldeirão étnico" que é o Brasil. Assim, partindo do processo de construção do território nacional, são examinados aspectos da história dos três grandes "povos" definidores da nossa Nação, a saber, os indíge-nas, portugueses e negros. A eles se juntaram, com o passar dos séculos, espanhóis, judeus, alemães, italianos, árabes e japoneses. Todos eles, e mais aqueles não incluídos na presente coletânea, imprimiram – e ainda imprimem – sua marca na formação de uma identidade nacional caracterizada, mais que por quaisquer outros elementos, pela unidade lingüística e integridade territorial.
Algumas invenções negras:
Sarah Boone; uma mulher negra, inventou a tábua de passar roupa.
Jan E. Matzelinger; um homem negro, inventou a máquina de colocar solas nos sapatos.
Lydia O. Newman; uma mulher negra, inventou a escova
Madame C. J. Walker inventou coisas para cuidar dos cabelos
Thomas W. Stewart; um homem negro, inventou o esfregão.
George T. Samon; um homem negro, inventou a secadora de roupas.
John Love; um homem negro, inventou o apontador de lápis
William Purvis; um homem negro, inventou a caneta-tinteiro
Lloyde P. Ray; um homem negro, inventou a pá de lixo.
Lee Burridge inventou a máquina de datilografia
W. A. Lovette; a prensa de impressão avançada.
A máquina de cortar grama foi inventada por um homem negro; John Burr.
Richard Spikes; um homem negro, inventou a mudança automática de marchas
Joseph Gammel; inventou o sistema de supercarga para os motores de combustão interna.
Garret A. Morgan; um homem negro, foi o inventor do semáforo.
John Standard; um homem negro, inventou a geladeira.
Alice Parker; uma mulher negra, inventou a fornalha de aquecimento.
Frederick Jones; um homem negro, inventou o ar condicionado.
o bonde elétrico; foi inventado por outro homem negro, Elbert R. Robinson.
Alexander Miles; foi o inventor do elevador.
Philip Downing; um homem negro, o inventor da caixa de correio
William Berry inventou a máquina de carimbo e de cancelamento postal.
Lewis Howard Latimer; um homem negro, inventou o filamento de dentro da lâmpada elétrica.
Charles Drew; um cientista negro, encontrou uma forma para preservar e estocar o sangue, o que o levou a implantar o primeiro banco de sangue do mundo.
Dr. Daniel Hale Williams; um médico negro, que executou a primeira cirurgia aberta de coração.
Links:
Marcadores:
Consciência Negra,
Questões étnicas e culturais
quarta-feira, 19 de novembro de 2008
DIA DA BANDEIRA
DIA DA BANDEIRA
Atividade:
- Lembrar os nossos símbolos pátrios,
- Significados das cores desses símbolos,
- Patrotismo, em que momentos lembramos e ressaltamos nosso páis?
- O que é Pátria?
Símbolos Pátrios:
Imagens:
http://www.exercito.gov.br/Recrutinha/2002/19abr/pintar.htm
http://colorirdesenhos.com/desenhos/775-bandeira-brasil
http://tatiana-alfabetizacao.blogspot.com/2007_09_01_archive.html
http://www.katrix.com.br/
http://marmotasdaweb.blogspot.com/2007/11/dia-da-bandeira.html
domingo, 16 de novembro de 2008
Semana da Consciência Negra!
Quando falamos do Dia da Consciência Negra, lembramos de músicas, palavras, culinária, ritmos e instrumentos musicais. Porém nunca visualizamos pessoas! Esta reflexão vem no sentido de valorizar e conhecer as contribuições negras para a sociedade, e principalmente reforçar exemplos e modelos negros para nossos alunos.
A IMPORTÂNCIA DO NEGRO PARA A HUMANIDADE
Essa é a história de um garoto chamado Theo que acordou um dia e perguntou a sua mãe:
"Mãe, o que aconteceria se não existissem pessoas negras no mundo?"
Sua mãe pensou por um momento e então falou: "Filho, siga-me hoje e vamos ver como seria se não houvesse pessoas negras no mundo".
E, então, disse: "Agora vá se vestir e nós começaremos". Theo correu para seu quarto e colocou suas roupas e sapatos. Sua mãe deu uma olhada nele e disse: "Theo, onde estão seus sapatos? E suas roupas estão amassadas, filho, preciso passá-las".Mas quando ela procurou pela tábua de passar, ela não estava mais lá. Veja, Sarah Boone, uma mulher negra, inventou a tábua de passar roupa. E Jan E. Matzelinger, um homem negro, inventou a máquina de colocar solas nos sapatos
"Então... - ela falou - Por favor vá e faça algo em seu cabelo." Theo decidiu apenas escovar seu cabelo, mas a escova havia desaparecido. Veja, Lydia O. Newman, uma mulher negra, inventou a escova. Ora, essa foi uma visão... nada de sapatos, roupas amassadas, cabelos desarrumados. Mesmo o cabelo da mãe, sem as invenções para cuidar do cabelo feitas por Madame C. J. Walker... Bem, vocês podem vislumbrar.. .
A mãe disse a Theo: "Vamos fazer nossos trabalhos domésticos e, então, iremos ao mercado". A tarefa de Theo era varrer o chão. Ele varreu, varreu e varreu. Quando ele procurou pela pá de lixo, ela não estava lá. Lloyde P. Ray, um homem negro, inventou a pá de lixo. Ele decidiu, então, esfregar o chão, mas o esfregão tinha desaparecido. Thomas W. Stewart, um homem negro, inventou o esfregão. Theo gritou para sua mãe: "Não estou tendo nenhuma sorte!" Ela responde: "Bem, filho, deixe-me terminar de lavar estas roupas e prepararemos a lista do mercado". Quando a lavagem estava finalizada, ela foi colocar as roupas na secadora, mas ela não estava lá. Acontece que George T. Samon, um homem negro, inventou a secadora de roupas.
A mãe pediu a Theo que pegasse papel e lápis para fazerem a lista do mercado. Theo correu para buscá-los, mas percebeu que a ponta do lápis estava quebrada. Bem... ele estava sem sorte, porque John Love, um homem negro, inventou o apontador de lápis. A mãe procurou por uma caneta, mas ela não estava lá, porque William Purvis, um homem negro, inventou a caneta-tinteiro. Além disso, Lee Burridge inventou a máquina de datilografia e W. A. Lovette, a prensa de impressão avançada. Theo e sua mãe decidiram, então, ir direto para o mercado.
Ao abrir a porta, Theo percebeu que a grama estava muito alta. De fato, a máquina de cortar grama foi inventada por um homem negro, John Burr. Eles se dirigiram para o carro, mas notaram que ele simplesmente não sairia do lugar. Isso porque Richard Spikes, um homem negro, inventou a mudança automática de marchas e Joseph Gammel inventou o sistema de supercarga para os motores de combustão interna. Eles perceberam que os poucos carros que estavam circulando, batiam uns contra os outros, pois não havia sinais de trânsito. Garret A. Morgan, um homem negro, foi o inventor do semáforo.
Estava ficando tarde e eles, então, caminharam para o mercado, pegaram suas compras e voltaram para casa. Quando eles iriam guardar o leite, os ovos e a manteiga, eles notaram que a geladeira havia desaparecido. É que John Standard, um homem negro, inventou a geladeira. Colocaram, assim, as compras sobre o balcão.
A essa hora Theo começou a sentir bastante frio. Sua mãe foi ligar o aquecimento. Acontece que Alice Parker, uma mulher negra, inventou a fornalha de aquecimento. Mesmo no verão eles não teriam sorte, pois Frederick Jones, um homem negro, inventou o ar condicionado.
Já era quase a hora em que o pai de Theo costumava chegar em casa. Ele normalmente voltava de ônibus. Não havia, porém, nenhum ônibus, pois seu precursor, o bonde elétrico, foi inventado por outro homem negro, Elbert R. Robinson. Ele usualmente pegava o elevador para descer de seu escritório, no vigésimo andar do prédio, mas não havia nenhum elevador, porque um homem negro, Alexander Miles, foi o inventor do elevador. Ele costumava deixar a correspondência do escritório em uma caixa de correio próxima ao seu trabalho, mas ela não estava mais lá, uma vez que foi Philip Downing, um homem negro, o inventor da caixa de correio para a colocação de cartas e William Berry inventou a máquina de carimbo e de cancelamento postal.
Theo e sua mãe sentaram-se na mesa da cozinha com as mãos na cabeça. Quando o pai chegou, perguntou-lhes: "Por que vocês estão sentados no escuro?". A razão disso? Pois Lewis Howard Latimer, um homem negro, inventou o filamento de dentro da lâmpada elétrica. Theo havia aprendido rapidamente como seria o mundo se não existissem as pessoas negras. Isso para não mencionar o caso de que pudesse ficar doente e necessitar de sangue. Charles Drew, um cientista negro, encontrou uma forma para preservar e estocar o sangue, o que o levou a implantar o primeiro banco de sangue do mundo. E se um membro da família precisasse de uma cirurgia cardíaca? Isso não seria possível sem o Dr. Daniel Hale Williams, um médico negro, que executou a primeira cirurgia aberta de coração.
Então, se você um dia imaginar como Theo, onde estaríamos agora sem os Negros? Bem, é relativamente fácil de ver. Nós ainda estaríamos na ESCURIDÃO.
Fonte:
terça-feira, 11 de novembro de 2008
Já observou essa paisagem?
outra paisagem comum?
Publicidade (já antiga) da Akatu.org.br
Marcadores:
Desigualdades Socias,
Espaço Geográfico,
Paisagem
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
Trabalhos sobre América do Norte
Trabalhos sobre América do Norte
CEM Santa Terezinha - 7ª série - São José:
CEM Santa Terezinha - 7ª série - São José:
Cartazes e Maquetes
domingo, 9 de novembro de 2008
Aziz Nacib Ab'Sáber
Aziz Ab'Sáber
Aziz Nacib Ab'Sáber (São Luís do Paraitinga, 24 de outubro de 1924) é um geógrafo e professor universitário brasileiro.
É um dos mais respeitados geomorfologistas do Brasil, sendo o primeiro a classificar o território brasileiro em domínios morfoclimáticos e a desenvolver a teoria dos refúgios seguindo a linha de pensamento da teoria da evolução das espécies, do biólogo inglês Charles Darwin.
Professor-emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, professor-honorário do Instituto de Estudos Avançados da mesma universidade, Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia de 1999, concedido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, na categoria Ciências da Terra, Prêmio Jabuti de ciências humanas 2005, Presidente de Honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, é um intelectual engajado nas discussões sobre as questões ambientais no Brasil.
É um dos mais respeitados geomorfologistas do Brasil, sendo o primeiro a classificar o território brasileiro em domínios morfoclimáticos e a desenvolver a teoria dos refúgios seguindo a linha de pensamento da teoria da evolução das espécies, do biólogo inglês Charles Darwin.
Professor-emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, professor-honorário do Instituto de Estudos Avançados da mesma universidade, Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia de 1999, concedido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, na categoria Ciências da Terra, Prêmio Jabuti de ciências humanas 2005, Presidente de Honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, é um intelectual engajado nas discussões sobre as questões ambientais no Brasil.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Aziz_Ab'Saber
DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS E FITOGEOGRÁFICOS SULAMERICANOS
UDESC concede título Honoris Causa a Presidente da SBPC (ao geógrafo Aziz Ab´Sáber)
O renomado geógrafo receberá o título no dia 4 de novembro durante o Simpósio de Geografia da UDESC.
Aziz Ab´Sáber, geógrafo e professor emérito da Universidade de São Paulo(USP), receberá o título Honoris Causa no dia quatro de novembro, durante o 8° Simpósio de Geografia da UDESC. A cerimônia será no auditório da Escola Superior de Administração (ESAG), em Florianópolis, às 14horas. O homenageado é um dos mais respeitados e renomados geógrafos do Brasil. Publicou mais de 320 trabalhos, entre teses, análises, projetos e livros. O professor sempre manifestou interesse e apoio à criação e desenvolvimento de cursos de pós-graduação, lato sensu e stricto sensu, do Departamento de Geografia da UDESC. Recentemente, ele participou da aula inaugural conjunta do curso de graduação em geografia e do curso de mestrado Profissional em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Sócio-Ambiental. Aziz Nacib Ab´Sáber nasceu no dia 24 de outubro de 1924, em São Luís de Paraitinga,, São Paulo. Ingressou com 17 anos, na USP, instituição onde fez toda sua carreira acadêmica e profissional. Em 1956, concluiu o doutorado, e tornou-se professor-titular da USP no ano de 1968. O geógrafo concentra seus estudos na associação da geografia com a natureza, sendo o primeiro a classificar o território brasileiro em domínios morfoclimáticos, de acordo com as interações entre clima, relevo e vegetação. É um dos autores do “Projeto Floram”, de reflorestamento dos núcleos críticos das áreas devastadas em todo o Brasil, com espécies florestais nativas. Atualmente, é presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC. Este é o segundo título Honoris Causa concedido pela UDESC. O primeiro a receber a homenagem foi o professor Antonio Carlos Konder Reis, em 1994.
Aziz Ab´Sáber, geógrafo e professor emérito da Universidade de São Paulo(USP), receberá o título Honoris Causa no dia quatro de novembro, durante o 8° Simpósio de Geografia da UDESC. A cerimônia será no auditório da Escola Superior de Administração (ESAG), em Florianópolis, às 14horas. O homenageado é um dos mais respeitados e renomados geógrafos do Brasil. Publicou mais de 320 trabalhos, entre teses, análises, projetos e livros. O professor sempre manifestou interesse e apoio à criação e desenvolvimento de cursos de pós-graduação, lato sensu e stricto sensu, do Departamento de Geografia da UDESC. Recentemente, ele participou da aula inaugural conjunta do curso de graduação em geografia e do curso de mestrado Profissional em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Sócio-Ambiental. Aziz Nacib Ab´Sáber nasceu no dia 24 de outubro de 1924, em São Luís de Paraitinga,, São Paulo. Ingressou com 17 anos, na USP, instituição onde fez toda sua carreira acadêmica e profissional. Em 1956, concluiu o doutorado, e tornou-se professor-titular da USP no ano de 1968. O geógrafo concentra seus estudos na associação da geografia com a natureza, sendo o primeiro a classificar o território brasileiro em domínios morfoclimáticos, de acordo com as interações entre clima, relevo e vegetação. É um dos autores do “Projeto Floram”, de reflorestamento dos núcleos críticos das áreas devastadas em todo o Brasil, com espécies florestais nativas. Atualmente, é presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC. Este é o segundo título Honoris Causa concedido pela UDESC. O primeiro a receber a homenagem foi o professor Antonio Carlos Konder Reis, em 1994.
Aziz Nacib Ab'Sáber - SIMGEO 2008 - FAED/UDESC - Florianópolis/SC
Aziz Nacib Ab'Sáber - Ary, Patricia, Raphaela, Graziela e Roberta -
SIMGEO 2008 - FAED/UDESC - Florianópolis/SC
terça-feira, 4 de novembro de 2008
segunda-feira, 3 de novembro de 2008
Exercício: América do Norte
Atividade de Geografia – Canadá e México
01. No mapa estão representadas as capitais político-administrativas e as cidades de maior concentração populacional dos países A, B e C. Assinale a alternativa que apresenta os nomes dos três países, A, B e C, nesta ordem, e a característica comum às suas capitais político-administrativas.
(A) Estados Unidos, México e Canadá; as capitais são as cidades de maior concentração populacional desses países.
(B) Estados Unidos, México e Brasil; as capitais estão situadas à beira de lagos.
(C) Brasil, Estados Unidos e Canadá; as capitais são as cidades de maior concentração populacional desses países.
(D) Canadá, Estados Unidos e Brasil; as capitais não são as cidades de maior concentração populacional desses países.
(E) Canadá, Estados Unidos e Brasil; todas as capitais localizam-se na porção ocidental desses países.
(A) Estados Unidos, México e Canadá; as capitais são as cidades de maior concentração populacional desses países.
(B) Estados Unidos, México e Brasil; as capitais estão situadas à beira de lagos.
(C) Brasil, Estados Unidos e Canadá; as capitais são as cidades de maior concentração populacional desses países.
(D) Canadá, Estados Unidos e Brasil; as capitais não são as cidades de maior concentração populacional desses países.
(E) Canadá, Estados Unidos e Brasil; todas as capitais localizam-se na porção ocidental desses países.
02. Com relação ao NAFTA, assinale “V” para as alternativas verdadeiras e “F” para as falsas:
a. ( ) O NAFTA reúne os Estados Unidos, a Austrália e o México.
b. ( ) O NAFTA reúne os Estados Unidos, Groelândia, Alasca, México e Canadá.
c. ( ) O NAFTA reúne os Estados Unidos, o Canadá e o México.
03. Com relação a América do Norte e a América Anglo-saxônica, assinale “V” para as alternativas verdadeiras e “F” para as falsas:
a. ( ) Na América do Norte estão localizados o Canadá, México, Groenlândia (Dinamarca), Alasca (EUA), e os Estados Unidos da América.
b. ( ) Os países que fazem parte da América do Norte são: Canadá, México, Groenlândia (Dinamarca), Alasca (EUA), e os Estados Unidos da América.
c. ( ) Os países que fazem parte da América do Norte são: Canadá, México, e os Estados Unidos da América.
d. ( ) O México, o Canadá e os Estados Unidos formam a chamada América Anglo-Saxônica.
e. ( ) O Canadá e os Estados Unidos formam a chamada América Anglo-Saxônica.
a. ( ) O NAFTA reúne os Estados Unidos, a Austrália e o México.
b. ( ) O NAFTA reúne os Estados Unidos, Groelândia, Alasca, México e Canadá.
c. ( ) O NAFTA reúne os Estados Unidos, o Canadá e o México.
03. Com relação a América do Norte e a América Anglo-saxônica, assinale “V” para as alternativas verdadeiras e “F” para as falsas:
a. ( ) Na América do Norte estão localizados o Canadá, México, Groenlândia (Dinamarca), Alasca (EUA), e os Estados Unidos da América.
b. ( ) Os países que fazem parte da América do Norte são: Canadá, México, Groenlândia (Dinamarca), Alasca (EUA), e os Estados Unidos da América.
c. ( ) Os países que fazem parte da América do Norte são: Canadá, México, e os Estados Unidos da América.
d. ( ) O México, o Canadá e os Estados Unidos formam a chamada América Anglo-Saxônica.
e. ( ) O Canadá e os Estados Unidos formam a chamada América Anglo-Saxônica.
04. Observe o quadro abaixo e responda as questões, assinale “V” para as alternativas verdadeiras e “F” para as falsas: (Quadro - CEFET-MG-2003)
a. ( ) Em 2000/2001, a população total da América foi estimada em 400,907 milhões de habitantes.
b. ( ) Estados Unidos é o país mais populoso.
c. ( ) O México é o país com menor Produto Interno Bruto, População e PIB per capita.
d. ( ) Canadá é o país mais povoado, pois possui maior área e população.
e. ( ) Canadá possui a menor população, no entanto é o que possui a maior área territorial, logo é menos povoado.
a. ( ) Em 2000/2001, a população total da América foi estimada em 400,907 milhões de habitantes.
b. ( ) Estados Unidos é o país mais populoso.
c. ( ) O México é o país com menor Produto Interno Bruto, População e PIB per capita.
d. ( ) Canadá é o país mais povoado, pois possui maior área e população.
e. ( ) Canadá possui a menor população, no entanto é o que possui a maior área territorial, logo é menos povoado.
05. A posição geográfica é fator determinante nas características climáticas norte-americanas. Sendo assim o tipo climático dominante é:
a) Equatorial
b) Frio-Polar
c) Árido
d) Subtropical
e) Temperado
06. Relacione as frases com o país referente:
(1) México (2) Canadá (3) Estados Unidos
a. ( ) Sua cidade mais populosa é Toronto.
b. ( ) País mais ao norte da América do Norte.
c. ( ) Sua capital é Washington DC.
d. ( ) País mais ao sul da América Anglo-saxônica.
e. ( ) Na sua história fazem parte os povos astecas, colonização espanhola.
f. ( ) Os ingleses e franceses fazem parte de sua colonização, tanto que neste país o inglês e o francês são considerados línguas oficiais.
g. ( ) Sua capital é Otawa.
h. ( ) País mais ao sul da América do Norte.
i. ( ) Sua colonização começou com as Trezes Colônias inlgesas.
j. ( ) Sua cidade mais populosa é a sua capital, Cidade do México.
(1) México (2) Canadá (3) Estados Unidos
a. ( ) Sua cidade mais populosa é Toronto.
b. ( ) País mais ao norte da América do Norte.
c. ( ) Sua capital é Washington DC.
d. ( ) País mais ao sul da América Anglo-saxônica.
e. ( ) Na sua história fazem parte os povos astecas, colonização espanhola.
f. ( ) Os ingleses e franceses fazem parte de sua colonização, tanto que neste país o inglês e o francês são considerados línguas oficiais.
g. ( ) Sua capital é Otawa.
h. ( ) País mais ao sul da América do Norte.
i. ( ) Sua colonização começou com as Trezes Colônias inlgesas.
j. ( ) Sua cidade mais populosa é a sua capital, Cidade do México.
Marcadores:
América,
Estados Unidos - EUA/USA,
Exercícios
domingo, 2 de novembro de 2008
Filme: 10.000 A.C.
Filme: 10.000 A.C.
Conteúdo: Relação espaço-tempo, atividades humanas, técnicas e conhecimento, paisagem geográfica.
Roteiro de Atividades do Filme 10.000 A.C.
- Como os povos antigos realizavam a contagem de tempo?
- Quais os substratos climáticos e de vegetação presentes na filmografia?
- Quais as diferenças entre os povos coletores/caçadores para os povos sedentarizados?
- Que importante rio foi mostrado no filme?
- Segundo o filme, explique como foram construídas as Grandes Pirâmides?
- Quais as principais intervenções humasna produzidas naquele espaço?
- O que é pintura rupestre?
- Que deserto D'Leh atravessou com seus guerreiros?
Marcadores:
Exercícios,
Filmes Documentário e Curtas,
Tempo
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
Evolução: exemplo de sequências de idéias...
Evolução de idéias...
Teoria da evolução:
- Evolução, no ramo da biologia, é a mudança das características hereditárias de uma população de uma geração para outra. Este processo faz com que as populações de organismos mudem ao longo do tempo.
- Evolução é um processo de mudança, crescimento ou desenvolvimento, significa que os organismos se modificam com o passar do tempo, sendo que alguns tendem a desaparecer e serem substituídos por outros organismos que não existiam.
- O termo evolução vem do Latim evolutio que significa “desabrochamento” e até o século XVII foi utilizada para referir ao desenvolvimento embriológico. Desde o século XIX, o termo evolução foi utilizado como referência a evolução biológica e as mudanças nas características de vida e é referenciada na teoria de Charles Darwin, a chamada Seleção Natural, que é à base da biologia moderna.
- processo pelo qual os seres vivos se modificação genéticamente à medida que as gerações se sucedem numa população de seres vivos.
Links:
A proposta destas imagens
abaixo é trabalhar sequências de idéias.A partir de determinado
assunto, utilizar uma dessas figuras e escutar a opnião e interpretação dos
alunos.Também serve de exemplo
para eles criarem uma sequência evolutiva de algum assunto relacionado ao tema
da aula.
Vaidade, moda, estilos, opções sexuais:
Consumo, hábitos alimentares:
Consumo, hábitos alimentares:
Consumo:
Mudanças nas relações homem e meio:
Consumo, hábitos alimentares:
Consumo:
Mudanças nas relações homem e meio:
Meios de comunicação, ferramentas essenciais a vida humana:
Liderança, representações políticas:Questões bélicas, conflitos, interesses geopolíticos:
Personalidade, integridade do ser humano:
Imagens da internet.
Assinar:
Postagens (Atom)