Visitantes

terça-feira, 8 de julho de 2008

Cinco ou Seis Continentes?

ORIGEM DOS NOMES

DOS CONTINENTES

CONTINENTES ATUAIS:

Atualmente temos seis continentes: África, América, Antártida, Europa, Ásia e Oceania. Mas se considerarmos a Eurásia, temos cinco continentes.

  • África
  • América - dividida em América do Norte, America Central e América do Sul; ou também América Latina e América Setentrional
  • Antártida
  • Eurásia - dividida em Europa e Ásia
  • Oceania

DEFINIÇÕES DE CONTINENTE:

  • Continente é uma grande massa de terra contínua cercada pelas águas oceânicas.
  • Os continentes são rochas que se separaram por causa dos vulões e do manto que fica de baixo da terra.
  • Os continentes refere-se as partes emersas das Placas Tectônicas, ou seja, a parte das placas que ficam acima do nível dos oceanos.
  • Continentes: porções emersas das placas da crosta terrestre, limitadas pelos mares que ocupam porções relativas e dinâmicas, consti­tuídas principalmente de material siálico de origem controvertida.
  • Continente - cada uma das grandes extensões da superfície da Terra que apresenta características próprias.


SIGNIFICADOS DOS NOMES DOS CONTINENTES:

África, Ásia, Europa e Oceania são nomes emprestados de divindades gregas.

Europa, segundo a mitologia grega, foi uma ninfa muito bela que despertou os amores de Zeus, deus-rei do Olimpo. Arrebatado pela paixão, ele transformou-se em touro branco e raptou-a.

EUROPA
Na mitologia grega, Europa era uma princesa Fenícia raptada por Zeus que se tinha transformado num touro e levou-a para a ilha de Creta. Deste encontro nasceria o Minotauro (que viria a habitar o famoso labirinto onde devoraria os viajantes incautos).
Usualmente a origem do termo Europa é atribuída às palavras gregas eurys (largo) e ops (face), «face larga» portanto seria o significado literal do nome do continente.
Mas há também opiniões que lhe atribuem uma origem Semítica. O nome Europa seria oriundo da palavra Babilónica erebu (descer), uma vez que, do ponto de vista da Babilónia (actual Iraque), o sol põe-se do lado esquerdo, uma vez que o sol nasce a ocidente e se põe a oriente.


A Ásia e a Oceania não são continentes próximos apenas na geografia. As divindades que têm esse nome também são parentes. Oceano, o deus dos rios, deu origem à Oceama, e sua filha Asia, mãe das fontes e rios, ao continente de mesmo nome.

ÁSIA
A origem da palavra “Ásia” não é consensual mas é geralmente atribuída à palavra babilónica asu (sair ou subir), referindo-se ao sol. Uma vez que o sol nasce a oriente na perspectiva da Babilónia nasceria do lado do continente asiático.
Numa outra perspectiva o nome Ásia provém do nome dado pelos Gregos às planícies de Éfeso na Anatólia (a parte asiática da Turquia e que significa em Grego «nascer-do-sol») e mais tarde abarcou todas as terras para lá da região.
O termo "Ásia" foi recebido pela língua portuguesa através do latim, a partir do grego antigo Ασία. O primeiro registro do topônimo é encontrado em Heródoto: em cerca de 440 a.C., aquele historiador grego mencionava a uma divisão do mundo em três partes, cujos nomes referiam-se a personagens da mitologia grega: a Europa, em homenagem à ninfa oceânida ou à filha de Agenor; a Líbia (que é como os gregos antigos chamavam a África), em homenagem à mãe de Agenor; e a Ásia (Ασία), em homenagem a outra ninfa oceânida, mais conhecida como Clímene. À época, o termo Ásia servia para designar a atual Ásia Menor (Anatólia) ou, por oposição ao mundo grego ou egípcio, o Império Persa. O termo Ασία, por sua vez, pode ser derivado do acádio w)aṣû(m), que significa "subir", "sair", com respeito ao nascer do sol.
Outra explicação para a etimologia refere-se a Homero, que menciona na Ilíada um certo Asios, aliado dos troianos e filho de Hírtaco. O nome "Asios" proviria de Assuwa, uma confederação de Estados do século XIV a.C. localizada no oeste da Anatólia e cujo nome teria origem no hitita assu, que significa "bom".

OCEANIA
O nome do continente provém da latim Terra Australis Incognito (Terra desconhecida a Sul) e era a designação de uma mitológica terra situada a Sul imaginada pelos antigos Gregos. Quando James Cook «descobriu» a Austrália (já os aborígenes australianos lá tinham chegado milhares de anos antes e há ainda a possibilidade de os Portugueses terem antes de Cook chegado à ilha mas esses mapas perderam-se no Grande Terramoto de 1777) a ilha foi assim designada. O termo Oceania é geralmente empregue para designar o conjunto de todas as ilhas existentes na região e por vezes também para designar todas as 25 000 ilhas do Pacífico e provém do nome da divindade grega Oceanus, o grande «rio» que rodeava a terra conhecida pelos gregos. De Oceanus derivou a palavra oceano e a designação Oceania. A Oceania é um continente situado no hemisfério sul da Terra. Seu nome provém de Oceano, deus da mitologia grega cuja filha, Ásia, acabou por batizar o continente asiático.

ÁFRICA
África é uma deusa com porte oriental que carrega um chifre numa mão e um escorpião na outra. O nome África é de origem latina, uma vez que os romanos designavam a região norte do continente como Africorum terra (Terra dos Afri) (Afer singular, Afri plural). Essa era a província de África com capital na (mais tarde derrotada, pilhada e destruída) cidade de Cartago (actual Tunísia). Mas a origem do termo Afer é mais incerta:
• pode provir da palavra fenícia afar (pó), uma vez que foram os Fenícios que fundaram a cidade de Cartago (que viria a ser a Arqui-inimiga de Roma). Os Romanos desdenhosamente chamavam os seus inimigos cartaginenenses de Punii (Fenícios) e por isso se chamou Guerras Púnicas às 3 guerras entre Roma e Cartago que culminariam na destruição desta última;
• ou ser o nome da tribo berbére Afri, uma tribo nómada que vivia na região de Cartago;
• ou ainda da palavra latina aprica (solarengo)
Afri era o nome de vários povos que se fixaram perto de Cartago no Norte de África. O seu nome é geralmente relacionado com os fenícios como afar, que significa "poeira", embora uma teoria de 1981, tenha afirmado que o nome também deriva de uma palavra de berbere, ifri, palavra que significa "caverna", em referência à gruta onde residiam. No tempo dos romanos, Cartago passou a ser a capital da Província de África, que incluiu também a parte costeira da moderna Líbia. Os romanos utilizaram o sufixo "-ca" denotando "país ou território". Mais tarde, o reino muçulmano de Ifriqiya, actualmente Tunísia, também preservou o nome. Outras etimologias têm sido apontadas como originárias para a antiga denominação "África": No século I, o historiador judeu Flavius Josephus (Ant. 1.15) afirmou ter sido nomeado para Epher, neto de Abraão, segundo o Génesis (25:4), cujos descendentes, segundo ele, tinha invadido a Líbia. aprica, palavra latina que significa "ensolarados", mencionada por Isidoro de Sevilha (século VI), em Etymologiae XIV.5.2 aphrike, palavra grega que significa "sem frio". Esta foi proposta pelo historiador Leo Africanus (1488-1554), que sugeriu a palavra grega phrike (φρίκη, significando "frio e horror"), combinado com o prefixo privativo "-um", indicando assim um terreno livre de frio e de horror. Massey, em 1881, afirmou que o nome deriva do egípcio af-rui-ka, que significa "para virar em direção a abertura do Ka." O Ka é o dobro energético de cada pessoa e de "abertura do Ka" remete para o útero ou berço. África seria, para os egípcios, "o berço."

Para harmonizar-se com os outros nomes femininos, Américo tomou-se América. Antártida deve a denominação a uma estrela. A palavra deriva do grego árktos, que significa ursa, usada para denominar as constelações da Ursa, no hemisfério norte. Como o continente está no hemisfério sul, acrescentou-se o prefixo anti. Antártida é, então, o antiártico.
Ao contrário dos outros continentes, a América e a Antártida têm origens pagãs. Nas cartas que o explorador Américo Vespúcio (1454-1512) enviou ao monarca italiano Lorenzo di Piero de Mediei (1492-1519), existe um mapa no qual as terras do nordeste brasileiro, supostamente descobertas por Vespúcio, são designadas Terra Ameriei, ou Terra de Américo.

AMÉRICA
A origem do nome do continente é geralmente atribuído ao nome do explorador Americus Vespucius. Pensar-se-ia que o continente deveria talvez ter uma origem ligada ao nome de Colombo, uma vez que a tradição lhe confere a «descoberta» do continente. Mas Colombo explorou ihas (Espanhola, Cuba,…), foi Vespúcio que explorou a costa continental.
• Outra alternativa atribui a origem do nome ao mercador inglês Richard Amerike, que financiou viagens de exploração à Terra Nova (no actual Canadá e onde tradicionalmente os pescadores portugueses iam pescar o fiel amigo). O mapa mais antigo que atribui o nome de América ao continente será baseado em mapas mais antigos que os pescadores de Amerike usavam um século antes de Colombo.
• Outra perspectiva aponta para uma origem ligada ao distrito de Amerrique, na Nicarágua. Esta era uma região rica em ouro que terá sido visitada tanto por Vespúcio como por Colombo.
• Ainda outra teoria afirma que provém de Amorica, um continente mitológico para os Gregos e Romanos. Vespúcio conhecia ambas as mitologias e frequentemente os primeiros navegadores associavam às suas descobertas lendas mitológicas ou bíblicas.
Também é conhecida pelo plural Américas e pela expressão Novo Mundo, neste caso em oposição à Europa, considerada o Velho Mundo. A maioria dos estudiosos aponta o nome do navegador italiano Américo Vespúcio como origem etimológica do topônimo "América". Alguns não consideram a América como um continente único, preferindo defini-la como um conjunto de terras composto pelos continentes da América do Norte (que inclui a chamada América Central e o Caribe) e da América do Sul. Qualquer que seja a sua conceituação, a América compõe-se, de fato, de duas massas de dimensões continentais - as Américas do Norte e do Sul -, ligadas por um istmo (o istmo do Panamá) que é cortado por um canal (o canal do Panamá).

ANTÁRTIDA
O nome Antártida provém do Grego αντ («ant» - oposto a) e αρκτικος («arktikos» - ártico). É portanto o continente que está nas antípodas do Ártico. O nome Ártico (que não é um continente mas um enorme bloco de gelo) vem do grego αρκτος que significa urso (o animal). Esse nome provém das Constelações Ursa Maior e Ursa Menor, onde fica localizada a Estrela Polar) e que se podem ver a norte, por cima do pólo norte. A Antártica, Antártida (do grego ανταρκτικως «antarktikos», "oposto a ártico"), (ambos os termos no Brasil) ou Antárctida (em Portugal) é o mais meridional dos continentes e um dos menores, com catorze milhões de quilómetros quadrados. Rodeia o Pólo Sul, e por esse motivo está quase completamente coberto por enormes geleiras (glaciares), excepção feita a algumas zonas de elevado declive nas cadeias montanhosas e à extremidade norte da Península Antártica. Sua formação se deu pela separação do antigo supercontinente Gondwana e seu resfriamento aconteceu nos últimos quarenta milhões de anos. O nome Árctico vem do grego arktos - urso, referindo-se à Ursa Maior, constelação de estrelas apenas visível no hemisfério norte.

Links:
http://super.abril.com.br/superarquivo/1993/conteudo_113431.shtml
http://blogdamandioca.wordpress.com/2008/04/14/origem-do-nome-dos-continentes/




Nenhum comentário: