Visitantes

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Apontamentos: Sigmund Freud

Conteúdo: religião, felicidade, prazer, esquecimento e sofrimento

O Mal Estar da Civilização – Freud
           

Freud inicia suas indagações com a separação dos pensamentos e ações dos indivíduos em seus pensamentos e suas ações, ou seja, o mundo interno (ego) e o mundo externo.
Para Freud a religião é uma ilusão e algo imensurável, e um dos seus objetivos seria tratar dos propósitos da vida. Para os homens o propósito da vida é a Felicidade, e esta é dada por situações positivas de ausência de sofrimento e dindíviduos e desprazer e por momentos negativos de experiências de intenso sentimento de prazer. E nestas aproximações e afastamento, a felicidade se resume na busca pelo sentimento de prazer, e evitar que o sofrimento coloque o prazer em segundo plano.
O sentimento de ‘feliz’ não se inclui no plano de criação. A Felicidade, sentido restrito, relaciona com a satisfação repentina.
O autor também faz uma relação do sentimento de prazer que partir do interno e vai se externalizando em objetos, através de movimentos musculares dos órgãos corporais. Trata isto como o Principio da Realidade: tentativa de isolar o ego de fontes de desprazer, uma tarefa difícil de separa sentimentos por sua origem interna.
O prazer domina o funcionamento do aparelho psíquico.
Freud também elucida informações da psicanálise sobre esquecimento, que conforme a vida mental o que se forma jamais pode parecer, portanto não pode ser destruído. No mesmo sentido mostra que o mesmo espaço não pode ter dois conteúdos diferentes no organismo mental, e exemplifica com cidades antigas.
Outro termo que é trabalhado é o de sofrimento, algo que é próprio do corpo e de nossos relacionamentos com outros homens, e é uma ameaça do mundo externo que pode voltar-se contra nós.
            Um questionamento central nesta obra é: como é possível ser feliz nessa sociedade civilizada?


Referência:



FREUD, S (1930). O Mal-Estar na Civilização. In: Edição Standart Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1998.

Nenhum comentário: