Visitantes

domingo, 25 de agosto de 2013

Apontamentos: Leda Paulani

Conteúdo: Individualismo, Neoliberalismo e Pós-modernismo
Série: Superior
Atividade: Apontamentos de Livro


MODERNIDADE E DISCURSO ECONÔMICO – Leda Paulani
Capítulo 5 - Individualismo, Neoliberalismo e Pós-modernismo

Neste texto Leda Paulani (2005) discute as origens do Neoliberalismo, diferencia-o do Liberalismo Clássico, reforça como o ideário individualista pós-guerra contribui para esse sistema econômico. Aprofunda reflexões sobre o neoliberalismo e políticas de liberalização segundo Peters.
§  Qual a relação entre os termos: globalização, pós-modernismo e neoliberalismo?
§  O que é o mercado?
§  Qual a diferença de liberalismo e neoliberalismo?  O liberalismo nasce como doutrina social no fim do séc. XVII com Locke, com cunho filosófico e político e posteriormente econômico, com a defesa da propriedade privada, a ‘mão invisível’ de A. Smith. A questão da igualdade contrapondo com a liberdade tão importante para a condição humana, obediência civil e a felicidade da nação. O liberalismo fez, no entanto um distanciamento entre as classes sociais com a ascensão ao topo da classe com o poder político e econômico, e um distanciamento do Estado. O neoliberalismo é uma receita política econômica (abertura, estado mínimo, desregulamentação) que dá as condições materiais para que o capital se desenvolve e se mostre como realmente é.
§  Corelação: Utilitarismo à Liberalismo à Marginalismo à Desenvolvimentismo
§  Qual é o core do neoliberalismo? Segundo Peters: Informação imperfetita, liberdade individual e mercado.
§  Transição de modelos econômicos: Liberalismo à Keynesianismo à Neoliberalismo
§  Por que é tão necessária a derrubada do Keynesianismo para os neoliberais?
§  Relação: Capitalismo – Crise – Mercado – Estado. O liberalismo é abalado com a crise de 1929 (´perde o solo’) enquanto o neoliberalismo renasce pós crise de 1970 (‘ganha solo’).
§  A autora questiona: ‘O que seria a felicidade geral’?
§  De que forma o Totalitarismo apresenta como um dificultador para a ‘sociedade civilizada’ tão necessária para o Neoliberalismo? A liberdade individual é necessária para o Neoliberalismo?
§  O que são ‘estratégias de liberalização’?
§  Qual a relação da política de substituição de importações e desenvolvimentistas que se deu a industrialização de alguns países latino-americanos, como o Brasil, com o Neoliberalismo?
§  O que é escola de regulação? O que é o modo de regulação?
§  O que é o pós-modernismo? O que é o pós-modernismo radical, anárquico?

Referência:

PAULANI, Leda. Individualismo, Neoliberalismo e Pós-modernismo. In: Modernidade e Discurso econômico. São Paulo: Boitempo, 2005, p. 115-140.

Nenhum comentário: