Visitantes

domingo, 25 de agosto de 2013

Apontamentos: Giovanni Alves

Conteúdo: Globalização
Série: Superior
Atividade: Apontamentos de Livro


A GLOBALIZAÇÃO E O CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO Giovanni Alves
Capítulo: Globalização, Mito ou Verdade? Um debate sobre as origens da Globalização

O que é a Globalização? O autor nesta parte do livro (Costa, 2009) contrapõe pontos de vistas sobre a Globalização, um termo complexo que ganhou mais popularidade, ou mais uso, com a desagregação da URSS em 1991 (período chamado por outros de Guerra Fria, Velha Ordem ou Mundo Bipolar). Edmilson Costa também relaciona à essa reflexão o papel do Estado, que algumas vezes é minimizado, outras fortalecido.
Globalização, Imperialismo e Mundialização, qual a relação entre esses termos? A atuação além das fronteiras nacionais. Imperialismo aqui não é territorial e sim econômico, político e cultural. Outros termos poderíamos acrescentar a essa questão: oligopólios, transnacionais, multinacionais, neoliberalismo, neocolonialismo (África e Ásia), relação entre os países no processo histórico (DIT, Divisão Internacional do Trabalho), blocos econômicos.
Qual é o papel do Estado atualmente? Percebe-se que há uma diferença na atuação dos Estados entre os países centrais (regulação macroeconômica) e os países periféricos.
Na Globalização neoliberal qual o papel do mercado? O Mercado é regulador da vida social, sendo uma entidade mítica (‘a mão invisível’); neste contexto também baseia-se na iniciativa privada como operadora do sistema, e na política de Estado mínimo e desregulado. No entanto, querem um Estado forte para leis e garantir os contratos.
A Globalização é um Mito? Alguns pensadores citados no texto minimizam ou banalizam a Globalização, e reforçando a ideia de fenômeno ‘irreversível’, ou até que esse fenômeno não existiria, mas o autor é contrário a essa concepção.
Qual a origem da Globalização? Para alguns a Globalização surge nas primeiras trocas comerciais, nas Grandes Navegações, para outros a partir do advento das novas tecnologias, ou com o capitalismo financeiro (intensificação dos fluxos). Da sua origem seguiria acompanhando as mudanças produtivas e tecnológicas, como as etapas do capitalismo ou das revoluções industriais (ex: Colonialismo, conquista da América; Neocolonialismo, Revolução Industrial; Nova Ordem, fim da URSS). Cita o autor que as ‘companhias monopolistas’ viraram as atuais ‘empresas transnacionais’.
Globalização e Capitalismo: processos afinados e contraditórios? Ao mesmo tempo que a Globalização enriqueceu o mundo cultural e científico, levou riqueza a muitos povos, convive com pobreza e desigualdades (até a homogeneização cultural estadunidense poderíamos citar, ou ‘hegemonização’ do pensamento como citado pelo autor). Elementos intrínsecos à Globalização e ao Capitalismo: crise, limite estrutural oriundo da lógica do capital.
            Concluo com uma reafirmação do autor: “a globalização é a forma que o grande capital encontrou para ampliar o seu domínio pelo mundo, apropriar-se do patrimônio público, reduzir a regulação do Estado a seu favor e cercear a atividade do movimento operário” (Costa, 2009, pág.54). E neste processo ampliam-se as desigualdades entre os países (‘centros hegemônicos’ x ‘periferias espoliadas’). Temos que aceitá-lo para criar estratégias sociais e políticas para sobrevivermos (nós, Tercei Mundo) a este fenômeno.

Referência:

COSTA, Edmilson. Globalização: mito ou realidade? In: A globalização e o capitalismo contemporâneo. 2 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2009, p. 41-67.

Nenhum comentário: