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domingo, 25 de agosto de 2013

Apontamentos: Dermeval Saviani

Conteúdo: Trabalho, Educação
Série: Superior
Atividade: Apontamentos de Livro


Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos – Dermeval Saviani

            Neste artigo, Saviani (2007) discursa sobre a relação trabalho e educação. Nessa análise percebe-se que acontece uma certa separação dessas instâncias no decorrer do processo histórico mas, do mesmo modo, percebemos uma indissolubilidade desses termos. A contextualização perpassa por diferentes sociedades (comunal, escravista, feudal e a burguesa) e até a sociedade contemporânea capitalista que nos encontramos hoje em dia. No final da obra, a organização do sistema de ensino é refletida nos diferentes níveis na educação básica (‘educação unitária’) e a ideia do trabalho como principio educativo na atualidade finaliza as reflexões.
Segue algumas questões levantadas, seguidas de informações da obra e/ou de indagações pessoais:
§  Qual a relação entre trabalho, educação e o homem? Segundo Saviani o trabalho e a educação são atributos acidentais e fundamentais do homem.
§  O que é o trabalho? O que é o homem? O que diferencia o homem de outros seres da natureza e da própria natureza? Muitas das ideias trabalhadas da separação do homem pela suas atividades e domínios sobre a natureza, onde o homem pode transformá-la segundo suas necessidades, é um princípio também da geografia crítica. Saviani (p.154) mostra a questão da consciência humana, sua capacidade de produzir seus meios de vida e de adaptar a natureza as suas necessidades é o que diferencia como homem, e tudo isso é através do seu trabalho. Sendo assim, a essência do homem é o trabalho.
§  O que garante a existência humana? A educação. O homem forma-se homem, pela produção e pelo processo educativo. O trabalho define a essência humana (p.155).
§  Para classes sociais diferentes há formações educacionais diferentes, em termos de qualidade e finalidade? Saviani faz uma relação com as mudanças na organização da sociedade, inicia-se a divisão social do trabalho, surgindo assim classes sociais e diferentes tipos de educação. Surge assim, no escravismo antigo, a ‘educação dos homens livres’ e a ‘educação dos escravos e serviçais’.
§  O que é a escola? Qual a finalidade da educação? Na página 155, o autor menciona a etimologia da palavra, lugar do ócio, tempo livre. Se antes o Estado que desempenhava papel importante na organização do sistema de ensino, a Igreja Católica também já deixou marcas, e hoje em dia é o sistema produtivo que dita as necessidades educacionais. Confirma o peso exclusivo à escola na responsabilidade pela produção capitalista (p.157).
§  O trabalho precisa da escola? A escola precisa do trabalho? O peso entre esses termos também é questionado, pois antigamente para o exercício dos ofícios não precisava da instituição escola, os saberes eram passados no próprio local de trabalho, as corporações de ofícios, nas relações entre os mestres e os ajudantes. Hoje, principalmente com o advento de novas tecnologias há uma necessidade de uma formação escolar básica comum para o mundo do trabalho. A segunda pergunta levantada faz o caminho inverso, a medida que a educação só para o mundo acadêmico também não tem sentido na sociedade atual.
                 Desta forma algumas considerações são destacadas, o homem é um ser social e sua essência, formação e distinção da natureza deve-se pelo trabalho, da capacidade de produzir suas necessidades, e de dar continuidade a sua cultura, de ter acesso aos valores que humanizam o homem e o faz ser um cidadão de direitos e deveres, e conhecedor do mundo em que vive, graça também aos saberes escolares.


SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v.12, n.34, jan./abr. 2007.

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