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terça-feira, 29 de julho de 2008

Terra: Movimentos, Coordenadas e Zonas Climáticas


Características do Planeta Terra

Conteúdo: Movimentos do Planeta Terra, Rotação, Translação, Coordenadas Geográficas, Paralelos, Meridianos, Latitudes, Longitudes, Zonas Climáticas.

Série: 5ª e 7ª séries


Terra - Movimentos

A Terra possui diversos movimentos, tanto internos como externos.
Internamente: movimentos de placas tectônicas, núcleo, magma.
Externamente: movimentos em relação a lua e ao sol, dentro da galáxia, e no universo.

Principais movimentos da Terra:

Rotação: Movimento que a Terra faz em torno de seu próprio eixo imaginário.
- Duração: aproximadamente 24 horas
- O movimento de rotação da Terra explica a existência dos dias e das noites.
- O movimento de rotação da Terra é de oeste para leste.


Translação: Movimento que a Terra executa ao redor do sol.
- Duração: 365 dias e 6 horas. [a cada 4 anos essas horas a mais somam 1 dia que é colocado no mês de fevereiro, como dia 29. Quando isto ocorre o ano é chamado de ano bissexto, pois possui 366 dias].
- Determina o ano solar como medida para a contagem de tempo.
- Determina as estações do ano, em função da distribuição desigual de luz fornecida pelo Sol nas diferentes regiões da Terra ao longo do ano.





  • Lua é um satélite natural que gira ao redor do planeta Terra.

  • Sol é uma estrela e seu movimento aparente se dá de Leste para Oeste.





Linhas Imaginárias

A Terra é dividida por linhas imaginárias conhecidas como paralelos e meridianos.

As coordenadas geográficas são um sistema que permite a localização na superfície terrestre, baseiam-se em linhas imaginárias traçadas sobre o globo terrestre. Através dos paralelos e meridianos é possível estabelecer localizações precisas em qualquer ponto do planeta.


Paralelos: são linhas na horizontal. O paralelo principal é a linha do Equador e divide a Terra em dois hemisférios: Norte e Sul.

Principais Paralelos:
- Equador (0º)
- Trópico de Câncer (23º 27' N)
- Trópico de Capricórnio (23º 27'S)
- Círculo Polar Ártico (66° 33' N)
- Círculo Polar Antártico (66° 33' S)


Meridianos: são linhas verticais que ligam um pólo a outro pólo da Terra. O Meridiano principal divide a Terra em dois hemisférios: Leste e Oeste ou Ocidental e Oriental e é chamado de Meridiano de Greenwich.

Principal Meridiano:
- Meridiano de Greenwich (0º)


Os paralelos e meridianos dão as latitudes e longitudes, que são a distância em graus dessas linhas imaginárias.

  • Latitude: é à distância em graus da linha do Equador até uma superfície qualquer da Terra dada pelos paralelos.. As latitudes variam de 0º a 90º para Norte e para Sul.

  • Longitude: é a distancia em graus do Meridiano de Greenwich até uma superfície qualquer da Terra, dada pelos meridianos e variam de 0º a 180º para Leste e para Oeste.




Zonas Climáticas

Devido a inclinação da Terra e a diferença de radiação solar, a superfície da Terra é desigualmente iluminada, a cada uma dessas faixas recebem o nome de Zonas Térmicas ou Zonas Climáticas da Terra. Elas se dividem em:

- Zona Polar - Entre os Pólos e o Círculos polares. Com temperaturas negativas (geralmengte, inferiores a 10ºC). Também chamado de Zona Fria.

- Zona Temperada - Entre os Círculo polares e os Trópicos. Com temperaturas médias moderadas.

- Zona Tropical - Entre o Trópicos. Com temperaturas elevadas (geralmente superiores a 18ºC). Também chamada de Zona Quente, Tórrida ou Intertropical.






Links:

http://www.ficharionline.com/ExibeConteudo.php5?idconteudo=5558http://www.ficharionline.com/ExibeConteudo.php5?idconteudo=5558http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/coordenadas-geograficas/coordenadas-geograficas-1.phphttp://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap2/cap2-1.htmlhttp://geographicae.wordpress.com/page/2/http://www.infoescola.com/geografia/coordenadas-geograficas
http://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/movimentos-terra.htm



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Exercício

01. O que são Coordenadas Geográficas? E qual a importância dessas informações para a nossa vida?


02. O que são Latitude e Longitudes?


03. Localize e nomeie no mapa abaixo as principais Zonas Climáticas da Terra:


04. Localize e nomeie no desenho abaixo os principais Paralelos da Terra:
05. Localize e nomeie no desenho abaixo o principal Meridiano da Terra:

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Papel da Mulher



O Papel da mulher na sociedade mudou nas últimas décadas, e a sua inserção no mercado de trabalho provocou mudanças significativas na sociedade, como o controle de natalidade, mudanças na concepção de família, divisão de tarefas em casa, entre outras mudanças.

Conteúdo: Papel da Mulher na Atualidade, Divisões de Tarefas na Família, Composição da Família na Atualidade, Preconceitos, Cultura.

Atividade:
  • Escutar a música Cotidiano de Chico Buarque, anotar as tarefas e ações da mulher na música.
  • Conversar sobre as atividades das mães, tias e irmãs dos alunos, compará-las com os parentes do sexo masculino.
  • Será que há diferenças? e porque isso acontece??
  • Procurar representar através de desenhos ou poemas as funções da mulher na sociedade. Em seguida questionar essa realidade.

Cotidiano
Chico Buarque


Todo dia ela faz
Tudo sempre igual
Me sacode
Às seis horas da manhã
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca
De hortelã...

Todo dia ela diz
Que é pr'eu me cuidar
E essas coisas que diz
Toda mulher
Diz que está me esperando
Pr'o jantar
E me beija com a boca
De café...

Todo dia eu só penso
Em poder parar
Meio-dia eu só penso
Em dizer não
Depois penso na vida
Prá levar
E me calo com a boca
De feijão...

Seis da tarde
Como era de se esperar
Ela pega
E me espera no portão
Diz que está muito louca
Prá beijar
E me beija com a boca
De paixão...

Toda noite ela diz
Pr'eu não me afastar
Meia-noite ela jura eterno amor
E me aperta pr'eu quase sufocar
E me morde com a boca de pavor...

Todo dia ela faz
Tudo sempre igual
Me sacode
Às seis horas da manhã
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca
De hortelã...

Todo dia ela diz
Que é pr'eu me cuidar
E essas coisas que diz
Toda mulher
Diz que está me esperando
Pr'o jantar
E me beija com a boca
De café...

Todo dia eu só penso
Em poder parar
Meio-dia eu só penso
Em dizer não
Depois penso na vida
Prá levar
E me calo com a boca
De feijão...

Seis da tarde
Como era de se esperar
Ela pega
E me espera no portão
Diz que está muito louca
Prá beijar
E me beija com a boca
De paixão...

Toda noite ela diz
Pr'eu não me afastar
Meia-noite ela jura eterno amor
E me aperta pr'eu quase sufocar
E me morde com a boca de pavor...

Todo dia ela faz
Tudo sempre igual
Me sacode
Às seis horas da manhã
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca
De hortelã...

Para refletir e questionar:


terça-feira, 22 de julho de 2008

China e a Política do Filho Único


Conteúdo: Controle de Natalidade, População.
Série: 7ª e 8ª série

Atividade: Leitura e discussão do texto abaixo:


China e a Política do Filho Único
31 de junho de 2008
ProfessorSilvio Araujo de SousaGuarujá - SP


A política de filho único foi lançada pelo governo no fim da década de 70, consiste numa lei onde fica proibido na China ter mais de um filho. Casais que têm mais de um filho são punidos com multas. Existem hoje 80 milhões de filhos únicos na China. Conhecidos como "pequenos imperadores".

Pequenos Imperadores
A política de filho único foi lançada pelo governo no fim da década de 70, consiste numa lei onde fica proibido na China ter mais de um filho. Casais que têm mais de um filho são punidos com multas. Existem hoje 80 milhões de filhos únicos na China. Conhecidos como "pequenos imperadores"

Objetivos
É uma desesperada tentativa de controlar o crescimento populacional que já chegou a 1 bilhão e 300 milhões de pessoas e facilitar o acesso da população a um sistema de saúde e educação com qualidade . Segundo informações oficiais, a política do filho único evitou que a população da China explodisse com mais 400 milhões de pessoas nos últimos 25 anos.

Exceções e Ambiguidades
Apesar de ser chamada de política do filho único, as regras oferecem uma série de exceções e ambiguidades, algumas existentes devido à ampla oposição ao limite. Por exemplo, em grande parte da China rural, a maioria das famílias pode ter um segundo filho, principalmente se a primeira for mulher.

Conseqüências - Desequilíbrio Demográfico
Críticos dessa lei, afirmam que ela foi responsável pelo aumento de abortos, principalmente fetos do sexo feminino. Se um casal pode ter somente um filho, conseqüentemente vai querer um filho homem, sendo esta uma exigência cultural ainda profundamente arraigada no povo chinês. Se, por acaso, o bebê é menina, surge para o casal um gravíssimo problema ético e cultural: se ficar com ela, não pode mais ter o filho homem. A triste realidade é normalmente a morte ou o abandono da menina recém-nascida.

China - A Tradição pelo Filho Homem
Na China, a preferência dos pais pelo filho de sexo masculino é uma tradição profundamente arraigada, desde a idade feudal. No filho homem, concentra-se a responsabilidade de manter os pais quando idosos, de possibilitar-lhes um enterro solene, de fazer as oferendas sobre os túmulos deles para as necessidades após morte, conforme a tradição confuciana. Somente o filho homem é o único herdeiro dos bens da família. A menina, pelo contrário, é destinada a se casar pouco importa se gostar ou não, se for amada ou desrespeitada pelo marido.

China alivia política do filho único após terremoto
Mães que perderam filho no terremoto de Sichuan terão autorização para engravidar.
O terremoto de 12 de maio foi ainda mais doloroso para muitos chineses pois ele matou muitos filhos únicos. A destruição de quase 7.000 salas de aula durante um dia letivo abalou a China, com imagens nos jornais focando em pequenas mãos e em mochilas em meio aos montes de escombros. Não há informações oficiais sobre quantas crianças estão entre os mortos, mas estima-se que passem de 10 mil.

Filho - Só com autorização
O governo chinês decidiu abrir uma exceção na política de filho único para pais cujo filho foi morto, gravemente ferido ou incapacitado pelo terremoto do dia 12, de 7,9 graus na escala Richter. De acordo com a Comissão de Planejamento Familiar e População de Chengdu, capital da Província de Sichuan - a mais afetada -, os pais de vítimas da tragédia (a medida vale só para eles) que desejarem ter outro filho poderão conseguir certificados nas comissões das cidades de Chengdu, Dujiangyan e Pengzhou. O governo planeja atender inicialmente 1.200 famílias.


Fontes:

Demografia da China

Contém diversos textos interessantes para aplicação em aula de 50min.
E.E. Professor Renê Rodrigues de Moraes - Guarujá - SP - Prof. Silvio Araujo de Sousa - 31/05/2008

webliografia:

Para Refletir e Discutir... Pensar e Escrever:


sábado, 19 de julho de 2008

Conteúdo Político-Ideólógico dos Mapas

Conteúdo: Conceito e finalidades dos Mapas, Conteúdos Ideológico dos Mapas.
Série: 7ª e 8ª séries.


Atividade: Observar diferentes mapas e descrever o objetivo de cada representação, quais áreas e informações eles destacam.

Dicas: Peça aos alunos representarem oucriarem seu próprio mapa, cada aluno também representará subjetivamente suas idéias e visões de mundo.


CONTEÚDO POLÍTICO-IDEOLÓGICO DOS MAPAS

Á primeira vista você pode estranhar o mapa-múndi apresentado, que pode dar a impressão de estar “invertido” e “distorcido”. Isso acontece porque estamos acostumados a observar os mapas “normais” centrados na Europa, com o hemisfério norte acima do sul, e, em geral, com as terras do hemisfério norte desproporcionalmente maiores. Como o nosso planeta é esférico, podemos representá-lo tendo qualquer ponto como centro. A opção entre diferentes representações cartográficas não é simplesmente técnica mas, também, política ou geopolítica. Na verdade, qualquer mapa contém uma visão de mundo e um conteúdo político-ideológico.

Relacione as afirmações do texto acima com os mapas “normais” (centrados na Europa e com o norte acima do sul) e responda: Qual o conteúdo político-ideológico desses mapas?



Para refletir e discutir:

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Transformações do Campo em Quadrinhos

Campo e Cidade
Conteúdo: Urbanização, Industrialização, Transformações no Campo
Série: 6ª série

Atividade:
  • A partir de huma hitória em quadrinhos elaborada sobre as transformações do campo, peça aos alunos para representarem cada informação em cada um dos quadros.

Dicas:

  • A partir de alguma fonte (livro ou um texto) peça aos alunos construirem a história em quadrinhos, de acordo com a interpretação e interesse deles.


quinta-feira, 17 de julho de 2008

Alguns exercícios...


Conteúdo: Conhecimentos gerais de Geografia, Geomorfologia, Erosão.
Série: 5ª série e 6ª série

Fonte:
Blog da Professora Elizabeth - Você sabendo mais


Teste de Geografia
Coloque em ordem as letras para descobrir a resposta.

1 - Cordilheira da América do Sul = D S E A N
2 - Áreas geralmente planas, formadas por rochas sedimentares = N I C I E P L A S.
3 - Erosão provocada pela ação do vento = I L E O C A
4 - Aparelho inventado pelos chineses que serve para orientação = U S S B O L A
5 - Principais pontos de orientação = D E C A R A I S
6 - Linha imaginária que divide a Terra em dois hemisférios: norte e sul = U Q A E O R D
7 - Ciência que estuda os oceanos = G R A O A C E N O F I A
8 - Conjunto de montanhas mais ou menos alinhadas = E R S R A
9 - Capital do Estado de Tocantins = P L A A M S
10 - País que construiu a hidrelétrica de Itaipu junto com o Brasil = G A U I A P R A


Caça-Palavras
Encontre as 20 palavras escondidas aqui. Escolha uma cor para contornar cada uma delas.

1 - Filtragem
2 - Tratamento
3 - Chuva
4 - Ciclo Hidrológico
5 - Ar
6 - Rios
7 - Contaminação
8 - Desmatamento
9 - Oceanos
10 - Neve
11 - Represa
12. Enchentes
13. Geada
14. Fossa
15. Sol
16. Doença
17. Nuvem
18. Esgoto
19. Energia
20. Terra



Fonte: http://vocesabendomais.blogspot.com/2008_04_01_archive.html

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Portal do Professor


Dica de fonte de consulta e idéias para a preparação de aula!

O MEC está lançando um portal para auxiliar os professores com relação a preparação de planos de aulas, dicas, notícias, vídeos, divulgação de cursos entre outros materiais.
- Vale a pena conferir! Alguns vídeos que vi não são de tanta qualidade para mostrar aos alunos, mas trazem idéias bastantes originais que podem se aplicadas em sala! (Geoprofessora)

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/

Escala: Reduzindo e comparando!


ESCALA NUMÉRICA


Conteúdo: Escala numérica
Série: 5ª série



A escala de um mapa é a proporção constante entre a medida de um desenho ou plano e a medida real daquilo que é representado. Ela indica quantas vezes as dimensões do terreno foram reduzidas para serem representadas no mapa.


Atividade 1:
Entregue a atividade abaixo e peça aos alunos para copiarem proporcionalmente os dezenhos do diagrama.


Diagramas - Roberta Sumar

Atividade 2:
Peça aos alunos para desenharem numa folha branca qualquer objeto da sala de aula (porta, cadeira, carteira, ventilador, janela, entre outros...).
Pegue um barbante e corte na largura do objeto real representado pelo aluno (por exemplo, a porta da sala de aula). Mostre aos alunos que é a largura real do objeto, em seguida dobre esse barbante, contando junto com os alunos cada dobra, até que fique da largura do desenho desse objeto na folha.
Desta maneira temos uma proporção entre o desenho e o objeto real, através das dobras do barbante. Registre no caderno essa proporcionalidade. Por exemplo: dobrou-se 6 vezes o barbante, a escala é E=1/6. Cada aluno encontrará sua escala do seu desenho. Por fim mostre a turma e compare as escalas diferentes conforme os tamanhos representados, dos que fizeram o desenho do mesmo objeto.

Dica:

  • Faça vários desenhos com a turma, desenhe a sala de aula, faça maquetes, e com o barbante registre os dados, para saber a proporcionalidade do desenho e da realidade.
  • No desenho do cartograma, aproveite para explicar a função das linhas auxiliares verticais e horizontais. Pois mais tarde facilitará no entendimento de Coordenadas Geográficas.

Próximas etapas:

Definição de escala, fórmula, problemas com escala, múltiplos e submúltiplos do metro.

Links:

http://educar.sc.usp.br/maomassa/cartografia.htm

http://www.labtate.ufsc.br/index.html

sábado, 12 de julho de 2008

Se oriente!

Jogo de Orientação:



Neste jogo, seus alunos vão colocar em prática conhecimentos geométricos de orientação espacial. Para ajudar o personagem a cumprir os trajetos propostos, será preciso indicar a direção que ele deve seguir pelas ruas da cidade. O jogo foi criado pelas equipes de NOVA ESCOLA e da Pingado, sob supervisão da consultora de Matemática Priscila Monteiro.
Se preferir, faça o
download do jogo (arquivo .zip).


Links:
http://revistaescola.abril.com.br/multimidia/pag_jogos/gal_jogos_279550.shtml
http://revistaescola.abril.com.br/multimidia/jogos/jogo.shtml?212_mapa.swf

A proposta é de o professor construir, ou até a turma representar uma cidade desconhecida, ou até mesmo o bairro da escola num plano. Cada aluno escolhe e monta seu personagem, e a patir de algumas instruções (como vá para direira, esquerda, ao norte, sul, leste, oeste, duas casas a frente, atrás...) percorrerem trajetos e se orientarem nesta representação.


Cubecraft

Deixe os alunos escolherem e construirem seus próprios personagens:
O site do Cubecraft disponibiliza toda a semana um novo personagem para download. As ilustrações são do próprio Christopher Beaumont. Dentre os personagens estão o Indiana Jones, Batman, Mario, Stormtrooper entre outros.

Como o próprio slogan do site: Download -> Imprimir-> Cortar -> Dobrar.


Link:
http://www.cubeecraft.com/

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Testando conhecimentos sobre o Capitalismo


Conteúdo: Capitalismo
Série: 7ª série


LISTA DE EXERCÍCIO

01. Com referência nas fases de evolução do sistema capitalista e o desenvolvimento das cidades, relacione as colunas:

(1) Capitalismo comercial ou pré-capitalismo

(2) Capitalismo industrial

(3) Capitalismo financeiro ou monopolista


( ) Após a Primeira Guerra Mundial, inicia-se uma nova fase do capitalismo caracterizada pelo acúmulo de capital, e pelo processo de concentração de capital. Nesta fase, a cidade se firma como centro político e econômico, surge as grandes cidades e acordos econômicos.

( ) Fase do capitalismo, que se estende do século XVIII ao XX, onde o trabalho tornou-se mercadoria. As potencias européias partiam em busca de novas colônias (novos fornecedores de matérias-primas e novos mercados de consumo para seus produtos industrializados). Nesse período a cidade sofreu muitas transformações, e iniciou-se o seu processo de urbanização.

( ) Período das Grandes Navegações ou Descobrimentos, onde países colonizadores (metrópoles) principalmente da Europa Ocidental, geraram acúmulo de capital, através do comércio com suas colônias, pelas trocas de matérias-primas por produtos manufaturados. Nesse período a cidade voltou a ser o centro de trocas.

02. Assinale “X” para as alternativas referentes as características do Sistema Capitalista:

a. ( ) Conjunto de doutrinas e movimentos políticos voltados aos interesses dos trabalhadores. Seu objetivo é a construção de uma sociedade na qual não exista a propriedade privada dos meios de produção.
b. ( ) O seu meio principal de troca é o dinheiro e seus similares (cartões de crédito, cheques).
c. ( ) Funciona conforme a Economia de Mercado (lei de oferta e da procura).
d. ( ) Sociedade baseada na divisão de classes sociais.
e. ( ) Regime social e político caracterizado pela fraqueza do poder central exercido por reis e pela força dos chefes de cada localidade, geralmente grandes proprietários de terras.
f. ( ) Baseia-se na propriedade privada dos meios de produção.
g. ( ) tem como finalidade eliminar as diferenças entre as classes sociais e planificar a economia para obter uma distribuição racional e justa dos recursos sociais.
h. ( ) Atual sistema econômico e social que rege o mundo hoje.
i. ( ) Sistema político, econômico e social onde os meios de produção são coletivos e administrados pelo estado.
j. ( ) Esse modo de produção praticamente não determinou modificações no espaço geográfico.
Tem como principal objetivo o lucro.

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Campo braisleiro

Conteúdo: Agropecuária brasileira
Série: 6ª série

Atividade:

LISTA DE EXERCÍCIO:

01. Descreva as principais características da Agricultura Familiar, e o papel que desempenha em relação a produção e ao emprego no campo no Brasil.


02. Qual a diferença de produtividade e produção?


03. Que fatores podem provocar o aumento da produção e da produtividade agrícola, mesmo quando não houve o aumento da área das plantações?



04. Cite as principais características da Modernização do Campo, e qual a relação desse processo com o Êxodo Rural?

A. Apicultura
B. Aqüicultura
C. Avicultura
D. Bovinocultura
E. Caprinocultura
F. Cunicultura
G. Eqüinocultura
H. Piscicultura
I. Suinocultura
( ) criação de equinos, cavalos
( ) criação de suinos, porcos
( ) criação de aves
( ) criação de coelhos
( ) criação de abelhas
( ) criação de peixes
( ) criação de gado bovino
( ) criação de seres vivos em ambientes aquáticos
( ) criação de caprinos, cabras, bodes, cabritos


05. Complete as frases com as palavras correspondentes: Agronegócio – Agroindústria – Agropecuária

a) _________________________: relacionado ao setor primário, assim como o extrativismo.
b) _________________________: relacionado ao setor secundário, de transformação de produtos.
c) _________________________: relacionado ao setor terciário, de serviços e comércio.



06. Cite e explique algumas técnicas de tratamento e melhoramento no solo na produção agrícola.



07. O que são transgênicos? Cite vantagens e desvantagens de sua utilização.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Partes das Placas Tectônicas


Conteúdo: Placas Tectônicas
Série: 5ª série

Atividade: Lista de exercício, com consulta ao livro (Geografia do Mundo, FTD).



LISTA DE EXERCÍCIO:

01. Preencha as lacunas nas frases abaixo com as palavras correspondentes:

–Zona de Afastamento – Ilhas Vulcânicas – Zona de Subducção – Vulcões – Terremotos – Cadeias Montanhosas – Dorsais Oceânicas – Astenosfera – Manto – Crosta Terrestre –


a) _______________________, também chamado de zona de choque, é uma região de encontro de placas, onde uma placa entra por debaixo da outra. (Zona de Subducção)
b) _______________________, as placas separam-se, e o material do manto escapa para a superfície e constrói dorsais oceânicas. (Zona de Afastamento)
c) _______________________, camada intermediária entre a crosta terrestre e o manto da Terra.
(Astenosfera)
d) _______________________, estrutura montanhosa pelo qual extravasa lava (material do manto terrestre) devido a pressão gerada pela crosta. (Vulcões)
e) _______________________, alterações no relevo dos continentes e também nos fundos dos oceanos devido aos deslocamentos das placas tectônicas. (Cadeias Montanhosas)
f) _______________________, são conjuntos formados por atividades vulcânicas no oceano devido ao deslocamento das plumas do manto. (Ilhas Vulcânicas)
g) _______________________, são cadeias montanhosas localizadas no meio dos grandes oceanos. (Dorsais Oceânicas)
h) _______________________, camada interna do planeta Terra, sólida, e dividida em partes denominadas placas tectônicas. (Crosta Terrestre)
i) _______________________, camada interna do planeta Terra, formada por um material chamado magma. (Manto)
j) _______________________, acontecem devido ao movimento das placas tectônicas, principalmente nas zonas de choque, onde é mais instável e constante os tremores de terra. (Terremotos)

02. Qual a diferença de Placas Tectônicas e Continentes?
Continentes: parte emersa das placas tectônicas. Pode ter uma definição física: grante porção de terras cercada por água, mares ou aceanos. Ou até uma abordagem histórica e cultural, como no caso do continente europeu é separado do asiático.
Placas Tectônicas: corresponde a camada sólida do planeta Terra, subdividida em partes, que estão em movimento devido a Tectônica de Placas.

03. O que é Tectônica de Placas? E por que as Placas Tectônicas se movimentam?
A Tectônica de placas é uma teoria posterior a da teoria da Deriva Continental que observou o contorno dos continentes e perecberam que por algum motivo os continentes já estiveram juntos. A Tectônica de Placas então explicou o motivo da movimentação aparente dos dos continentes.
O movimento de convecção do magma, devido ao movimento do núcleo, faz com que as placas estejam em constante movimento.

04. Quais as direções que as placas tectônicas movimentam-se?
convergente, transformante ou divergente

05. Quais os nomes dos seis continentes atuais?
América, Europa, Ásia, Oceania, África e Antartida.

06. Observe a figura e nomeie as lacunas na frase abaixo:

a) Há duzentos milhões de anos atrás os continentes formavam uma única massa de terra denominada ____________________(Pangeia) (expressão de origem grega, que significa “toda a terra”), circundada por um imenso oceano, chamado de ________________________ (expressão de origem grega que significa “todo o mar”).(Panthalassa)

terça-feira, 8 de julho de 2008

Cinco ou Seis Continentes?

ORIGEM DOS NOMES

DOS CONTINENTES

CONTINENTES ATUAIS:

Atualmente temos seis continentes: África, América, Antártida, Europa, Ásia e Oceania. Mas se considerarmos a Eurásia, temos cinco continentes.

  • África
  • América - dividida em América do Norte, America Central e América do Sul; ou também América Latina e América Setentrional
  • Antártida
  • Eurásia - dividida em Europa e Ásia
  • Oceania

DEFINIÇÕES DE CONTINENTE:

  • Continente é uma grande massa de terra contínua cercada pelas águas oceânicas.
  • Os continentes são rochas que se separaram por causa dos vulões e do manto que fica de baixo da terra.
  • Os continentes refere-se as partes emersas das Placas Tectônicas, ou seja, a parte das placas que ficam acima do nível dos oceanos.
  • Continentes: porções emersas das placas da crosta terrestre, limitadas pelos mares que ocupam porções relativas e dinâmicas, consti­tuídas principalmente de material siálico de origem controvertida.
  • Continente - cada uma das grandes extensões da superfície da Terra que apresenta características próprias.


SIGNIFICADOS DOS NOMES DOS CONTINENTES:

África, Ásia, Europa e Oceania são nomes emprestados de divindades gregas.

Europa, segundo a mitologia grega, foi uma ninfa muito bela que despertou os amores de Zeus, deus-rei do Olimpo. Arrebatado pela paixão, ele transformou-se em touro branco e raptou-a.

EUROPA
Na mitologia grega, Europa era uma princesa Fenícia raptada por Zeus que se tinha transformado num touro e levou-a para a ilha de Creta. Deste encontro nasceria o Minotauro (que viria a habitar o famoso labirinto onde devoraria os viajantes incautos).
Usualmente a origem do termo Europa é atribuída às palavras gregas eurys (largo) e ops (face), «face larga» portanto seria o significado literal do nome do continente.
Mas há também opiniões que lhe atribuem uma origem Semítica. O nome Europa seria oriundo da palavra Babilónica erebu (descer), uma vez que, do ponto de vista da Babilónia (actual Iraque), o sol põe-se do lado esquerdo, uma vez que o sol nasce a ocidente e se põe a oriente.


A Ásia e a Oceania não são continentes próximos apenas na geografia. As divindades que têm esse nome também são parentes. Oceano, o deus dos rios, deu origem à Oceama, e sua filha Asia, mãe das fontes e rios, ao continente de mesmo nome.

ÁSIA
A origem da palavra “Ásia” não é consensual mas é geralmente atribuída à palavra babilónica asu (sair ou subir), referindo-se ao sol. Uma vez que o sol nasce a oriente na perspectiva da Babilónia nasceria do lado do continente asiático.
Numa outra perspectiva o nome Ásia provém do nome dado pelos Gregos às planícies de Éfeso na Anatólia (a parte asiática da Turquia e que significa em Grego «nascer-do-sol») e mais tarde abarcou todas as terras para lá da região.
O termo "Ásia" foi recebido pela língua portuguesa através do latim, a partir do grego antigo Ασία. O primeiro registro do topônimo é encontrado em Heródoto: em cerca de 440 a.C., aquele historiador grego mencionava a uma divisão do mundo em três partes, cujos nomes referiam-se a personagens da mitologia grega: a Europa, em homenagem à ninfa oceânida ou à filha de Agenor; a Líbia (que é como os gregos antigos chamavam a África), em homenagem à mãe de Agenor; e a Ásia (Ασία), em homenagem a outra ninfa oceânida, mais conhecida como Clímene. À época, o termo Ásia servia para designar a atual Ásia Menor (Anatólia) ou, por oposição ao mundo grego ou egípcio, o Império Persa. O termo Ασία, por sua vez, pode ser derivado do acádio w)aṣû(m), que significa "subir", "sair", com respeito ao nascer do sol.
Outra explicação para a etimologia refere-se a Homero, que menciona na Ilíada um certo Asios, aliado dos troianos e filho de Hírtaco. O nome "Asios" proviria de Assuwa, uma confederação de Estados do século XIV a.C. localizada no oeste da Anatólia e cujo nome teria origem no hitita assu, que significa "bom".

OCEANIA
O nome do continente provém da latim Terra Australis Incognito (Terra desconhecida a Sul) e era a designação de uma mitológica terra situada a Sul imaginada pelos antigos Gregos. Quando James Cook «descobriu» a Austrália (já os aborígenes australianos lá tinham chegado milhares de anos antes e há ainda a possibilidade de os Portugueses terem antes de Cook chegado à ilha mas esses mapas perderam-se no Grande Terramoto de 1777) a ilha foi assim designada. O termo Oceania é geralmente empregue para designar o conjunto de todas as ilhas existentes na região e por vezes também para designar todas as 25 000 ilhas do Pacífico e provém do nome da divindade grega Oceanus, o grande «rio» que rodeava a terra conhecida pelos gregos. De Oceanus derivou a palavra oceano e a designação Oceania. A Oceania é um continente situado no hemisfério sul da Terra. Seu nome provém de Oceano, deus da mitologia grega cuja filha, Ásia, acabou por batizar o continente asiático.

ÁFRICA
África é uma deusa com porte oriental que carrega um chifre numa mão e um escorpião na outra. O nome África é de origem latina, uma vez que os romanos designavam a região norte do continente como Africorum terra (Terra dos Afri) (Afer singular, Afri plural). Essa era a província de África com capital na (mais tarde derrotada, pilhada e destruída) cidade de Cartago (actual Tunísia). Mas a origem do termo Afer é mais incerta:
• pode provir da palavra fenícia afar (pó), uma vez que foram os Fenícios que fundaram a cidade de Cartago (que viria a ser a Arqui-inimiga de Roma). Os Romanos desdenhosamente chamavam os seus inimigos cartaginenenses de Punii (Fenícios) e por isso se chamou Guerras Púnicas às 3 guerras entre Roma e Cartago que culminariam na destruição desta última;
• ou ser o nome da tribo berbére Afri, uma tribo nómada que vivia na região de Cartago;
• ou ainda da palavra latina aprica (solarengo)
Afri era o nome de vários povos que se fixaram perto de Cartago no Norte de África. O seu nome é geralmente relacionado com os fenícios como afar, que significa "poeira", embora uma teoria de 1981, tenha afirmado que o nome também deriva de uma palavra de berbere, ifri, palavra que significa "caverna", em referência à gruta onde residiam. No tempo dos romanos, Cartago passou a ser a capital da Província de África, que incluiu também a parte costeira da moderna Líbia. Os romanos utilizaram o sufixo "-ca" denotando "país ou território". Mais tarde, o reino muçulmano de Ifriqiya, actualmente Tunísia, também preservou o nome. Outras etimologias têm sido apontadas como originárias para a antiga denominação "África": No século I, o historiador judeu Flavius Josephus (Ant. 1.15) afirmou ter sido nomeado para Epher, neto de Abraão, segundo o Génesis (25:4), cujos descendentes, segundo ele, tinha invadido a Líbia. aprica, palavra latina que significa "ensolarados", mencionada por Isidoro de Sevilha (século VI), em Etymologiae XIV.5.2 aphrike, palavra grega que significa "sem frio". Esta foi proposta pelo historiador Leo Africanus (1488-1554), que sugeriu a palavra grega phrike (φρίκη, significando "frio e horror"), combinado com o prefixo privativo "-um", indicando assim um terreno livre de frio e de horror. Massey, em 1881, afirmou que o nome deriva do egípcio af-rui-ka, que significa "para virar em direção a abertura do Ka." O Ka é o dobro energético de cada pessoa e de "abertura do Ka" remete para o útero ou berço. África seria, para os egípcios, "o berço."

Para harmonizar-se com os outros nomes femininos, Américo tomou-se América. Antártida deve a denominação a uma estrela. A palavra deriva do grego árktos, que significa ursa, usada para denominar as constelações da Ursa, no hemisfério norte. Como o continente está no hemisfério sul, acrescentou-se o prefixo anti. Antártida é, então, o antiártico.
Ao contrário dos outros continentes, a América e a Antártida têm origens pagãs. Nas cartas que o explorador Américo Vespúcio (1454-1512) enviou ao monarca italiano Lorenzo di Piero de Mediei (1492-1519), existe um mapa no qual as terras do nordeste brasileiro, supostamente descobertas por Vespúcio, são designadas Terra Ameriei, ou Terra de Américo.

AMÉRICA
A origem do nome do continente é geralmente atribuído ao nome do explorador Americus Vespucius. Pensar-se-ia que o continente deveria talvez ter uma origem ligada ao nome de Colombo, uma vez que a tradição lhe confere a «descoberta» do continente. Mas Colombo explorou ihas (Espanhola, Cuba,…), foi Vespúcio que explorou a costa continental.
• Outra alternativa atribui a origem do nome ao mercador inglês Richard Amerike, que financiou viagens de exploração à Terra Nova (no actual Canadá e onde tradicionalmente os pescadores portugueses iam pescar o fiel amigo). O mapa mais antigo que atribui o nome de América ao continente será baseado em mapas mais antigos que os pescadores de Amerike usavam um século antes de Colombo.
• Outra perspectiva aponta para uma origem ligada ao distrito de Amerrique, na Nicarágua. Esta era uma região rica em ouro que terá sido visitada tanto por Vespúcio como por Colombo.
• Ainda outra teoria afirma que provém de Amorica, um continente mitológico para os Gregos e Romanos. Vespúcio conhecia ambas as mitologias e frequentemente os primeiros navegadores associavam às suas descobertas lendas mitológicas ou bíblicas.
Também é conhecida pelo plural Américas e pela expressão Novo Mundo, neste caso em oposição à Europa, considerada o Velho Mundo. A maioria dos estudiosos aponta o nome do navegador italiano Américo Vespúcio como origem etimológica do topônimo "América". Alguns não consideram a América como um continente único, preferindo defini-la como um conjunto de terras composto pelos continentes da América do Norte (que inclui a chamada América Central e o Caribe) e da América do Sul. Qualquer que seja a sua conceituação, a América compõe-se, de fato, de duas massas de dimensões continentais - as Américas do Norte e do Sul -, ligadas por um istmo (o istmo do Panamá) que é cortado por um canal (o canal do Panamá).

ANTÁRTIDA
O nome Antártida provém do Grego αντ («ant» - oposto a) e αρκτικος («arktikos» - ártico). É portanto o continente que está nas antípodas do Ártico. O nome Ártico (que não é um continente mas um enorme bloco de gelo) vem do grego αρκτος que significa urso (o animal). Esse nome provém das Constelações Ursa Maior e Ursa Menor, onde fica localizada a Estrela Polar) e que se podem ver a norte, por cima do pólo norte. A Antártica, Antártida (do grego ανταρκτικως «antarktikos», "oposto a ártico"), (ambos os termos no Brasil) ou Antárctida (em Portugal) é o mais meridional dos continentes e um dos menores, com catorze milhões de quilómetros quadrados. Rodeia o Pólo Sul, e por esse motivo está quase completamente coberto por enormes geleiras (glaciares), excepção feita a algumas zonas de elevado declive nas cadeias montanhosas e à extremidade norte da Península Antártica. Sua formação se deu pela separação do antigo supercontinente Gondwana e seu resfriamento aconteceu nos últimos quarenta milhões de anos. O nome Árctico vem do grego arktos - urso, referindo-se à Ursa Maior, constelação de estrelas apenas visível no hemisfério norte.

Links:
http://super.abril.com.br/superarquivo/1993/conteudo_113431.shtml
http://blogdamandioca.wordpress.com/2008/04/14/origem-do-nome-dos-continentes/




quarta-feira, 2 de julho de 2008

Organizações mundiais e regionais


Conteúdo: Organizações mundiais e regionais, ONU
Série: 8 série

Atividade: Lista de exercício e Ficha de Pesquisa


LISTA DE EXERCÍCIO (com consulta)

Livro de consulta:
CARVALHO, Marcos Bernardino; PEREIRA, Diamantino Alves Correia. Geografias do Mundo, 8ª série, Redes e Fluxos. Editora FTD.

Capítulo 3 - O espaço dos governos mundiais
• A ONU e o Conselho de Segurança
Novamente, a vez do Iraque
• Crise e reformulação da ONU
A ONU e suas instituições
- A FAO e a segurança alimentar
- A Organização Mundial da Saúde
- A Unesco
- A Organização Internacional do Trabalho (OIT)
- O Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (Bird)
- A Organização Mundial do Comércio (OMC)
• Outros blocos, associações e organizações
g8 (Grupo dos Oito)
Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte)
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)
Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (Apec)
Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opepe)
Associações regionais
• As organizações não-governamentais _ ONGs
A Anistia Internacional
As ONGs ambientais
ONGs: além das fronteiras
• O espaço das relações políticas da atualidade

Ampliando os horizontes: O Fórum Econômico Mundial e o Fórum Social Mundial
Glossário
O espaço dos governos mundiais em questão
De olho na Geografia
Outra leitura: Da geopolítica às paisagens


Assinale a opção correta:

Organização que tem como objetivos principais a defesa da paz e da segurança mundiais e a cooperação econômica, cultural e social entre seus membros.
a) OMC
b) ONU
c) OMS
d) FAO

Organização que foi criada para substituir o Acordo Geral de Tarifas e Comércio:
a) OMC
b) GATT
c) OTAN
d) OCDE

Organização que agrupa a maioria dos países exportadores de petróleo:
a) OCDE
b) APEC
c) OPEP
d) NAFTA

Instância da ONU no qual as deliberações são de recomendação, e todos os membros podem participar:
a) Banco Internacional
b) Assembléia Geral
c) Organização Mundial da Saúde
d) Conselho de Segurança

A ação dessa organização baseia-se no desenvolvimento de tratamentos simplificados e medicamentos de fácil utilização:
a) OIT
b) OMC
c) ONU
d) OMS

O aumento da produtividade devido à aplicação de tecnologias denomina-se:
a) Revolução Verde, século XX.
b) Escassez da produção de alimentos.
c) Propagação de técnicas modernas.
d) Problemas de acesso aos alimentos

Associação entre países europeus cujo objetivo é a integração dos Estado de forma autônoma:
a) CEI
b) ONG
c) UE
d) UA

Organização que considera as relações de trabalho fundamentais para a efetivação dos direitos humanos, pois proporciona condições de vida digna e independente para as pessoas:
a) OIT
b) ONU
c) OMS
d) UNESCO

Discutem temas de interesse das grandes empresas e as diretrizes da economia mundial:
a) FEM
b) FSM
c) FAO
d) G8

Organização de sete países com maiores economias no mundo:
a) ONG
b) G7
c) G8
d) OCDE
Organização que tem entre seus objetivos, a elevação do nível de vida da população rural e o crescimento da economia mundial:
a) OMC
b) ONU
c) OMS
d) FAO

Organização que significa o Acordo Geral de Tarifas e Comércio:
a) OMC
b) GATT
c) OTAN
d) OCDE

Organização que agrupa países da Ásia e do Pacífico visando crescimento econômico:
a) OCDE
b) APEC
c) OPEP
d) NAFTA

Instância da ONU no qual as deliberações são de natureza obrigatória, e possui quinze países membros:
a) Banco Internacional
b) Assembléia Geral
c) Organização Mundial da Saúde
d) Conselho de Segurança

A ação dessa organização baseia-se nas relações de trabalho em condições de liberdade, equidade, seguridade e dignidade:
a) OIT
b) OMC
c) ONU
d) OMS

O maior problema em relação à produção dos alimentos refere-se a:
a) Revolução Verde, século XX.
b) Escassez da produção de alimentos.
c) Propagação de técnicas modernas.
d) Problemas de acesso aos alimentos

Associação entre países que atuam de forma independente das fronteiras dos países e dos seus governos:
a) CEI
b) ONG
c) UE
d) UA

Organização que atua na ciência, cultura e educação, prioriza a difusão do conhecimento, preservação das culturas e qualificação da comunicação entre os países e entre as pessoas:
a) OIT
b) ONU
c) OMS
d) UNESCO

Discutem temas de interesse social, respeitam a diversidade e a cultura mundial:
a) FEM
b) FSM
c) FAO
d) G8

Organização de países com maiores economias no mundo mais a Rússia, por uma questão geopolítica:
a) ONG
b) G7
c) G8
d) OCDE


GABARITO:
B, A, C, B, D, A, C, A, A, B, D, B, A, D, A, D, B, D, B, C.
FICHA-RESUMO:
Cada aluno sorteia uma sigla de uma Organização Mundial ou Regional, pesquisa sobre o assunto e preenche a ficha-resumo.
Siglas: ONU, OMC, OMS, OIT, UNESCO, GATT, OCDE, FAO, G7, G8, OPEP, UE, UA, entre outros.



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