Visitantes

sábado, 19 de julho de 2008

Conteúdo Político-Ideólógico dos Mapas

Conteúdo: Conceito e finalidades dos Mapas, Conteúdos Ideológico dos Mapas.
Série: 7ª e 8ª séries.


Atividade: Observar diferentes mapas e descrever o objetivo de cada representação, quais áreas e informações eles destacam.

Dicas: Peça aos alunos representarem oucriarem seu próprio mapa, cada aluno também representará subjetivamente suas idéias e visões de mundo.


CONTEÚDO POLÍTICO-IDEOLÓGICO DOS MAPAS

Á primeira vista você pode estranhar o mapa-múndi apresentado, que pode dar a impressão de estar “invertido” e “distorcido”. Isso acontece porque estamos acostumados a observar os mapas “normais” centrados na Europa, com o hemisfério norte acima do sul, e, em geral, com as terras do hemisfério norte desproporcionalmente maiores. Como o nosso planeta é esférico, podemos representá-lo tendo qualquer ponto como centro. A opção entre diferentes representações cartográficas não é simplesmente técnica mas, também, política ou geopolítica. Na verdade, qualquer mapa contém uma visão de mundo e um conteúdo político-ideológico.

Relacione as afirmações do texto acima com os mapas “normais” (centrados na Europa e com o norte acima do sul) e responda: Qual o conteúdo político-ideológico desses mapas?



Para refletir e discutir:

Nenhum comentário: