Visitantes

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Escala: Reduzindo e comparando!


ESCALA NUMÉRICA


Conteúdo: Escala numérica
Série: 5ª série



A escala de um mapa é a proporção constante entre a medida de um desenho ou plano e a medida real daquilo que é representado. Ela indica quantas vezes as dimensões do terreno foram reduzidas para serem representadas no mapa.


Atividade 1:
Entregue a atividade abaixo e peça aos alunos para copiarem proporcionalmente os dezenhos do diagrama.


Diagramas - Roberta Sumar

Atividade 2:
Peça aos alunos para desenharem numa folha branca qualquer objeto da sala de aula (porta, cadeira, carteira, ventilador, janela, entre outros...).
Pegue um barbante e corte na largura do objeto real representado pelo aluno (por exemplo, a porta da sala de aula). Mostre aos alunos que é a largura real do objeto, em seguida dobre esse barbante, contando junto com os alunos cada dobra, até que fique da largura do desenho desse objeto na folha.
Desta maneira temos uma proporção entre o desenho e o objeto real, através das dobras do barbante. Registre no caderno essa proporcionalidade. Por exemplo: dobrou-se 6 vezes o barbante, a escala é E=1/6. Cada aluno encontrará sua escala do seu desenho. Por fim mostre a turma e compare as escalas diferentes conforme os tamanhos representados, dos que fizeram o desenho do mesmo objeto.

Dica:

  • Faça vários desenhos com a turma, desenhe a sala de aula, faça maquetes, e com o barbante registre os dados, para saber a proporcionalidade do desenho e da realidade.
  • No desenho do cartograma, aproveite para explicar a função das linhas auxiliares verticais e horizontais. Pois mais tarde facilitará no entendimento de Coordenadas Geográficas.

Próximas etapas:

Definição de escala, fórmula, problemas com escala, múltiplos e submúltiplos do metro.

Links:

http://educar.sc.usp.br/maomassa/cartografia.htm

http://www.labtate.ufsc.br/index.html

Nenhum comentário: