Visitantes

domingo, 9 de novembro de 2008

Aziz Nacib Ab'Sáber

Aziz Ab'Sáber
Aziz Nacib Ab'Sáber (São Luís do Paraitinga, 24 de outubro de 1924) é um geógrafo e professor universitário brasileiro.
É um dos mais respeitados geomorfologistas do Brasil, sendo o primeiro a classificar o território brasileiro em domínios morfoclimáticos e a desenvolver a teoria dos refúgios seguindo a linha de pensamento da teoria da evolução das espécies, do biólogo inglês Charles Darwin.
Professor-emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, professor-honorário do Instituto de Estudos Avançados da mesma universidade, Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia de 1999, concedido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, na categoria Ciências da Terra, Prêmio Jabuti de ciências humanas 2005, Presidente de Honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, é um intelectual engajado nas discussões sobre as questões ambientais no Brasil.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Aziz_Ab'Saber


DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS E FITOGEOGRÁFICOS SULAMERICANOS


UDESC concede título Honoris Causa a Presidente da SBPC (ao geógrafo Aziz Ab´Sáber)
O renomado geógrafo receberá o título no dia 4 de novembro durante o Simpósio de Geografia da UDESC.
Aziz Ab´Sáber, geógrafo e professor emérito da Universidade de São Paulo(USP), receberá o título Honoris Causa no dia quatro de novembro, durante o 8° Simpósio de Geografia da UDESC. A cerimônia será no auditório da Escola Superior de Administração (ESAG), em Florianópolis, às 14horas. O homenageado é um dos mais respeitados e renomados geógrafos do Brasil. Publicou mais de 320 trabalhos, entre teses, análises, projetos e livros. O professor sempre manifestou interesse e apoio à criação e desenvolvimento de cursos de pós-graduação, lato sensu e stricto sensu, do Departamento de Geografia da UDESC. Recentemente, ele participou da aula inaugural conjunta do curso de graduação em geografia e do curso de mestrado Profissional em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Sócio-Ambiental. Aziz Nacib Ab´Sáber nasceu no dia 24 de outubro de 1924, em São Luís de Paraitinga,, São Paulo. Ingressou com 17 anos, na USP, instituição onde fez toda sua carreira acadêmica e profissional. Em 1956, concluiu o doutorado, e tornou-se professor-titular da USP no ano de 1968. O geógrafo concentra seus estudos na associação da geografia com a natureza, sendo o primeiro a classificar o território brasileiro em domínios morfoclimáticos, de acordo com as interações entre clima, relevo e vegetação. É um dos autores do “Projeto Floram”, de reflorestamento dos núcleos críticos das áreas devastadas em todo o Brasil, com espécies florestais nativas. Atualmente, é presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC. Este é o segundo título Honoris Causa concedido pela UDESC. O primeiro a receber a homenagem foi o professor Antonio Carlos Konder Reis, em 1994.


Aziz Nacib Ab'Sáber - SIMGEO 2008 - FAED/UDESC - Florianópolis/SC



Aziz Nacib Ab'Sáber - Ary, Patricia, Raphaela, Graziela e Roberta -
SIMGEO 2008 - FAED/UDESC - Florianópolis/SC


Nenhum comentário: