Visitantes

domingo, 24 de agosto de 2008

Europa: exercício de fechamento de conteúdos

Atividade de fechamento de conteúdos relativos à Europa
Conteúdo: Fechamento de conteúdos relativo ao continente europeu; Europa Ocidental x Europa Oriental; Transição do Socialismo para o Capitalismo na Europa.

Série: 8ª série

Atividade: Responder as frases abaixo e preencher a palavra-cruzada abaixo.
Dicas:
  • Os quadrados cinzas são espaços em branco.
  • Quando tem uma divisão tripla na tabela é que a pavra encerrou por ali.
  • Cada número da frase corresponde ao número da Cruzadinha.
  • Na correção a medida que surgirem os assuntos relacionar com temas atuais e relacionar também entre eles.
  • O objetivo desta atividades é fazer um fechamento deste conteúdo sobre a Europa.

Livro para consultar para realizar o exercício:

MOREIRA, Igor. Construindo o espaço. Editora Ática. 8ª série, p.84-126.

Palavra-Cruzada: Europa

1. Os sete “stãos” são um grupo de países asiáticos, formados por: Casaquistão, Usbequistão, Quirquízia (ex-Quirguistão), Turcomenisctão, Tajiquistão, Paquistão e _____________.
2. Região da Europa, formado por países conhecidos pela suas transições do socialismo para o capitalismo, também conhecida como Europa do Leste.
3. Os países Estônia, Letônia e Lituânia são chamados de países ____________.
4. País que possui a mais alta renda per capita e os melhores indicadores da Europa Central, segundo os dados do Banco Mundial (2001).
5. Em 1918, depois de muitos séculos de dominação estrangeira, dois povos de origem eslava (tchecos e eslovacos) proclamaram a República da ____________________. Federação na qual em 1993 desmembraram o território e formaram: República Tcheca e Eslováquia.
6. Nome como ficou conhecido o conjunto de mudanças econômicas e sociais que visavam um socialismo mais humano na República da Tchecoslováquia em 1968.
7. País que possuía os indicadores sociais econômicos mais baixos que a República Tcheca, fato que propiciou a separação pacífica dos dois países.
8. País mais populoso e o segundo mais povoado da Europa Central.
9. Acontecimento fundamental em 1989 para a transição dos países do leste europeu socialistas para o capitalismo
10. Nome da união econômica, conforme aos atuais rumos da globalização, tende a eliminar quaisquer barreira à livre circulação do capital.
11. Aliança, na Hungria nos anos 1990, que venceu as primeiras eleições livres no país após quatro décadas de influência soviética.
12. País tradicionalmente agrícola e tornou-se industrializado após adoção do sistema de economia planificada. Atualmente tem procurado investir no Turismo, e cuja capital é Budapeste.
13. País que apresenta os piores indicadores socioeconômicos da Europa Central, e também o que recebe menos investimentos estrangeiros da região central da Europa.
14. Região de passagem entre o Ocidente e o Oriente, abrange países capitalistas como Grécia e Turquia, outros que passaram por experiência socialista, como Iugoslávia, Croácia, Eslovênia, Macedônia, Bósnia-Herzegovina, Bulgária e Albânia.
15. País que era a mais próspera das seis repúblicas iugoslavas antes da independência, apesar de que praticamente não possuir recursos minerais, na qual são importados. Atualmente é o país que mais se destaca economicamente na Península Balcânica, possuindo a maior renda per capita.
16. País que depois da Primeira Guerra Mundial constituiu-se um Estado Federal, uma Federação, composta por: Sérvia, Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegovina, Macedônia e Montenegro. Essa profunda diversidade étnica foi a raiz da fragmentação do país em várias repúblicas.
17. Área agrícola mais importante na República Federativa da Iugoslávia, cujos principais produtos são: trigo, milho, beterraba, batata, semente de girassol e frutas.
18. Nome da operação, realizada na República Bósnia-Herzegovina, devido a oposição de bósnios sérvios a bósnios mulçumanos, que representou um dos conflitos mais sangrentos ocorridos no continente europeu desde a Segunda Guerra Mundial.
19. Nome da moeda única européia que entrou em circulação em 2002, cuja adoção foi um passo fundamental para a unificação política e econômica do continente.
20. Das seis repúblicas que formavam a Iugoslávia, essa era a menos desenvolvida. E onde ainda hoje pode-se encontrar uma prática ancestral de bater o trigo para soltar os grãos das espigas e separar da palha.
21. País que com a implantação do socialismo, após a Segunda Guerra Mundial, teve todas as suas indústrias nacionalizadas e gerenciadas conforme os planos econômicos qüinqüenais.
22. País que mais resistiu às transformações que ocorreram no Leste europeu, como a adoção de mecanismos da economia de mercado e de práticas políticas da democracia.
23. Processo que recomeçou na Albânia, na qual a Itália conclamou a União Européia e os Estados Unidos ajuda financeira a fim de evitar o êxodo de albaneses.
24. Prática essencial na Europa Meridional em função do clima com características de semi-ardidez dessa região.
25. Península formada por dois países: Portugal e Espanha.
26. País cujo território é composto por península, cujo formato é aproximado de uma bota, além de algumas ilhas, dos quais destacam-se Sicília e Sardenha, e das repúblicas de San Martinho e Vaticano.
27. O grupo de países mais ricos: Itália, Reino Unido, França e Alemanha, formam uma organização territorial com distinção entre o norte, rico e desenvolvido, e o sul, conhecido como ____________, voltado a agricultura e pecuária.
28. Economia ___________ ou subterrânea, é um aspecto econômico baseado no trabalho individual, familiar ou de pequenos grupos que não possuem registro em carteira, não pagam impostos.
29. País, entre todos os tradicionalmente capitalista, menos desenvolvido de todo o continente europeu, cuja capital é Atenas.
30. Como é chamado o hábito diário de dormir depois do almoço.

4 comentários:

Mario Luiz disse...

gostaria de receber a resposta da palavra cruzada que se encontra nesta pag. desde ja muito obrigado.
achei otimo esse exercicio.

Priscila B. disse...

Tem algum professor q conseguiu preencher esta cruzada???
se tiver me avise colocandu sua resposta

Unknown disse...

me de as respostas pois gostei

*Geoprofessora* disse...

Olá pessoal!
então qdo quiserem gabarito ou mais informações deixem o email, dai fica mais fácil nossa comunicação!
A resposta desta atividade está no link abaixo:
http://geoprofessora.blogspot.com/2009/08/europa-exercicio-de-fechamento-de.html
Abraços,
Roberta - Geoprofessora