Visitantes

sexta-feira, 20 de junho de 2008

DIT - Divisão Internacional do Trabalho


Divisão Internacional do Trabalho
DIT e nova DIT


Conteúdo: Subdesenvolvimento e Desenvolvimento, relações entre esses grupos de países.

Série: 7a e 8a séries


DIT:

Divisão internacional de Trabalho (DIT), consiste na divisão das atividades e serviços entre os inúmeros países do mundo, particularmente entre os subdesenvolvidos (exportadores de matéria-prima, com mão-de- obra barata e geralmente com industrialização tardia), e os desenvolvidos (economicamente mais fortes, industrializados).
A DIT corresponde a uma especialização das atividades econômicas em caráter de produção, comercialização, exportação e importação entre distintos países do mundo.

A DIT, acentua, principalmente nos países capitalistas, as desigualdades existentes entre países pobres e ricos.

Tipos de DIT:

DIT Clássica
Com a descolonização da Ásia e da África (1947-1975), os novos países surgidos nesses continentes passaram a fazer parte, ao lado das antigas colônias da América, do conjunto dos países subdesenvolvidos. Estabeleceu-se, então, o que denominamos DIT clássica, que caracteriza as relações entre os países desenvolvidos e os países subdesenvolvidos não industrializados.

DIT da Nova Ordem Mundial
Nesse mesmo período, com a industrialização de alguns países subdesenvolvidos, outra DIT passou a conviver com a DIT clássica. É a que expressa o relacionamento entre os países desenvolvidos e os países subdesenvolvidos industrializados. Essa nova divisão internacional do trabalho é muito mais complexa, envolvendo o fluxo de mercadorias e de capitais, de ambos os lados. Esses países subdesenvolvidos deixaram de ser unicamente fornecedores de matéria-prima para os países desenvolvidos.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Divis%C3%A3o_internacional_do_trabalho


Perguntas:

* Quanto mais desenvolvido é o país, mais intensa é a divisão local de trabalho. Explique esta frase.
A divisão local de trabalho ocorre pelas relações de produção entre campo – produzindo gêneros do setor primário – e cidade – fabricando produtos do setor secundário e vendendo serviços. O campo perdeu sua mão-de-obra pelo êxodo rural, mas aumentou sua eficiência pela compra de máquinas e tecnologia urbanas. Quanto mais forte o mercado interno, mais intensas são as relações de produção entre campo e cidade.

* Como se opera a DIT na Nova Ordem Mundial após 1989.
Cada vez mais se acentuam as disparidades entre o Norte desenvolvido e o Sul subdesenvolvido, visto que este exporta produtos primários de baixo valor agregado, além de uma soma considerável de juros – relativas às suas dívidas externas - e de lucros remetidos pelas transnacionais nele estabelecidos, sangrando cada vez mais sua combalida economia.


Evolução da Divisão Internacional do Trabalho - DIT
















Imagem: SENE, E., MOREIRA, J. C. Espaço Geográfico e Globalização. São Paulo: Scipione, 1998, p. 42.



Outros Links:
http://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/divisao-internacional-trabalho-dit.htm


10 comentários:

Unknown disse...

Qual o papel desempenhado pelo Brasil na DIT da nova ordem mundial?

claudia disse...

Explique o que foi a Ordem na Guerra fria?
Como a chamada NOva Ordem Mundial se diferencia sa Ordem da Guerra Fria?
Quais as estratégias utilizadas pela EUA para ampliar sua área de influencia e evitar a expansão do socialismo na Europa durante a guerra fria?
Por favor me ajuude..!!!
claudiaccrespo@oi.com.br

Carol disse...

Adorei essa postagem,ela me ajudou muito em um trabalho escolar, gosto muito de geografia e dou valor a professores que ensinam essa matéria além de ter apenas 11 anos me indentifico muito com esse trabalho!

Obrigada
Espero que continue fazendo sucesso

Fernando Botelho disse...

A Geoprofessora me ajudou muito em algumas atividades em sala de aula, e além de tudo é a professora de Geografia mais linda que já vi na vida.
Um beijo.

Fernando Botelho disse...

Meu email pra gente manter contato:
lfernandobotelho@hotmail.com

Géssica A. disse...

adorei, principalmente o topico das perguntas feitas e respondidas. espero que todos os outros assuntos tb venham com essas perguntas sugeridas :]

Professor Diego disse...

Oi , d+ seu blog,valu!!!

Professor Diego disse...

Muito legal, continue assim!!!

Professor Diego disse...

Ola professora, gostei muito do seu blog. Podemos então dividir a DIT atual em:
1) Paises Desenvolvidos ou Ricos (Ex:EUA, Japão e UE) que produzem alta tecnologia e fornecem emprestimos e investimentos para os países menos favorecidos.
2)Paises Industrializados, porem nao desenvolvidos (Ex: Brasil, China e India) que produzem produtos que nao requerem alta tecnologia.
3) Paises Pobres nao Industrializados que produzem principalmente e as vezes apenas produtos primarios.

Unknown disse...

EU TENHO UMA DÚVIDA. Qual a importancia dos países subdesenvolvidos na DIT?