Visitantes

domingo, 6 de abril de 2008

Globalização

CONCEITOS DE GLOBALIZAÇÃO
  • A GLOBALIZAÇÃO refere-se a todos os processos que, nas práticas e nas normas, não são obstaculizados nem impedidos pelas fronteiras territoriais e jurisdicionais dos Estados soberanos.
  • GLOBALIZAÇÃO - conjunto de ações políticas, econômicas e culturais que objetivam a integração do mundo e do pensamento em um só mercado.
  • GLOBALIZAÇÃO: um fenômeno decorrente dos avanços tecnológicos que permitem a transmissão de informações com extrema rapidez de uma parte a outra do planeta.
  • A GLOBALIZAÇÃO financeira se refere à possibilidade de que o capital possa circular pelo planeta em segundos e suas conseqüências sobre a economia dos países.
  • A GLOBALIZAÇÃO é um processo de integração mundial, baseado nos avanços tecnológicos e das telecomunicações. Tem por base a eliminação das barreiras tarifáricas e a formação de blocos econômicos. Embora muitas pessoas só vejam vantagens na globalização podemos observar prejuízos também, principalmente para os países pobres, que não detêm as tecnologias mais avançadas, tornando-se mais dependentes, a cada dia que passa, dos países ricos.
  • A GLOBALIZAÇÃO é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, com o barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno observado na necessidade de formar uma Aldeia Global que permita maiores ganhos para os mercados internos já saturados.
  • GLOBALIZAÇÃO: a expansão do capitalismo, no início do século XIX, pode ser representado como o marco histórico do início do processo de internacionalização. Processo este que conduz a crescente integração das economias e das sociedades dos vários países, especialmente no que tange à produção de mercadorias e serviços, aos mercados financeiros, e à difusão de informações.
  • A GLOBALIZAÇÃO designa o fenómeno de abertura das economias e das fronteiras, resultante do crescimento das trocas comerciais e dos movimentos de capitais, da circulação dos homens e das ideias, da divulgação da informação, dos conhecimentos e das técnicas. Simultaneamente geográfico e sectorial, este processo não é recente, mas tem vindo a intensificar-se nos últimos anos.
  • GLOBALIZAÇÃO - Conjunto dos processos e tendências de internacionalização da economia, da política e da cultura. Exemplos: a criação de mercados e blocos políticos continentais e mundiais; o surgimento de empresas multinacionais; a preferência generalizada de jovens de todo o mundo pela música e cinema ocidentais.
  • Americanizados..., será? Parte desse processo é uma expressão da GLOBALIZAÇÃO e mundialização da cultura, fenômenos que se acentuaram com a velocidade na troca de informações e com a expansão do capitalismo em escala mundial. Outra parte, no entanto, resume-se aos modismos tão corriqueiros adotados pelos brasileiros, sempre acreditando que o uso de uma expressão estrangeira indica poder e status.




***************************************************************************************

Globalização - (O Delírio de Dragão)
Tribo de Jah


Globalização é a nova onda
O império do capital em ação
Fazendo sua rotineira ronda

No gueto não há nada de novo
Além do sufoco que nunca é pouco
Além do medo e do desemprego, da violência e da impaciência
De quem partiu para o desepero numa ida sem volta
Além da rovolta de quem vive as voltas
Com a exploração e a humilhação de um sistema impiedoso
Nada de novo
Além da pobreza da tristeza de quem se sente traido e esquecido
Ao ver os filhos subnutridos sem educação
Crescendo ao lado de esgotos, banidos a contragosto pela sociedade
Declarados bandidos sem identidade
Que serão reprimidos em sumária execução
Sem nenhuma apelação

Não há nada de novo entre a terra e o céu
Nada de novo
Senão houver o dragão e seu tenebroso véude destruição e de fogo
Sugando sangue do povo,
De geração a geração
Expeculando pelo mundo todo
É só o velho sistema do dragão
Não, não há nenhuma ilusão, ilusão
Só haverá mais figuração, figuração

Os dirigentes do sistema impõem seu lema:
Livre mercado mundo educado para consumir e existir sem questionar;
Não´pensam em diminuir ou domar a voracidade
E a sacanagem do capitalismo selvagem
Com seus tentáculos multinacionais querem mais, e mais, e mais...
Lucros abusivos
Grandes executivos são seus abastados serviçais
Não se importam com a fome, com os direitos do homem
Querem abocanhar o globo, dividir em poucos o bolo
Deixando migalhas pro resto da gentalha, em seus muitos planos
Não vêem seres humanos e os seus valores, só milhões e milhoes de consumidores
São tão otimistas em suas estatísticas e previsões
Falam em crescimento, em desenvolvimento por muitas e muitas gerações

Não sentem o momento crítico, talvés apocaliptico
Os tigres asiáticos são um exemplo típico,
Agora mais parecem gatinhos raquíticos e asmáticos
Se o sistema quebrar será questão de tempo
Até chegar o desabastecimento e o racionamento
Que sinistra situação!
O globo inchado e devastado pela superpopulação
Tempos de bavária então virão, tempos de exitos e disperção
A água pode vir a uruu!
O rango um rico tesouro

Globalização é uma falsa noção do que seria a integração, com todo respeito a integridade e a dignidade de cada nação
É o infeliz do grande capital,
O poder da grana internacional que faz de cada país apenas mais um seu quintal
É o poder do dinheiro movendo o mundo inteiro,

E agora:
Ricos cada vez mais ricos e metidos
Pobres cada vez mais pobres e falidos
Globalização, o delírio do dragão!


***************************************************************************************

Diário Catarinense 06 de abril de 2008 N° 8030

SC no mapa do mundo
Globalização:
Santa Catarina pode ser considerada, hoje, berço das multinacionais brasileiras.

Das 30 maiores empresas do país com presença internacional, sete nasceram no Estado e muitas outras catarinenses caminham a passos largos para alcançar as gigantes mundialmente consagradas.
Segundo estudo da Fundação Dom Cabral (FDC), as maiores empresas multinacionais brasileiras fizeram do país o segundo maior investidor externo entre os países em desenvolvimento em 2006. No ano passado, segundo o ranking da FDC, Weg, Tigre, Duas Rodas, Portobello, Perdigão, Datasul e Marisol são as catarinenses com o maior índice de transnacionalidade, medido por indicadores como receita bruta das subsidiárias no exterior, ativos e número de funcionários fora do país.
Contudo, nem sempre os motivos para a internacionalização são nobres. A alta carga tributária, os encargos trabalhistas e, atualmente, a questão cambial são fatores que empurram empresas brasileiras para o exterior, em busca de condições mais favoráveis de expansão.
- Todo mundo quer ter um pé lá fora. É um sonho ter competitividade mundial. Mas o Brasil tem as suas dificuldades de infra-estrutura e isso compromete a rentabilidade das operações e o abastecimento dos clientes internacionais, o que pode gerar quebra de confiabilidade no mercado global. No caso da Perdigão, o passo de internacionalização não reduziu as exportações a partir do Brasil - garante o diretor de Relações Institucionais da Perdigão, Ricardo Menezes.
Para o presidente da Tigre, Amaury Olsen, a internacionalização foi uma questão de necessidade.
- Para parte de nossos produtos (tubos), é inviável a exportação. O baixo peso e o grande volume tornam o custo do frete muito caro. Outro motivo é que, no Brasil, já temos uma fatia considerável do mercado e para crescer o custo é maior do que fazer investimentos fora do país - justifica.
Outro fator que motivou a Tigre buscar oportunidades no exterior foi o pequeno crescimento ou a total estagnação da construção civil no Brasil de 2000 até 2007, mas a questão cambial também foi representativa.
- Muitas empresas estão investindo no exterior, primeiro para não depender somente de uma moeda. Isto evita riscos cambiais. Outra oportunidade é a atual valorização da nossa moeda. Hoje compramos mais dólar com menos reais. Isto significa que podemos fazer investimentos e aquisições em condições muito boas - explica.
De acordo com o diretor de operações para América Latina da Datasul, Jean Carlo Klaumann, são vários os critérios avaliados para a internacionalização.
- Optamos por criar um centro de inovação e desenvolvimento em Córdoba, que além do posicionamento, trouxe condições cambiais e tributárias favoráveis. Os encargos sociais são muito mais baixos e flexíveis em outros países. Os governos entenderam que, para atrair investimentos, precisam oferecer, além de infra-estrutura e mão-de-obra qualificada, encargos sociais atraentes.

As maiores transnacionais
Dados referentes a 2007

1) Gerdau
2) Vale
3) Sabó
4) Marcopolo
5) Odebrecht
6) Embraer
7) Weg
8) Tigre

9) Camargo Corrêa
10) Duas Rodas Industrial
11) Andrade Gutierrez
12) Artecola
13) CSN
14) Metalfrio
15) Itautec
16) Portobello
17) Natura
18) Petrobras
19) ALL
20) Perdigão
21) Método Engenharia
22) Lupatech
23) Aracruz Celulose
24) Votorantim
25) TOTVS
26) Ultrapar
27) Bematech
28) Randon
29) Datasul
30) Marisol

Para seu filho ler: Multinacionais são empresas que fazem negócios em vários países. Empresas deste tipo podem, por exemplo, fabricar seus produtos em um país onde o trabalho custa menos, o que faz com que o produto fique mais barato. Depois, ela pode vender o que produz em todos os países onde atua.

Fonte:
Diário Catarinense – 06/04/2008 – Economia – pg.
SIMONE KAFRUNI simone.kafruni@diario.com.br
http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a1818111.xml&template=3898.dwt&edition=9601&section=129



Nenhum comentário: