Visitantes

sábado, 12 de abril de 2008

Fronteiras

Fronteiras:
- Uma fronteira é o limite ou divisa entre duas partes distintas;
- O sentido mais conhecido de fronteira é sendo o limite entre dois países;
- Linha que demarca dois territórios pertencentes a Estados diferentes;
- Mas fronteiras também podem delimitar áreas de ocorrência de determinado fenômenos, seres vivos, culturas, etnias, unidades administrativas...
- A fronteira é o limite entre duas partes distintas, por exemplo, dois países, dois estados, dois municípios. - As fronteiras representam muito mais do que uma mera divisão e unificação dos pontos diversos. Limites de unidades administrativas: Elas determinam também a área territorial precisa de um Estado, a sua base física, seu limite de poder.
- As fronteiras podem ser naturais, culturais, sociais;
- Sendo delimitações territoriais e políticas que, através da proteção que garante aos seus estados, representa a autonomia e a soberania desses perante os outros.



Geografia e Fronteiras:
  • A Geografia estuda as características de assuntos que são delimitados por determinadas fronteiras, como países, continentes, municípios, entre outros exemplos.
  • Assim como também analisa fenômenos que são dinâmicos, e não possuem uma área fixa, homogênea e interligada, como fenômenos climáticos, culturas, tipos de vegetação.
    Também temos que lembrar a diferença de fronteiras naturais e as fronteiras sociais, sendo que cada vez mais o homem não respeita os limites da natureza, o que se reflete em diveros problemas ambientais.

Representações de Fronteiras dos alunos da 7ª série da EEF Marcília de Oliveira (São José/SC):


Jenipher (701), Jenypher (703), Emily (703), Dhouglas (701), Leandro (703), Elivan (703), Adriano (703) e Lucas de Souza (703) - 2008

Nenhum comentário: