Visitantes

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Sol da meia-noite na Islândia!

repassando a reportagem que assisti....

Sol nunca se põe durante o verão na Islândia

Devido a inclinação do eixo da Terra, a área próxima ao Polo Norte fica exposta ao sol 24 horas no verão. Quando é meia-noite na Islândia, o sol se aproxima do horizonte, mas não se põe. O fenômeno dura três meses.
Fonte: http://g1.globo.com/jornal-da-globo/






Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=tN42KG9bXc4

3 comentários:

Pangaré Pensante disse...

Boa noite, sou brasileira residente na Islândia.Corrigindo as informacoes incorretas sobre o sol da meia noite na Islândia: o sol nao se poe por apenas UM DIA, que é o solstício de verao. O verao, que dura três meses aqui, tem uma quantidade maior de luz que cresce até o solstício e decresce até o início do outono. Hoje, 18 de Agosto de 2012, por exemplo, o sol nasceu as 5:30 e irá se por 21:31, dentro de aproximadamente duas horas. A escuridao total vai ser entre as 10:30 e 4:45hs. Por favor, tome cuidado com as informacoes da Rede Globo, muitas delas sao escritas por jornalistas preguicosos e inexperientes. Lembrando que o sol da meia-noite pode durar mais dias em regioes mais extremas dos pólos, durante o inverno. Obrigada :)

Pangaré Pensante disse...

Acrescentando um fato interessante ao sol da meia noite aqui na Islândia, é o famoso Artic Open, onde pessoas de todo o mundo vêm para jogar golfe durante o solstício de verao. Esse ano tivemos 18 nacionalidades diferentes no Artic Open. Mais informacoes (em inglês) http://www.arcticopen.is/

*Geoprofessora* disse...

Obrigada pelas contribuições!
São muito válidas e pertinentes!
Roberta