Visitantes

domingo, 17 de abril de 2011

Qual a diferença de Povo, Nação, Governo, Estado e País?

Dizem que uma imagem vale por mil palavras!
Então acho que a 'figura-esquema' responde a questão:

Qual a diferença de Povo, Nação, Governo, Estado e País?



Pra confirmar se aprenderam, respondam os exercícios abaixo:

01. A palavra __________________, em seu sentido político, pode ser usada de duas formas. Uma corresponde a um país soberano, politicamente organizado em um território. A segunda forma corresponde à divisão política interna de algumas nações que formam uma federação, como no caso do Brasil, dos Estados Unidos, da Alemanha etc. Nesses casos, as unidades internas da federação possuem a mesma nomenclatura.

Qual dos termos abaixo preenche corretamente a lacuna?

a) Estado

b) Província

c) País

d) Território


02. Um(a) _______________ é formado(a) por um conjunto de pessoas que construíram costumes, tradições, histórias, formas de produzir e organizar-se em um território, conferindo-lhe identidade cultural e espacial. Essa identidade coletiva gera uma consciência nacional que compartilha hábitos, costumes, língua, religião e que, por sua vez, possibilita a construção de uma história comum.

Qual dos termos abaixo preenche corretamente a lacuna?

a) Governo

b) Nação

c) País

d) Povo


03. Observe a descrição abaixo e assinale a opção mais adequada:

“Conjunto de pessoas com língua e tradições comuns, que possuem um território com governo e leis próprias. Possui um sentido mais amplo de um vínculo que une os indivíduos por meio de uma identidade nacional.”

a) Nação

b) Povo

c) Sociedade

d) Território


04. No imaginário de Lennon, não deveriam existir fronteiras entre os povos. Porém, nunca elas foram tão valorizadas e suscitaram tantos conflitos quanto no século XX. Mas o que são fronteiras? Pode-se dizer que elas têm a função de separar territórios. Em geopolítica, porém, as fronteiras não são bem assim.

Portanto, as fronteiras:

I) definem a extensão geográfica da soberania de um Estado.

II) revelam as diferenças religiosas, linguísticas e étnicas.

III) separam blocos políticos ou alianças militares.

Na sequência em que aparecem, as informações acima correspondem, respectivamente, às fronteiras:

a) culturais, estratégicas e naturais.

b) estratégicas, naturais e políticas.

c) naturais, políticas e culturais.

d) políticas, culturais e estratégicas.


05. Muitas vezes usamos as palavras sociedade, povo, nação e país como sinônimos. Apesar de parecidas, essas palavras não significam exatamente a mesma coisa. Portanto, é necessário saber o significado de cada uma delas.

Assinale a alternativa incorreta:

a) Entende por povo os grupos de pessoas que falam a mesma língua e possuem as mesmas tradições. Por exemplo: o povo brasileiro, o povo judeu, o povo cigano etc.

b) Um povo precisa ter necessariamente território próprio.

c) Nação é o mesmo que povo, isto é, um conjunto de pessoas com língua e tradições comuns, e que possuem um território com governo e leis próprias. Além disso, a idéia de nação tem um sentido mais amplo de um vínculo que une os indivíduos por meio de uma identidade nacional.

d) Um agrupamento de indivíduos que vivem num certo espaço geográfico e se relacionam de acordo com determinadas regras é uma sociedade. Em geografia, nosso interesse é a sociedade humana, pois é ela que modifica profundamente a natureza e constrói o espaço geográfico.



5 comentários:

Anônimo disse...

Adoro seu blog!
Sempre utilizo pra preparar minhas atividades!

Tenho uma dúvida: Uma nação, necessariamente tem um território?

Unknown disse...

Oi Prof. Emerson Arruda, li seu comentário no post da professora Roberta e resolvi responder, ou ajudar. Busqeui uns links prá vc.
Mas já respondendo, uma nação pode sim existir sem um território.
Mais detalhes:
http://www.nautilus.com.br/clientes/pontes/leituras/2008/semterra.htm

e esse: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/nacoes-sem-territorio.htm

*Geoprofessora* disse...

Acrescento algumas informações: O conceito de nação abrange agrupamento social delimitado por laços culturais, identidade nacional, consciência cultural. Concordo com a colocação de Vando, pois existem nações sem reconhecimento ou autonomia de seus território. Por isso não chegam a ser reconhecidos como Estados.
O Estado, tradicionalmente, corresponde a um espaço territorial delimitado por fronteiras políticas e é popularmente chamado de país.

Roberta.

Gleiferson Crow disse...

Parabéns !!! Estava no blogger Você sabendo mais Profª Elizabeth, muito bom. Trabalho com o Ensino de Geografia em Minas Gerais para educandos do Ensino Médio, que além de serem maravilhosos são também seres humanos. Fico feliz ao encontrar blogger's assim como o seu e o da Elizabeth. Pois além de educadores somos também mediadores da formação humana de cada pessoa que educamos. Entender um pouco sobre a nação e seu povo ajuda a entender a nossa cultura e a cultura de outros. Abraços e parabéns pelo brilhantismo e profissionalismo.
Irei indicar seu blogger no LEIA: O Jornal do "José Elias Issa" MG
http://leiajeissaeemg.blogspot.com/
Profº Gleiferson Crow

Anônimo disse...

Obrigado, Vando e Roberta!

Minha opinião é a mesma de vcs. O q me fez ter a dúvida foi a figura.

Pela figura dá a entender q uma nação tem necessariamente um território. Ia até usar a figura numa prova minha, mas depois q percebi isso decidi não utilizar.

Obrigado pelos esclarecimentos e ajuda.

Um abraço.