IX Feira do Conhecimento Gardner 2010
Excelentes trabalhos, diferentes conteúdos e abordagens, formas de apresentações muito criativas!! Parabéns a todos!
Fotos das apresentações de trabalhos dos alunos:
Algumas ideias que achei muito interessante para esses eventos:
- Enquetes e brindes no final da apresentação para ver se a pessoa que assistiu aprendeu com o trabalho;
- Caderninho de registro de visitantes;
- Caderninho de recados sobre o que achou da apresentação, sugestões ou críticas;
- Adesivo sobre o trabalho para colar na camiseta do visitante;
- Sala organizada de forma de corredor/labirinto, dando uma sequância e organização na apresentação.
- Alunos vistidos de acordo com a temática do trabalho.
Abaixo um pouco das etapas da construção dos trabalhos na disciplina de Geografia:
Projeto Integrado de Geografia
Do relevo às profundezas da Crosta Terrestre!
Justificativa: Atualmente vimos nos noticiários eventos e descobertas relacionados a movimentação e características da Crosta Terrestre, alguns de forma negativa em relação as sociedades presentes como Tsunamis e terremotos, outros de forma positiva tendo em vista e rentabilidade potencial, como a descoberta do petróleo na camada do pré-sal brasileiro. Neste sentido, nossos conhecimentos sobre a geologia do planeta Terra torna-se cada vez mais necessária, não só na disciplina Geografia e no conhecimento curricular, como também na vida de todos os cidadãos conscientes e conhecedores do seu mundo. A partir do interesse individual e grupal dos alunos direcionados na disciplina de Geografia para participarem da Feira de Conhecimento organizamos este trabalho coletivo que reúne com temas relacionais os trabalhos propostos acerca das características da superfície terrestre, composição das rochas, formas de relevo, petróleo e turismo na superfície terrestre.
Objetivo Geral: Compreender as características geológicas e geomorfológicas da superfície terrestre e o seu aproveitamento sócio-econômico no contexto atual.
Objetivos Específicos:
• Equipe 1: Compreender as formas de relevo na superfície terrestre;
• Equipe 2: Identificar os diferentes pontos turísticos no mundo relacionados às formas de relevo e rochas;
• Equipe 3: Compreender os elementos minerais e o seu uso pelo ser humano;
• Equipe 4: Compreender a constituição das rochas, diferenciar os tipos de rochas;
• Equipe 5: Demonstrar as características do petróleo, sua formação e constituição, evidenciar as peculiaridades do petróleo da camada pré-sal brasileira.
Materiais a serem utilizados: 1 sala de aula destinado a disciplina Geografia, subdividido em grupos temáticos. Utilização de cartazes, painéis informativos, maquetes geográficas, exposição de diferentes tipos de rochas e fotografias entre outros objetos.
Metodologia:
O projeto integrado de Geografia, com os alunos de diferentes turnos, séries e turmas, pretende realizar uma investigação cientifica a partir do interesse e iniciativa dos próprios alunos.
Os métodos de ação escolhidos permeiam desde a observação cotidiana, conhecimento prévio dos alunos, embasamento teórico na ciência geográfica e pesquisa teórica para a construção desse conhecimento.
Para demonstrar todas as descobertas e informações cada equipe se organizará através de recursos mais adequados, como maquetes geográficas, painéis informativos e cartazes, e exposição de objetos e imagens.
No dia do evento todas as equipes da disciplina Geografia estarão agrupadas formando um estande temático e interligado, não só pelos assuntos como pela complementação de conhecimento e explicações.
Referencial Teórico:
Fazendo um paralelo da evolução desta área do conhecimento conceituaremos e elencaremos os assuntos a serem abordados na Feira do Conhecimento.
A Geografia tradicionalmente é considerada como a ciência que estuda a Terra. Neste sentido o planeta Terra é formado por três camadas principais: o núcleo (parte central e sólida), o manto (camada fluída formada por magma) e a crosta terrestre (fina camada externa, sólida).
A crosta é formada por minerais, rochas e solos, podendo ser as rochas definidas como agrupamentos de compostos químicos minerais. Solo é a parte exterior da crosta que está em contato direto e indireto com os agentes naturais. Quanto à origem, as rochas podem ser classificadas em magmáticas, sedimentares ou metamórficas. Um mineral é um composto químico com uma determinada composição química e uma estrutura cristalina definida. Na generalidade dos casos, uma rocha é uma mistura complexa de um ou diversos minerais, em proporções variadas.
A Geografia tem como gênese a observação e registro das características da superfície terrestre, ainda que de forma empírica, levando em conta as paisagens naturais e os costumes de algumas organizações sociais. A superfície terrestre, desta forma, é onde acontecem as interações dos seres humanos e a ação da natureza por conseqüência é uma fina camada da crosta terrestre, irregular e dinâmica, que sofre a ação de elementos internos (endógenos, como o tectonismo e vulcanismo) e externos (exógenos, como o intemperismo e ação do homem) do planeta.
Levando-se em consideração das propriedades e características dos materiais que formam o planeta Terra podemos subdividi-la em: Litosfera (camada sólida), Hidrosfera (camada líquida), Atmosfera (camada gasosa) e Biosfera (camada da vida). Logo, dependendo o contexto litosfera, crosta terrestre e superfície terrestre apesar de suas peculiaridades podem aparecer como sinônimos.
Considerando que a superfície terrestre é irregular, damos o nome de relevo ao conjunto de formação apresentados por esta. Essas formas são definidas pela estrutura geológica (tipo de rocha) combinada com as ações da dinâmica interna e externa da Terra. As principais formas de relevo são: montanhas, planaltos, planícies e depressões.
A geografia neste sentido interage com duas áreas afins: a geologia e a geomorfologia. A Geologiageomorfologia centra-se no estudo das formas da paisagem, que são o resultado da dinâmica da litosfera como um todo. é a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades físicas, história e os processos que dão forma ao planeta Terra, enquanto a
Prosseguindo, pela semelhança e abrangência de conteúdos a ciência geográfica precisou de uma definição de seu objeto de estudo: o Espaço Geográfico, este definido como a unidade espacial onde ocorre a interação de sociedade e natureza, suas características, formas e organização espacial. Partindo-se do mundo capitalista que vivemos hoje, a paisagem começa também a ser atribuída valor e nesta nova ordem, espaços de belezas naturais cada vez mais são utilizadas como atrativo turístico. Assim como matérias-prima da natureza são cada vez mais alvo da cobiça do sistema econômico em que nos encontramos, como é o caso do uso do petróleo como recurso natural.
O turismo abrange as atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negócios entre outros motivos. Atualmente elementos da geologia e geomorfologia estão sendo considerados ou estão presentes em diversos atrativos turísticos, como por exemplo: as falésias nas praias do nordeste brasileiro, Stonehenge localizado no da Inglaterra, o Canyon Itaimbezinho no Parque Nacional dos Aparados da Serra no estado do Rio Grande do Sul, entre outros exemplos.
O petróleo apesar de ser um recurso natural não-renovável e poluente, é atualmente a principal fonte de energia mundial, servindo também como base para fabricação dos mais variados produtos (benzinas, óleo diesel, gasolina, alcatrão, polímeros plásticos, medicamentos etc) também está no centro de muitas guerras e é a principal fonte de renda de muitos países, sobretudo no Oriente Médio. Recentemente tivemos a descoberta em território brasileiro de petróleo na camada pré-sal. O termo pré-sal é uma definição geológica que designa uma camada reservatória mais antiga do que a rocha de sal.
Assim sendo, percebemos como a disciplina curricular Geografia é importante na compreensão do planeta Terra, em suas características naturais, geológicas e geomorfológicas, e numa compreensão de mundo dos alunos, levando em consideração o seu meio ambiente, o sistema econômico que estão inseridos, ou seja o seu espaço geográfico. A Feira do Conhecimento torna-se importante espaço de integração de alunos e socialização de conhecimento e descobertas por parte destes.
Referências:
ADAS, Melhem. Noções básicas de geografia. ed. Moderna, SP 2006
ALMEIDA. Lucia Marina Alves; RIGOLIN, Tercio Barbosa. Geografia: Geral e do Brasil. 1 ed. São Paulo: Atica. 2005.
AXT, Bárbara; SOALHEIRO, Bárbara. E se...o petróleo acabar? Super Interessante, São Paulo, 219. Disponível em . Acesso: 1o de setembro de 2010.
BOLIGIAN, Levon; ANDRESSA, Alves. A. Geografia: espaço e vivência: ensino médio. São Paulo: Atual, 2004.
BOURNE, Joel K Jr. Mancha Negra. IN: National Geographic Brasil, São Paulo, 127, p. 46-73, 2010.
DIEGUEZ, Flávio. O mundo sem petróleo, Super Interessante, São Paulo, 164. Disponível em . Acesso: 10 de setembro de 2010.
LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Ancelmo Lazaro; MENDONÇA, Claudio. Geografia Geral e do Brasil:ensino médio. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
MARCOS & DIAMANTINO. Geografia do mundo. Ed. FTD, SP 2006
RUZING, Robert. O boom do petróleo no Canadá : terra devastada. IN: National Geographic Brasil, São, 108, p. 62-81, 2009.
TAMDJIAN, Jannes Onning; MENDES, Ivan Lazzari. Geografia Geral e do Brasil: estudos para a compreensão do espaço.1 ed. São Paulo: FTD. 2005.
TERRA, Lygia; COELHO, Marcos de Amorim. Geografia Geral e do Brasil: o espaço natural e socioeconômico.1ed. São Paulo: Moderna. 2005.
O’NEILL, Tom. A maldição do ouro negro: esperança e traição no delta do Níger. IN: National Geographic Brasil, São Paulo, 83, p. 80-105, 2007.
VESENTINI, j. Willian, Vlach Vânia. O espaço natural e a ação humana. ed. Ática. SP 2007.
VESENTINI, José William. Geografia: Série Brasil. São Paulo: Ática. 2003.
Alunos selecionados na disciplina de Geografia e o assunto que escolheram:
Alunos selecionados na disciplina de Geografia e o assunto que escolheram:
Conteúdos: | Equipes: |
1. Formas de relevo na superfície terrestre: | Equipe 1: Vinicius Serapião Teixeira Alexia de M. Miguel Ariele Ortiz de Barros Bianca de Oliveira Kaminski (6º Ano mat.) |
1.1. Definição de relevo, solo e superfície terrestre | |
1.2. Planície, planalto e depressão | |
1.3. Serras, montanhas, cordilheiras | |
1.4. Bacia hidrográfica (nascente, leito, foz, margem, meandro...) | |
2. Localização de Pontos turísticos relacionados às características da superfície terrestre: | Equipe 2: Audi Antônio Souza Júnio Bárbara Cavalheiro da Silva Bárbara Espíndola Thuany Braga Kohlbach (9º Ano mat.) |
2.1. Definição de turismo, geologia e geomorfologia | |
2.2. Visitações à lugares onde alguma forma da superfície terrestre é o atrativo turístico e as representações que esta possui (ideal estético, místico etc). | |
2.3. Lugares onde diferentes tipos de rochas são o centro ou estão presente no atrativo turístico. | |
2.4. As relações das pessoas (moradores e visitantes) com esses elementos geológicos e geomorfológicos. | |
3. Minerais | Equipe 3: Richard Castilhos Ronaldo Eidy Irie Verônica M. Gnecco Victor Hugo M. da Silva (1º Ano) |
3.1. Minerais e a Humanidade | |
3.2. Propriedades físicas e químicas dos minerais; | |
3.3. Esgotamento dos Recursos Minerais; | |
3.4. Principais Recursos Minerais em Exaustão. | |
4. Constituição das Rochas | Equipe 4: Rodrigo Amorim (1º Ano) |
4.1. Propriedades físicas e químicas de minerais; | |
4.2. Identificação e classificação de minerais; | |
4.3. Tipos de rochas: Rochas ígneas, Rochas sedimentares, Rochas metamórficas. | |
4.4. As rochas e minerais no nosso cotidiano. | |
5. Petróleo | Equipe 5: Tabatta K.M.Soares (1ºAno) Ana Flávia (7º Ano vesp) Andressa (8º Ano Vesp) |
5.1. Constituição e formação geológica do Petróleo; | |
5.2. Brasil e o petróleo descoberto na camada pré-sal; | |
5.3. Importância atual do petróleo (sistema econômico e geopolítico); | |
5.4. Prós e contras do uso do petróleo como matéria-prima e refinamento de seus derivados. |
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