Visitantes

quarta-feira, 1 de julho de 2009

ANO DA FRANÇA NO BRASIL! E SC?


ANO DA FRANÇA NO BRASIL!
.
O Ano da França no Brasil é uma iniciativa do governo dos dois países, com o objetivo de aprofundar as relações bilaterais no âmbito cultural, acadêmico e econômico.
Para isso, serão realizados centenas de eventos em todo o País, como exposições, shows, concertos, ciclos de cinema, seminários e festivais, que darão ao público brasileiro a oportunidade de acompanhar manifestações artísticas da França contemporânea e conhecer mais a fundo a cultura daquele país.

.


E EM SANTA CATARINA?
E FLORIANÓPOLIS?


No dia 26 de maio de 2009 (demorou, mas postei!) visitei uma exposição no Floripa Shopping (Rodovia SC-401, 3116, Saco Grande), um evento que faz parte da comemoração do Ano da França no Brasil.

Achei muito interessante pois tá tão falado na mídia do Ano da França no Brasil que fico pensando e eu com isso? e SC com isso? e Fpolis com isso?

Aí que achei muito válido socializar o que vi nesta exposição:

A exposição mostra a relação do piloto-escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, autor do O Pequeno Príncipe, um dos livros mais vendidos no mundo, com Florianópolis.

O autor Saint-Exupéry era também piloto e em várias de suas viagens fez escalas em Florianópolis, ficando na maioria das vezes na praia do Campeche. A proposta da exposição é contextualizar o período e a razão da passagem de Saint Exupery pela Ilha, ilustrando um pouco da história deixados pelo piloto e a troca de cultura e experiências que ele deixou por Florianópolis.

Diz a lenda que o nome da praia do Campeche surge do apelido que um visitante francês deu ao lugar: Champ et Pêche, ou seja, Campo de Pesca. O tal francês era conhecido pelos pescadores do local como Zé do Perri. "Zé" era ninguém mais que o aviador Antoine de Saint-Exupéry, que viveu na Ilha entre 1929 e 1931.

Desenhos de Saint Exupery ilustram o cotidiano do Campeche, como o "acendedor de lampiões", e a amizade com Seu Deca.

Abaixo algumas fotografias que registrei da mostra!







Links:

http://www.anodafranca.com.br/

http://www.anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ano_da_Fran%C3%A7a_no_Brasil
.

Espaço Zeperri: Sob os Céus do Campeche
Local: Av. Campeche, 1.150 - Campeche.
Horário: a combinar - agendamento.
Valor: gratuito.
Informações: (48) 3879-1134.

Nenhum comentário: