Visitantes

quarta-feira, 8 de abril de 2009

OFICINA MINHA CIDADE



OFICINA MINHA CIDADE
Oficina realizada nas turmas da EJA matutinas - Centro I - Fpolis/SC, nas primeiras semanas do ano letivo de 2009.


Etapas da Oficina:



  • Registro através de um desenho da cidade onde os alunos vivem, alguns alunos optaram por descrever, assim como outros preferiram representar a sua cidade natal e não a atual onde vivem. Tudo foi aceito e válido.
  • Socialização dos desenhos, pois sendo na maioria representações do mesmo município, houve várias conotações diferentes.
  • Observação de outras representações de Florianópolis: Revista "Eu Vivo Floripa!"Eu Vivo Floripa, de Paulinho Ferrarini, editora Letra ; o livro "Florianópolis: A cidade vista por seus personagens", editora Pentagrama; folders e mapas turísticos da cidade.



Objetivo da Oficina:


  • Registrar a percepção dos alunos em ralação ao lugar onde moram.
  • Discutir sobre os diferentes pontos de vistas sobre a mesma cidade, assim como relacionar com o que é passado pela televisão, jornal sobre estes lugares.
  • Analisar as referências espaciais dos alunos.
  • Introdução às formas de representações da cidade.
  • Despertar nos alunos seus olhares para os lugares onde vivem; principalmente em relação as pesquisas que estão realizando, de que maneira o assunto pesquisado está presente, influi ou relaciona-se com sua cidade.


Algumas Considerações:

  • Em praticamente em todos os desenhos os Morros de Fpolis estão presentes, tendo em vista a localização de moradia de nossos alunos. No entando nos mapas e folders, os morros parecem não terem moradores, pois são áreas verdes, sem nenhuma representação das vielas, casas e comércios.
  • Na revista e no livro há apenas pessoas e lugares bonitos, refletimos: Será que é só isso que tem nossa cidade?, Porque não mostraram outras coisas?, Qual o objetivo desses materias?
  • Outro ponto importante foi perceber como foi difícil para os alunos representarem toda a cidade, muitos não conseguiam se posicionar numa visão vertical como observadores. A maioria representou trajeto casa-escola ou a rua em que vivem.



3 comentários:

Ailce disse...

Achei ótimo seu blog.Estou usando algumas atividades suas no meu blo:
Métodos e Atividades para o EJA.Se você tiver um tepmpo dê uma passada lá. ailce.blogspot.com

Anônimo disse...

Muito boa essa atividade !!! Seus alunos desenham muito bem a cidade !!!
Gostei da visão a partir de uma turma de EJA.
Comparei com a minha turma de 5a série, onde os elementos do espaço ainda estão sem muita noção de escala no papel.
Interessante essas noções de espaço nas variadas idades.

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog, Roberta!
Muito interessante o trabalho que estás desenvolvendo.

Saudades.
Beijos!