Visitantes

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Camadas da Terra


Conteúdo: Atmosfera, Crosta terrestre, Astenosfera, Manto e Núcleo.

Série: 5a série

Atividade: Maquete do planeta Terra



- 5a série -


Alguns conceitos...

Crosta: É a parte mais superficial, a primeira camada, basicamente é formada por composição de granito nos continentes e basalto nos oceanos, essa camada é onde desenvolve a vida, a espessura é de 5 a 70 km.

Manto: Segunda camada da Terra, formada por minerais, como o silício, ferro e magnésio, sua temperatura varia de 100o Celsius a 3500o Celsius, a profundidade pode variar conforme a localização: oceano ou continente (30 km a 2900 km)

Núcleo: O núcleo corresponde a 1/3 da massa da Terra e contêm basicamente elementos metálicos (ferro e níquel), o núcleo é dividido em núcleo interno e externo, sendo que os dois possuem um raio 1.250 km, as temperaturas são altíssimas, 5.000oC. Ainda dentro das três divisões existem subdivisões: Litosfera: é uma fina camada da terra composta por rochas e solos onde desenvolve a vida.

Astenosfera: Profundidade entre 60 a 400 km da superfície terrestre, faz parte do manto superior e é composta por rochas fundidas dentro dessa estrutura predominantemente sólida.

3 comentários:

sagate pegado disse...

nossa muito legal sabe porque precisei fazer um trabalho sobre as camadas da Terra adorei esse site.bjus.Bela

Link disse...

nossa muito legal essa maquete mas pressiso saber como se faz
bjbj laura

Bruna disse...

pGostei mt do site eu estou fazendo um trebalho sobre as camadas da Terra e da Atmosfera e estou me basiando aki1 !
Bjs Bruna