Pós-Estruturalismo e Pós-Modernidade: Algumas Considerações e
Impressões
Acho que um dos maiores desafios de uma reflexão epistemológica, assim
como o propósito da disciplina, é entender a realidade, as percepções atuais
sobre o sujeito e de mundo que vivemos. Neste contexto novas teorias são
colocadas, oras como oposição, oras como superação das antigas teorias.
Outro ponto importante que aprendi
sobre as escolhas epistemológicas é que elas estão relacionadas com uma forma
de escrita, com uma linguagem, assim como registra Guaciara Lopes Louro: “o modo como se escreve está diretamente
articulado às escolha teóricas e políticas que se empreende” (LOURO, p.235,
2007).
Desta forma, a escrita linear
presente em obras como a de Marx é superada com uma abordagem em rizoma.
Com a apresentação dos colegas Ana Paula, Gustavo, Luiza e
Roberta França, a fala da professora Ana Maria Preve, das leituras
propostas e algumas reflexões ainda em andamento, registro aqui o entendimento
sobre alguns conceitos como:
- Moderno x Pós-Moderno:
no sentido de escola disciplinar.
- Modernidade x Pós-Modernidade:
no contexto de periodicidade, o primeiro como empreendimento de produção e
projeto filosófico, ou nas palavras de Silvio Gallo: “movimento histórico-filosófico” (GALLO, p.553, 2006). O segundo com
promessas de democracia e igualdade. (substantivo).
- Modernismo x Pós-Modernismo:
o primeiro termo abrange uma abordagem binária, enquanto o segundo aparece como
sua sequência, posterior, vindo de expressões artísticas. (adjetivo).
- Estruturalismo x Pós-Estruturalismo: um como crítica
social à modernidade, o outro como discurso de não autoridade, rompe com o
tempo e o espaço.
Ressalto a importância de estar aberto para conhecer diferentes
paradigmas e visões de mundo, porém nenhuma abordagem desta natureza pode ser
neutra ou naturalizar questões colocadas. A crítica deve estar presente,
principalmente na nossa área da educação e do lugar que vivemos neste Terceiro
Mundo.
Referência:
DELEUZE,
Gilles; GUATTARI, Félix. Introdução: Rizoma.
In: Mil Platôs: capitalismo e
esquizofrenia, v. 4. Trad. Ana Lúcia de Oli veira. São Paulo: Editora 34, 1997.
GALLO, Silvio. Modernidade/pósmodernidade: tensões e repercussões na produção de
conhecimento em educação. São Paulo: Unicamp, 2006
LOURO, Lopes Guacira. Conhecer, pesquisar, escrever…. Educação, Sociedade & Culturas, nº25, 2007, 235245.
PETERS, Michael. Pósestruturalismo e
filosofia da diferença: uma introdução. Autêntica: Belo Horizonte, 2000. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva.