SUCESSO ESCOLAR NOS MEIOS POPULARES:
AS RAZÕES DO IMPROVÁVEL - Bernard Lahire
Bernard Lahire é um sociólogo francês que teve muita influência de Pierre Bordieu.
No capítulo 1, O Ponto de Vista do Conhecimento, da obra ‘Sucesso escolar nos meios populares:
as razões do improvável’, o autor traça características do comportamento e personalidade da criança,
contrapõe o ‘sucesso’ e o ‘fracasso’ em algumas situações familiares e escolares, traça alguns perfis do
estudo e pesquisa sociológica, e relaciona escala de abordagens: micro e macro.
O livro que peguei na biblioteca da Udesc para ler, tinha anotações de um grande admirador de
Bordieu, pois em cada página fez questão de anotar as categorias e conceitos deste autor. O que tornava a
leitura muitas vezes desinteressante pois não dava tempo de relacionar com o autor anteriormente
estudado.
O texto é de uma leitura agradável e trás reflexões importantes sobre o desempenho de criança nos
ambientes escolares relacionado com práticas sociais, nisto refletiria o seu ‘sucesso’ ou ‘fracasso’.
Uma parte do texto me chamou atenção, quando Lahire elucida:
“as condições de existência de um indivíduo são primeiro e antes de tudo as condições de coexistência que
podemos evitar todas as reitificações destas condições de existência em forma de propriedades, de capitais,
de recursos abstraídos (abstraídos das relações sociais efetivas). Essas propriedades, capitais ou recursos não
são coisas que determinam o individuo, mas realidades encarnadas em seres sociais concretos que, através de
seu modo de relacionamento com a criança, irão permitir, progressivamente, que constitua uma relação com
o mundo e com o outro” (LAHIRE, p.18, 2004).
Diante desta citação compreendi a abordagem do autor a partir das relações sociais numa esfera
pequena e próxima da criança. Me fez lembrar uma abordagem diferente que estudamos na disciplina, a
do marxismo, em que o olhar de estudo era a partir das condições materiais desses indivíduos e a
influencia das relações sociais e econômicas em suas condições de existência.
Uma discussão importante que o autor aborda é sobre os alunos considerados autônomos e os
chamados de desatentos. Para Lahire a autonomia está relacionada a obediência às regras, enquanto os
que precisam de ajuda, indisciplinados e precisam ser lembrados das regras são considerados desatentos.
Os alunos passam por regimes disciplinares opostos.
O olhar sociólogo é presente, e fica mais evidente quando o autor afirma da importância da análise
sociológica em todas as etapas da pesquisa, em cada retirada de dados estatísticos e de respostas em
entrevistas.
Referência:
LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática,
1997. Tradução de Ramon Américo Vasques e Sonia Goldefeder. São. Paulo: Ática, 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Favor deixar um email se quiser retorno!
Ou se preferir mandar um email: betynhas@gmail.com