Conteúdo: Recursos Naturais, Energia e Industrialização Brasileira
Série: 3º ano Ensino Médio
01. Em relação aos recursos minerais brasileiros, é incorreto afirmar que:
(A). a exploração de minerais metálicos na serra dos Carajás, localizada no estado do Pará, pouco contribui para o desenvolvimento regional.
(B). A exportação de minerais metálicos como ferro, manganês e alumínio equilibram a balança comercial devido aos altos preços alcançados no mercado internacional.
(C). no Brasil, como em grande parte dos países subdesenvolvidos, há uma enorme participação de capital estrangeiro no setor de exploração dos minerais.
(D). O carvão mineral, cujas jazidas estão localizadas na região Sul, é considerado de qualidade inferior devido ao seu baixo teor calórico.
(E). O Quadrilátero Ferrífero, no estado de Minas Gerais, é responsável pela maior parte da produção de ferro e manganês do país.
02. Leia a frase, e assinale a alternativa que preenche corretamente e respectivamente as lacunas:
O Brasil apresenta relevo ____________ , com modestas altitudes e subsolo ____________ em recursos minerais, em virtude de sua formação geológica antiga ou ____________ . Destaca-se a ocorrência dos minerais metálicos nos ____________ , associados aos terrenos Proterozoicos e Arqueozoicos, bem como a presença de minerais energéticos nas ____________, sobretudo dos combustíveis fósseis, petróleo e carvão.
(A). Aplainado ou plano – pobre – Pré-Cambriana – Maciços Antigos – Bacias Sedimentares.
(B). Desgastado e acidentado – rico – Mesozoica – Bacias Sedimentares – Maciços Antigos.
(C). Erodido e aplainado – rico – Pré-Cambriana – Escudos Antigos – Bacias Sedimentares.
(D). Plano ou aplainado – pobre – Cenozoica – Escudos Cristalinos – Bacias Sedimentares.
(E). Recente e acidentado – rico – Paleozoica – Dobramentos Modernos – Escudos Antigos.
03. A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) chega a 2005 como uma das maiores empresas privadas da América Latina. Em termos mundiais, passou a ocupar o terceiro lugar entre os gigantes do setor. Sabendo que cerca de 85% da produção da CVRD é comercializada no mercado externo, assinale a alternativa que mostre corretamente a(s) principal(is) área(s) de produção, o produto gerado e o principal mercado de exportação.
(A). Amazonas – Minério de ferro – Nafta
(B). Minas Gerais – Celulose – União Européia
(C). Pará e Minas Gerais – Minério de ferro – China
(D). Rio de Janeiro – Aço – Japão
(E). São Paulo e Alagoas – Açúcar – EUA
04. Reportagem Fantástico (09/10/11):
Garimpo ilegal invade reserva de índios
O Fantástico entra em uma região brasileira que é um campo minado, um barril de pólvora. De um lado, os garimpeiros ilegais. De outro, os donos da terra, que estão em pé de guerra.
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/
Assinale a alternativa que corresponde respectivamente ao recurso mineral cobiçado pelos garimpeiros, os donos da terra em questão e a unidade da federação do conflito:
(A). Diamante – Funai – Rondônia
(B). Ouro – Índios Ianomâmis – Roraima
(C). Mercúrio – Índios Guaranis – Pernambuco
(D). Ouro – Índios Ianomâmi – Amapá
(E). Diamante – Índios Tapajós – Acre
05. Leia o texto a seguir.
O país não deve abrir mão da tecnologia das usinas nucleares. Para o Brasil, pode haver a oportunidade a médio e longo prazos de exportar urânio enriquecido, usado na produção de reatores. (...) Além dos pequenos reatores, um outro desafio é o domínio de tecnologias para o tratamento de rejeitos. Também seria bom para o país ir avançando até a produção de grandes reatores.
Rogério C. Cerqueira Leite. Gazeta do Povo, 11/04/2004.
Na análise do autor desse texto, o uso da tecnologia nuclear no Brasil:
(A). constitui-se na única alternativa para a crise na produção de energia elétrica no país, apesar dos riscos.
(B). faz parte do atual projeto geopolítico nacional, prevendo inclusive a construção de armas nucleares.
(C). não deve ser negligenciado, face às vantagens econômicas e científico-tecnológicas que oferece.
(D). tem impedido investimentos nesta área por causa da produção e eliminação de rejeitos radioativos.
(E). tem sido estimulado, apesar de o país ser signatário do tratado de não-proliferação de armas nucleares.
06. Leia o texto:
O Armazém Progresso de São Paulo começou com uma porta no lado par da Rua da Abolição. Agora tinha quatro no lado ímpar.
Também o Natale não despregava do balcão de madrugada a madrugada. Trabalhava como um danado. E dona Bianca suando firma na cozinha e no bocce.
Se não é essa cousa de imposto, puxa vida!
Mas a caderneta da Banca Francese ed Italiana per L’America Del Sud ria dessa cousa de imposto.
MACHADO, Antônio de Alcântara. Brás, Bexiga e Barra Funda São Paulo: Klick, 1997, p.65.
Sobre a industrialização em São Paulo, na Primeira República, é correto afirmar:
(A). As máquinas utilizadas nas indústrias eram produzidas no Brasil, e os principais industriais eram brasileiros, marcando o caráter nacional da industrialização. A política do Estado, no sentido de favorecer a queda da taxa de câmbio, estimulava a indústria nacional.
(B). No início do século XX, no censo de 1907, São Paulo surgia na frente dos estados com 35% da produção industrial, seguido do Distrito Federal, com 16,6%, e do Rio Grande do Sul, com 14,9%.
(C). O crescimento industrial originou-se, pelo menos, de duas fontes interrelacionadas: o setor cafeeiro e os imigrantes. A desvalorização da moeda praticada pelas finanças brasileiras estimulava a indústria nacional, mas, ao mesmo tempo, tornava mais cara a importação de máquinas de que o parque industrial dependia.
(D). O setor cafeeiro estimulou a industrialização ao promover a imigração e os empregos urbanos vinculados ao complexo cafeeiro, criando um mercado para os produtos manufaturados. Assim, o principal ramo industrial era o da indústria de base (ferro), seguido das indústrias alimentícias.
(E). O crescimento industrial resultou da abolição da escravatura. O declínio do setor agrário e da exportação de café e a oferta abundante de mão de obra estimularam o surto industrial paulista.
07. Leia o texto.
O que era possível fazer dentro dos marcos do desenvolvimento industrial do país está realizado em boa parte. Esse empreendimento patriótico terá o seu complemento definitivo quando começarmos a produzir ferro e aço (...). E isso havemos de conseguir, em breve. Já de público, assumi o compromisso de montar no país a grande siderurgia e aqui renovo, perante vós, como colaboradores decididos dessa obra de emancipação econômica e de segurança nacional.
Discurso de Getúlio Vargas na Fábrica de Piquete. In: BERCITO, Sonia de Deus Rodrigues. Nos tempos de Getúlio.
Com base nas ideias contidas nesse discurso, pode-se afirmar que a política industrial do presidente Getúlio Vargas baseou-se:
(A). na ação estatal em setores de base da economia nacional.
(B). na adoção de uma política econômica subordinada ao FMI.
(C). na subordinação do governo às decisões dos Estados Unidos da América.
(D). nos altos investimentos realizados no setor automobilístico.
(E). nos grandes empréstimos obtidos de empresas multinacionais.
08. Algumas fontes de energia pouco exploradas podem, no futuro, ser a solução para a questão energética brasileira. Elas são as apostas do Proinfa (Programa de Incentivo às Fontes Alternativas), iniciativa de 2002 do governo brasileiro.
Nesse programa, tem destaque:
(A). a energia da biomassa gerada pela queima de material orgânico, que tem como grande vantagem a produção de lenha, graças às extensas áreas florestais brasileiras.
(B). a energia eólica, por ser a mais barata e a mais limpa, mas causando grande impacto ambiental.
(C). a energia solar, que é a mais renovável de todas, de mais fácil aproveitamento, tendo como desvantagem a poluição que causa.
(D). o biodiesel, produzido de plantas como o dendê, a mamona, a soja, o babaçu, o amendoim e o algodão, que terá como grandes vantagens a redução da poluição e a economia no uso do petróleo.
(E). o gás natural, que pode ser aproveitado de várias maneiras, e o fato de o Brasil possuir auto-suficiência em sua produção, graças aos poços da bacia de Santos.
09. Assinale a alternativa que agrupa corretamente as indústrias de bens de consumo não duráveis.
(A). Alimentos, bebidas e medicamentos.
(B). Alimentos, metalúrgicas e bebidas.
(C). Bebidas, calçados e siderúrgicas.
(D). Metalúrgicas, têxteis e calçados.
(E). Petroquímicas, medicamentos e bebidas.
10. Sobre a origem do carvão mineral, sobre suas propriedades físicas e sobre sua utilização econômica, assinale a alternativa correta.
(A). O carvão mineral forma-se em terrenos cristalinos a partir da consolidação do magma existente no interior da litosfera.
(B). Muito comum e abundante, o antracito é o tipo de carvão mineral que apresenta o menor teor calorífico.
(C). O poder calorífero ou energético do carvão mineral está diretamente relacionado ao maior ou menor teor de carbono, ou seja, um maior teor de carbono lhe confere um maior poder calorífero ou energético.
(D). Em virtude da boa qualidade do carvão mineral encontrado no Brasil, com alto poder energético, o país está relacionado entre os principais exportadores mundiais do produto.
(E). No Brasil, os maiores depósitos de carvão mineral encontram-se na bacia Amazônica, tendo-se tornado o maior produtor nacional, nos últimos anos, o estado do Pará.
11. A industrialização no Brasil, gerou a necessidade de ampliação da rede de transportes. Mas apesar do transporte de carga por ferrovia ser, em média, muito mais barato se comparado aos demais, o mais utilizado é:
(A). o transporte aéreo.
(B). o transporte hidroviário.
(C). o transporte marítimo.
(D). o transporte rodoviário.
(E). um transporte misto: ferrovia-rodovia.
12. A transferência da capital tinha por objetivo interiorizar o desenvolvimento e este se fez pela entrada maciça de capital estrangeiro, privilegiando a produção de bens de consumo duráveis.
As características do texto correspondem ao governo de:
(A). Eurico Gaspar Dutra.
(B). Getúlio Vargas.
(C). João Goulart.
(D). José Sarney.
(E). Juscelino Kubitschek de Oliveira.
13. No período que vai da crise de 1929 até o fim da Segunda Guerra, em 1945, a indústria brasileira passou a ser:
(A). de base, envolvendo investimentos de empresas transnacionais.
(B). de origem familiar, com produção voltada para o mercado externo.
(C). estatal, com forte intervenção política dos governos estaduais.
(D). multinacional, principalmente de origem européia e norte-americana.
(E). substitutiva, produzindo internamente bens que eram importados.
14. Durante os governos militares, especialmente entre 1969 e 1973, viveu-se no Brasil sob o milagre econômico, caracterizado:
(A). pela internacionalização de nossa economia e pela anulação das diferenças regionais.
(B). pela privatização das empresas estatais e pela industrialização acelerada.
(C). pelo crescente endividamento externo e pelo aumento da concentração de renda.
(D). pelo modelo de intervencionismo estatal e por entraves à instalação de multinacionais.
(E). pelo pequeno índice de crescimento agrário-industrial e pelo controle da inflação.
15. A logística desempenha importante papel na economia de um país. Quanto às particularidades das vias de transportes, é incorreto afirmar:
(A). O transporte aquático, quando favorecido pelas condições naturais, é o mais econômico para o deslocamento a longas distâncias.
(B). O transporte ferroviário reduz a flexibilidade de circulação aos seus eixos, mas favorece os custos de frete em grande escala e a longas distâncias.
(C). O transporte hidroviário marítimo e fluvial oferece maior flexibilidade e facilidade de acesso aos diversos lugares.
(D). O transporte rodoviário, quando comparado ao ferroviário, é mais adequado para o deslocamento de pequenas cargas em curtas distâncias.
Um comentário:
Sobre o exercício co Carvão Mineral, a alternativa correta é a letra (c),porque a "b" é contraditória, logo o antracito no carvão mineral tem o maior poder calorífico.
Postar um comentário