Pare as atividades curriculares e relembre a importância de conhecer o seu Meio Ambiente de preservá-lo!!
Algumas propostas curriculares:
5ª Série
GEOGRAFIA:
GEOGRAFIA:
- relação do seres humanos com a natureza
- agricultura/poluição no campo: agrotóxico, lençol freático
- industrialização e poluição
- problemas ambientais: recursos hídricos, consumo e despedício, o lixo que não é lixo, lternativas para os problemas ambientais
- O que é Meio Ambiente? (peça aos alunos representarem através de um desenho o que é Meio Ambiente, perceba se o homem está presente, discuta com eles o conceito).
6ª série
Ciências e Geografia: No estudo do meio já planejado para o mês de abril à Salesópolis, os alunos observarão uma parte do curso fluvial do rio Tietê. Após a visualização, será abordado o tema “poluição ambiental”. A partir desse referencial, discutiremos conceitos tais como: meio ambiente, poluição, tipos de poluição e qualidade de vida, que, reforçaram a importância do projeto de coleta seletiva do lixo, ampliando a discussão para âmbitos mais amplos da sociedade. O questionamento será: Temos um tratamento adequado para o lixo urbano?
- Cidade e o Meio Ambiente (consumo, lixo, qualidade de vida, natureza, poluição).
- Ecossistemas brasileiros.
7ª série
Geografia: abordará os problemas ambientais urbanos que envolvem discutir a questão da ocupação do solo nas cidades (enchentes), as migrações pendulares e os transportes coletivos, o destino do lixo, o saneamento básico e a relação de todos esses aspectos do meio ambiente urbano e a cidadania.
Geografia: abordará os problemas ambientais urbanos que envolvem discutir a questão da ocupação do solo nas cidades (enchentes), as migrações pendulares e os transportes coletivos, o destino do lixo, o saneamento básico e a relação de todos esses aspectos do meio ambiente urbano e a cidadania.
- O que podemos fazer para cuidar do nosso Meio Ambiente? (sala de aula, escola, na nossa casa, no bairro...)
8ª série
Geografia: irá enfocar dentro na Unidade Didática “Desenvolvimento e Subdesenvolvimento” o tema relacionado ao meio ambiente através do relatório do PNUD (Relatório de desenvolvimento humano) de 1998.
Geografia: irá enfocar dentro na Unidade Didática “Desenvolvimento e Subdesenvolvimento” o tema relacionado ao meio ambiente através do relatório do PNUD (Relatório de desenvolvimento humano) de 1998.
- Meio Ambiente e questões políticas e econômicas.
Alguns links...
Meio Ambiente de 1ª a 4ª série
http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/pdf/Esp_001/m_ambiente1_4.pdf
Meio Ambiente de 5ª a 8ª série
http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/pdf/Esp_001/m_ambiente5_8.pdf
Trabalhar com Música - Planeta Água e Planeta Azul
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/ciencias/aguanaboca/ensinareaprender.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário