** Glossário, Curiosidades, Projetos e Atividades interativas **
** Passatempos e estratégias de estudos para os alunos **
** Guia de Apoio **
Para cada vídeo da Discovery o site disponibiliza exercícios de apoio a aprendizagem, muito interessante. Exemplo:
As Maravilhas do Universo
Há 3 mil anos, o cometa Halley tem nos surpreendido e assustado toda vez que visita o interior do nosso sistema solar, a cada 76 anos. As Maravilhas do Universo investiga os mistérios deste cometa - alguns astrônomos acham que ele veio originalmente de outro sistema solar - e recria a dramática colisão do cometa Shoemaker-Levy com o gigantesco planeta Júpiter.
DURAÇÃO: 50 min.GRAU: 6-8, 9-12DISCIPLINA: Física, Matemática, Astronomia e Geometria
Há 3 mil anos, o cometa Halley tem nos surpreendido e assustado toda vez que visita o interior do nosso sistema solar, a cada 76 anos. As Maravilhas do Universo investiga os mistérios deste cometa - alguns astrônomos acham que ele veio originalmente de outro sistema solar - e recria a dramática colisão do cometa Shoemaker-Levy com o gigantesco planeta Júpiter.
DURAÇÃO: 50 min.GRAU: 6-8, 9-12DISCIPLINA: Física, Matemática, Astronomia e Geometria
I.- Antes de assistir o vídeo, discuta com os colegas de classe os seguintes pontos:
1.- O que o título deste vídeo lhe sugere?
2.- Qual espetáculo celeste que você já observou?
II.- Discuta o significado das seguintes palavras:
constelação_ meteorito_ vento solar_ cometa_ núcleo_ sonda_ nebulosa_ estrelas cadentes_ elíptico espectro solar_ órbita_ galáxia
III.- Assista a primeira parte do vídeo: "uma vez na vida" e responda as seguintes perguntas:
1.- Por que dizem que os cometas são nômades do nosso sistema solar?
2.- Para compreender os planetas, até onde temos que retornar no tempo?
3.- Como se formaram os planetas internos, como a Terra e Marte? E os externos, como Júpiter e Netuno?
4.- Onde nascem os cometas?
5.- De que matéria é composto o núcleo dos cometas?
6.- O que empurra a cauda gasosa de um cometa para trás?
7.- O que acontece com alguns rastros de pó deixados pelos cometas em sua passageM?
8.- Por que os peregrinos muçulmanos rezam na pedra sagrada Kaaba?
9.- Qual era característica especial do cometa Shoemaker-Levy?
10.- O que aconteceu com o "esquadrão de cometas" quando se aproximou de Júpiter, em 1.992? 11.- O que aconteceu com essas "montanhas de escombros" em 1.994?
12.- Quantas imagens das colisões, os astrônomos de South Wales, na Austrália, puderam obter?
13.- O que teria acontecido com a Terra se houvesse uma colisão como aquela?
14.- Quando foi a última vez que o cometa Halley passou perto de nós? Quando voltará a passar?
15.- O que Isaac Newton deduziu em relação ao cometa Halley e a outros cometas?
16.- Como Halley pôde comprovar a teoria de Newton?
17.- Que outros registros existem das visitas de Halley?
18.- Em 1.986, quando Halley voltou, o que os cientistas decidiram fazer, além de simplesmente observá-lo?
19.- Qual é a verdadeira fachada do cometa Halley, descoberta pela sonda?
20.- O que houve com Halley em 1.991, após sua imagem ter desaparecido no final da década de 80?
** Tabela de aprendizado **
Propõe a tabela de aprendizado para que o aluno registre o que sabia sobre o assunto e o que aprendeu com o vídeo.
Nome: Turma: Série:
Disciplina: Professor:
Titulo do vídeo:
Tema:
O QUE SEI:
O QUE QUERO SABER:
O QUE APRENDI:
Link: http://www.discoverynaescola.com
** Ainda não descobrir como baixar os vídeos, em breve mais informações **
Nenhum comentário:
Postar um comentário