Páginas

domingo, 21 de março de 2010

Neocolonialismo

Neocolonialismo na África:

Conteúdo:
Neocolonialismo, Partilha da África, Imperialismo século XIX.
Série: 1º Ano do Ensino Médio.
Atividade: Trabalhar a percepção dos alunos a partir da frase e imagens abaixo. Atividade complementar as discussões e estudo em sala de aula.



Para pensar, e discutir:

Aquilo lá pro Congo anda negro...
O real problema de África não é a fome, não é a SIDA nem as outras doenças incontroláveis, não é a corrupção, não é o neocolonialismo económico, não são as alterações climáticas nem a exploração selvática dos solos e afins.
O real problema de África são as fronteiras.
[
Fonte]




Sítio: http://blog.cicleopoldina.com.br/2008/10/15/imperialismo-e-assim-o-continente-africano-foi-colonizado/




Sítio: http://bonaefidei.blogspot.com/2008/11/aquilo-l-pro-congo-anda-negro.html


Sítio: http://hasemprealguem.blogspot.com/2009/03/neo-colonialismo.html


quarta-feira, 17 de março de 2010

1º Encontro Municipal da Juventude


Aí Galerinha que tal deixar o Título de Eleitor e outros documentos (Identidade, CPF, Carteira de Trabalho) prontos hein!
Tudo de graça ainda!!


1º Encontro Municipal da Juventude

Quando: dia 24 de março de 2010, das 09h00 às 18h00,

Onde: Centro de Eventos e na Praça da Cidadania (Concha Acústica) da UFSC. A Abertura Oficial acontecerá às 09h30 no Auditório principal do Centro de Eventos.

As principais temáticas abordadas no Encontro serão:

  • Saúde – Atendimento público, palestra e debate sobre drogas e sexualidade; Desenvolver ações especificas de combate à disseminação de HIV/AIDS e demais DSTs junto aos jovens;
  • Cultura – Dança Afro, roda de Capoeira, show, dança e teatro;
  • Esporte – Basquetebol de rua, apresentações esportivas (skate, futebool, tênis, etc), oficina de alongamento;
  • Ciência Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável – Palestras, debates, divulgação de iniciativas e programas de Florianópolis;
  • Trabalho e Política (assuntos Institucionais, políticos e trabalhistas) – Abertura institucional do evento com as entidades envolvidas, serviços gratuitos (RG, CPF, carteira de trabalho e título de eleitor), apresentação de políticas públicas, apresentações de organizações jovens atuantes em Florianópolis (IGEOF, ACIF Jovem, Empresas Juniores, CDL Jovem, Junior Achievement).

Não perca - Serviços Gratuitos:

  • Carteira de identidade e foto
  • Título de eleitor
  • Carteira de trabalho
  • CPF

Programação:

Auditório principal, Centro de Eventos da UFSC (Área Interna).

9h00 – Abertura dos stands

9h30– Solenidade de Abertura Oficial, com a participação da banda da Polícia Militar

11h00 – Palestra UNIVALI. Mesa redonda: Profissões do Futuro

12h00 às 13h00 – Programação externa.

13h00 – Palestra sobre Tendência Epidemiológica de HIV em Florianópolis.

14h00 – Palestra sobre Sexualidade na Juventude.

15h00 – Palestra sobre Comportamento no Ambiente de Trabalho, CIEE.

16h00 – Palestra sobre Jovens nas Forças Armadas, Exército

16h40 – Palestra Institucional Bombeiro.

17h30– Show com a Banda Cultivo

Mais informações:

Tel (48) 32516206

E-mail: coordenadoriadajuventude@pmf.sc.gov.br

Fonte:

http://portal.pmf.sc.gov.br/entidades/semas/index.php?cms=1o+encontro+municipal+da+juventude&menu=9

terça-feira, 16 de março de 2010

Maquete Tátil de SC!

Maquete Tátil de Santa Catarina!

Conteúdo:
Relevo de Santa Catarina
Série: 5ª série do Ensino Fundamental

Atividade:
Maquete feita para representar o relevo do estado catarinense para uma turma de deficientes visuais e cegos.
O aspecto estético e visual não foi o alvo do trabalho, e sim as texturas e feições da representação.

A partir de uma ampliação do mapa-mudo de Santa Catarina.


Desenhou-se as fronteiras do estado numa madeira.

Com uma massa de biscuit, tinta de madeira e de tecido, 'alpiste de passarinho', e texto em braile fez-se a representação do relevo catarinense: principalmente a PLanície Costeira, o Planalto Ocidental, Serra Geral e do Mar.
Alguns elementos cartográficos faltaram, mas o experimento serviu de representação para os alunos conhecerem o relevo do estado, e também conhecerem formas de representações espaciais.
Os alunos gostaram e se sentiram prestigiados pela preocupação de ter em mãos um material feito especialmente para aquela aula e para eles.
Os sentidos são essenciais na aprendizagem, além de ouvir para esses alunos é também essencial tocar.
Assim como também me tocaram e me conquistaram!




Maquete Geográfica Tátil do Estado de Santa Catarina produzida no LABTATE.

A Maquete Geográfica Tátil ou Modelo Topográfico Reduzido Tátil é a representação tridimensional parcial ou total da superfície terrestre com texturas, textos em Braile, formas, cores fortes, sons, ou outros elementos táteis que sirva para os DVs totais ou parciais obterem informações geográficas a respeito da área estudada.

http://www.labtate.ufsc.br/ct_maquetes_maquete_geografica_tatil.html


Mapa Mudo de Santa Catarina:

http://www.santiagosiqueira.pro.br/mapas/brasil/estados_municipios/santacatarina.JPG

domingo, 14 de março de 2010

Habilidade, Oportunidade e Competência?


O Camelo

Uma mãe e um bebê, camelos, estavam por ali, à toa, quando de repente o bebê camelo perguntou:
- Mãe, mãe, posso te perguntar umas coisas?
- Claro! O que está incomodando o meu filhote?
- Por que os camelos têm corcovas?
- Bem, meu filhinho, somos animais do deserto, precisamos das corcovas para reservar água e por isso mesmo somos conhecidos por sobreviver sem água.
- Certo, e por que nossas pernas são longas e nossas patas arredondadas?
- Filho, certamente elas são assim para permitir caminhar no deserto.
Sabe, com essas pernas eu posso me movimentar pelo deserto melhor do que qualquer um! Disse a mãe, toda orgulhosa.
- Certo! Então, por que nossos cílios são tão longos? De vez em quando eles atrapalham minha visão.
- Meu filho! Esses cílios longos e grossos são como uma capa protetora para os olhos. Eles ajudam na proteção dos seus olhos quando atingidos pela areia e pelo vento do deserto! Respondeu a mãe com orgulho nos olhos..
- Tá. A corcova é para armazenar água enquanto cruzamos o deserto, as pernas para caminhar através do deserto e os cílios são para proteger meus olhos do deserto. Então, o que é que estamos fazendo aqui no Zoológico???


Moral da história: "Habilidade, conhecimento, capacidade e experiências, só são úteis se você estiver no lugar certo!"

Fonte:
http://www.comshalom.org/interatividade/entretenimento/parabolas/camelo.html


Imagem:
http://gbolso.blogspot.com/2009_10_18_archive.html


Mas afinal, O que é Habilidade?

e as tais Competências e Habilidades na Educação..,
Que que isso?

  • Não existe uma noção clara e partilhada das competências. Mais do que definir, convém conceituar por diferentes ângulos.
  • Poderíamos dizer que uma competência permite mobilizar conhecimentos a fim de se enfrentar uma determinada situação.
  • Destacamos aqui o termo mobilizar. A competência não é o uso estático de regrinhas aprendidas, mas uma capacidade de lançar mão dos mais variados recursos, de forma criativa e inovadora, no momento e do modo necessário.
  • A competência implica uma mobilização dos conhecimentos e esquemas que se possui para desenvolver respostas inéditas, criativas, eficazes para problemas novos.
  • O conceito de habilidade também varia de autor para autor. Em geral, as habilidades são consideradas como algo menos amplo do que as competências.
  • Assim, a competência estaria constituída por várias habilidades. Entretanto, uma habilidade não "pertence" a determinada competência, uma vez que uma mesma habilidade pode contribuir para competências diferentes.
[FONTE]


...de repente possa ajudar:


Matriz de competências e habilidades do ENCCEJA

http://encceja.inep.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=18&Itemid=19

Habilidades e Competências - ENEM 2009
http://download.uol.com.br/educacao/enem2009/novo_enem_habilidades_2009.pdf

sexta-feira, 12 de março de 2010

O Mundo no seu Desktop!

Papéis de Parede Geográficos!

Na verdade gostei dessas representações do Planeta Terra,
é bom mudar o papel de parede em vez em quando!







Site:
http://cafebits.blogspot.com/2009/01/45-papis-de-parede-fantsticos.html

terça-feira, 9 de março de 2010

Vídeo sobre Currículo!

Vídeo sobre currículo
do Núcleo de EJA da Pref. de Fpolis no ano de 2009:



segunda-feira, 8 de março de 2010

Inclusão na Educação!

Nossos alunos apresentam por si só uma gama de diferenças, de valores, gostos, costumes, cultura, origem, idade, entre outras.
Mas em muitos momentos temos presentes alunos com deficiências físicas e não estamos preparados para atender as necessidades desses alunos.
Abaixo segue dicas de sites e cursos online na internet que tratam das necessidades especiais, o recurso de comunicação e oferecem cursos online nessa área de Inclusão!




Acessibilidade Brasil:
http://www.acessobrasil.org.br/




Libras:
Curso de Libras:
http://www.acessobrasil.org.br/libras/
Libras: http://pt.wikipedia.org/wiki/Libras


Braile:
Curso de Braile: http://www.braillevirtual.fe.usp.br/pt/index.html
Programa: http://intervox.nce.ufrj.br/brfacil/
Braile: http://pt.wikipedia.org/wiki/Braille



Blog da Célia: DEFICIÊNCIA E INCLUSÃO!
com excelentes dicas de inclusão educacional,
aprendi muito visitando ele (tb retirei a frase abaixo desse blog)!
http://deficienciavisualsp.blogspot.com/





"Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças"

(Mantoan)


domingo, 7 de março de 2010

Parabéns Mulheres!


Ser mulher é uma arte

Versatilidade. Essa é a qualidade que resume a condição atual da vida feminina. Tem que ser mãe, esposa, filha, profissional, mas sem esquecer de um detalhe: ser mulher acima de tudo.

Segundo o Censo de 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos 169.799.170 habitantes, a população feminina já alcançou o patamar de 86.223.155 mulheres. Não foi a toa que, nas últimas eleições municipais, o voto da mulher foi o mais disputado entre os candidatos.

“Ser mulher na atualidade é ser mais ativa, participativa, interativa, com maior poder de ação, maior integração em qualquer área, seja pessoal, profissional ou educacional”, relata a aeroviária Maria Inês Silva de Moura, 50.

As condições de independência adquiridas vão além da Revolução Feminista de 1969, quando várias protestantes queimaram peças íntimas em praça pública. A atual conjuntura econômica empurra a mulher a auxiliar nas questões financeiras da família, tornando-se, muitas vezes, a chefe de casa, como aponta o IBGE, no qual 24,9% delas conduzem a economia domiciliar.

Contudo, mulher à frente da economia não significa maiores salários. Apesar da maior participação e grau de escolaridade em relação os homens, de acordo com o IBGE a defasagem salarial entre os sexos é de 43%.

Apesar da ruptura de valores entre as duas últimas gerações, quando ser mulher significava apenas cuidar da família e dos afazeres domésticos, segundo a psicóloga Olga Tessari, 42, a mulher ainda alimenta uma postura servil em suas relações. “É uma mulher que quer ser super tudo. super-mãe, super-esposa, super-profissional, mas se esquece dela própria”, afirma.

Essa posição de doação incondicional pode encontrar as razões no útero, ou seja, na condição maternal. O problema é quando a entrega em excessiva cobrança resulta num processo de baixa auto-estima, gerando até doenças como depressão, obesidade e problemas cardíacos.

“Mulheres, reservem um tempo para vocês mesmas. Façam atividades prazerosas, não importando com o que os outros possam pensar. É uma forma de dizer ‘eu me amo’, recomenda Tessari.

Publicado no site do Padre Marcelo por Markione Santana
Fonte: http://ajudaemocional.tripod.com/rep/id107.html

***

Proposta para trabalhar:
Papel da Mulher na Atualidade

http://geoprofessora.blogspot.com/2008/07/papel-da-mulher.html

***
Para refletir:
Geografia e a Mulher


Imagens:
http://boletimmineirodehistoria.blogspot.com/2007_03_07_archive.html http://meuslivros.weblog.com.pt/arquivo/2008/05/meu_louco_sonho

Invasão da Ucrania na II Grande Guerra

Recebi por email de uma amiga (Deise) e repasso à vocês! Emocionante!

Segue um belo trabalho: Kseniya Simonova foi a ganhadora da edição ucraniana do Got Talent, um formato de programa de talentos ja desenvolvido em mais de 30 paises, inclusive no Brasil. Nesse caso, na final, ao vivo, a moca fez uma animação da invasão da Alemanha na Ucrânia durante a Segunda Guerra Mundial, usando os dedos e uma superfície com areia. Trouxe lágrimas aos olhos de juízes e do público. Foram 8 minutos maravilhosos que demonstraram um talento especial e trouxeram, através da arte, a memória viva de uma guerra que marcou várias gerações.



Link: http://pelapapas.com.mx/htmls/animacion-arena-2.html

quinta-feira, 4 de março de 2010

Cerrado em Quadrinhos!


Monografia "Cerrado em Quadrinhos: A Linguagem das Histórias em Quadrinhos Aplicada ao Ensino de Geografia", no Universo HQ, feita pelo cartunista Alves (Mad) para a conclusão do curso de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Uma excelente proposta para trabalhar no ensino de Geografia e como forma de sensibilização de professores e alunos quanto às questões socioambientais desse importante bioma brasileiro!

Parabéns Alves!





Fonte: http://vintage69.blogspot.com/2009_05_01_archive.html
Links: http://quilombomoderno.blogspot.com/2009/05/cerrado-em-quadrinhos-no-universo-hq.html

Palestra Educacional!


Conteúdo:
Série:

Atividade:

Dicas: