Páginas

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

XII Simpósio de Geografia da UDESC

divulgo:

XII Simpósio de Geografia da UDESC 2012 - Formação do educador-pesquisador em Geografia: incursões no contemporâneo. De 8 a 11 de outubro de 2012


A Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC

e o Centro de Ciências Humanas e da Educação 

Convidam a tod@s para : 



XII Simpósio de Geografia da UDESC 2012

Formação do educador-pesquisador em Geografia: incursões no contemporâneo


de 8 a 11 de outubro de 2012
na
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)- Centro de Ciências  Humanas e da Educação (FAED) - Florianópolis

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Sol da meia-noite na Islândia!

repassando a reportagem que assisti....

Sol nunca se põe durante o verão na Islândia

Devido a inclinação do eixo da Terra, a área próxima ao Polo Norte fica exposta ao sol 24 horas no verão. Quando é meia-noite na Islândia, o sol se aproxima do horizonte, mas não se põe. O fenômeno dura três meses.
Fonte: http://g1.globo.com/jornal-da-globo/






Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=tN42KG9bXc4

domingo, 5 de agosto de 2012

Ciências Humanas e a Geografia no ENEM 2012

ENEM 2012:
Matriz de Referência, Habilidades e Objetivos de Ciências Humanas e suas Tecnologias 

Edital ENEM 2012 (Clique aqui)


Matriz de Referência 
EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) 
I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa. 
II.  Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos históricogeográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas. 
III.  Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema. 
IV. Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente. 
V. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.



Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias 
Competência de área  1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades. 
H1  – Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura. 
H2 – Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas. 
H3 – Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos. 
H4 – Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura. 
H5 – Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades. 
Competência de área  2 – Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder. 
H6 – Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos. 
H7 – Identificar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre as nações 
H8  – Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social. 
H9  – Comparar o significado histórico-geográfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial. 
H10 – Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância da participação da coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica. 
Competência de área 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais. 
H11 – Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço. 
H12 – Analisar o papel da justiça como instituição na organização das sociedades. 
H13  – Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder. 
H14 – Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas. 
H15 – Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais 
ao longo da história. 
Competência de área  4 – Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social. 
H16  – Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social. 
H17  – Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de territorialização da produção. 
H18  – Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações socioespaciais. 
H19  – Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias formas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano. 
H20  – Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho. 
Competência de área  5 – Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e  da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade. 
H21 – Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da vida social. 
H22  – Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas. 
H23 – Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades. 
H24 – Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades. 
H25 – Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social. 
Competência de área 6 – Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos. 
H26 – Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem. 
H27 – Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e/ou geográficos. 
H28  – Relacionar o uso das tecnologias com os impactos socioambientais em diferentes contextos histórico-geográficos. 
H29  – Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas. 
H30 – Avaliar as relações entre preservação e degradação da vida no planeta nas diferentes escalas.



Objetos de conhecimento associados às Matrizes de Referência

Ciências Humanas e suas Tecnologias 
 Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade –  Cultura material e imaterial; patrimônio e diversidade cultural no Brasil. A conquista da América. Conflitos entre europeus e indígenas na América colonial. A escravidão e formas de resistência indígena e africana na América. História cultural dos povos africanos. A luta dos negros no Brasil e o negro na formação da sociedade brasileira. História dos povos indígenas e a formação sociocultural brasileira. Movimentos culturais no mundo ocidental e seus impactos na vida política e social. 
 Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado – Cidadania e democracia na Antiguidade; Estado e direitos do cidadão a partir da Idade Moderna; democracia direta, indireta e representativa. Revoluções sociais e políticas na Europa Moderna. Formação territorial brasileira; as regiões brasileiras; políticas de reordenamento territorial. As lutas pela conquista da independência política das colônias da América. Grupos sociais em conflito no Brasil imperial e a construção da nação. O 
desenvolvimento do pensamento liberal na sociedade capitalista e seus críticos nos séculos XIX e XX. Políticas de colonização, migração, imigração e emigração no Brasil nos séculos XIX e XX. A atuação dos grupos sociais e os grandes processos revolucionários do século XX: Revolução Bolchevique, Revolução Chinesa, Revolução Cubana. Geopolítica e conflitos entre os séculos XIX e XX: Imperialismo, a ocupação da Ásia e da África, as Guerras Mundiais e a Guerra Fria. Os sistemas totalitários na Europa do século XX: nazifascista, franquismo, salazarismo e stalinismo. Ditaduras políticas na América Latina: Estado Novo no Brasil e ditaduras na América. Conflitos político-culturais pós-Guerra Fria, reorganização política internacional e os organismos multilaterais nos séculos XX e XXI. A luta pela conquista de direitos pelos cidadãos: direitos civis, humanos, políticos e sociais. Direitos sociais nas constituições brasileiras. Políticas afirmativas. Vida urbana: redes e hierarquia nas cidades, pobreza e segregação espacial. 
•  Características e transformações das estruturas produtivas –  Diferentes formas de organização da produção: escravismo antigo, feudalismo, capitalismo, socialismo e suas diferentes experiências. Economia agroexportadora brasileira: complexo açucareiro; a mineração no período colonial; a economia cafeeira; a borracha na Amazônia. Revolução Industrial: criação do sistema de fábrica na Europa e transformações no processo de produção. Formação do espaço urbano-industrial. Transformações na estrutura produtiva no 
século XX: o fordismo, o toyotismo, as novas técnicas de produção e seus impactos. A industrialização brasileira, a urbanização e as transformações sociais e trabalhistas. A globalização e as novas tecnologias de telecomunicação e suas consequências econômicas, políticas e sociais. Produção e transformação dos espaços agrários. Modernização da agricultura e estruturas agrárias tradicionais. O agronegócio, a agricultura familiar, os assalariados do campo e as lutas sociais no campo. A relação campo-cidade.  
Os domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente – Relação homem natureza, a apropriação dos recursos naturais pelas sociedades ao longo do tempo. Impacto ambiental das atividades econômicas no Brasil. Recursos minerais e energéticos: exploração e impactos. Recursos hídricos; bacias hidrográficas e seus aproveitamentos. As questões ambientais contemporâneas: mudança  climática, ilhas de calor, efeito estufa, chuva ácida, a destruição da camada de ozônio. A nova ordem ambiental internacional; 
políticas territoriais ambientais; uso e conservação dos recursos naturais, unidades de conservação, corredores ecológicos, zoneamento ecológico e econômico. Origem e evolução do conceito de sustentabilidade. Estrutura interna da terra. Estruturas do solo e do relevo; agentes internos e externos modeladores do relevo. Situação geral da atmosfera e classificação climática. As características climáticas do território brasileiro. Os grandes domínios da vegetação no Brasil e no mundo. 
Representação espacial – Projeções cartográficas; leitura de mapas temáticos, físicos e políticos; tecnologias modernas aplicadas à cartografia.



Fonte: 
http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/edital/2012/edital-enem-2012.pdf
http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/