Série: 1º ano do EM
Atividade: algumas atividades realizadas neste ano.
07/12/10
Recuperação Anual
v Hidrografia
- Bacia Hidrográfica e suas partes
- Principais rios de cada continente
v População
- Indicadores demográficos
- População absoluta (populoso) e população relativa (povoado)
- Pirâmide Etária
- Teorias de crescimento populacional
v Urbanização
- Rede Urbana e Hierarquia Urbana
- Região Metropolitana
v Energia
- Classificação dos recursos naturais
- Situação do Brasil em relação a sua matriz energética
v Industrialização
- Fatores locacionais das indústrias
- Tipos de indústrias
- Industrialização das regiões subdesenvolvidas
v Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
v DIT – Divisão Internacional do Trabalho
ENERGIA
02/12/10
Atividades atrasadas:
- 2 questões
- tabela energia
2 questões:
01) Como você explicaria as opções do Brasil em relação as escolhas de sua matriz energética visando preservação ambiental e crescimento econômico?
02) Comente sobre o documentário " A História das Coisas" em relação a sua abordagem sobre recursos naturais.
Tabela: Energia:
[arquivo]
Hidrosfera
08/11/10
Gabarito: Prova - População
- discursiva
- E
- B
- C
- D
- B
- A
- A
- ANULADA
- B
- B
- D
- D
- discursiva
- discursiva
16/09/10
Atividade Extra: Para os que não fizeram atividades anteriores!
01. Faça um comentário com embasamento teórico (OPET pág. 23 e outras fontes) sobre a relação "pobreza de água" e "pobreza nos países subdesenvolvidos".
02. Elabore um glossário a partir dos termos citados na figura abaixo:
(um conceito de cada parte do relevo submarino destacado na imagem)
- Atvidades iguais serão anuladas.
- Cite as referências.
- Capriche para recuperar as atividades extras perdidas!
12/09/10
Gabarito: Exercício OPET Hidrosfera
- D
- D
- A
- A
- D
- E
- C
- B
- C
- B
- B
- C
- E
- D
- B
- D
- A
- D
- B
- C
- No Oriente Médio, por exemplo, os rios Tigres e Eufrates nascem na Turquia e percorrem todo o Irague. Este jamais aceitará o represamento das águas desses rios pela Turquia para desenvolver projetos de irrigação ou outros quaisquer, pois isso acarretará a diminuição do volume das águas no trecho em que ele passa pelo território iraquiano.
- Os oceanos são um dos principais elementos reguladores e reponaveis pela climatologia do planeta; abrigam um grande potencial alimentar; absorvem grande parte da energia solar e depois a redistribuem para a atmosfera, entre outros fatores. Por meio de estudos o ser humano poderá ter maior conhcecimento desses dois espaços e utilizar melhor as suas riquezas.
- A agricultura e a pecuária juntas utilizam dois terços da água doce disponível no mundo. O aumento do consumo da carne em escala mundial, vem acelerando o dispêndio de água, pois ela é imprescindível da criação ao abate dos animais.
- São movimentos reguladores e periódicos de subida e descida das águas que ocorrem diariamente e num mesmo lugar. Acredita-se serem causados pela atração que a Lua e o Sol exercem sobre as massas líquida da Terra.
- As correntes marítimas influem no clima dos locais por onde passam podendo amenizar a temperatura (caso das correntes quentes) ou tornar o clima mais rigoroso (correntes frias). Influem também na umidade e nas precipitações, podendo estar relacionadas à formação de áreas desérticas. São muito importantes do ponto de vista econômico, pois as principais áreas pesqueiras do mundo se localizam em locais de encontro entre correntes frias e quentes.
06/09/10
Atividade Extra 4: Mapa das principais bacias hidrográficas
Atividade iniciada em sala (01/09/10) será a nossa quarta atividade extra a ser entregue na próxima aula (08/09/10).
Quem precisar de mapa é só copiar do link abaixo:
http://geoprofessora.blogspot.com/2010/09/mapa-mundi-mudo.html
28/08/10
Resumo: Bacias hidrográficas mundiais
http://www.4shared.com/document/CG4SHU4I/Resumo_principais_bacias_hidro.html
26/08/10
Atividade Extra 3: Água Virtual
Responda: O que é Água Virtual?
Cite exemplos e as referências utilizadas.
Atividade iguais serão desconsideradas!
19/08/10
Atvidade Extra 2: Conhecendo as partes de um Rio!
Numa folha branca, criar um desenho esquemático de uma bacia hidrográfica localizando os termos abaixo:
NASCENTE (OU CABECEIRA)
LEITO
RIO PRINCIPAL
AFLUENTE
SUBALFUENTE
TALVEGUE
FOZ (DELTA, ESTUÁRIO OU MISTA)
MEANDROS
DIVISOR DE ÁGUAS
VERTENTE
PRAIA FLUVIAL (OU BANCOS)
MARGEM DIREITA
MARGEM ESQUERDA
MONTANTE
JUSANTE
ALTO CURSO
MÉDIO CURSO
BAIXO CURSO
REGIME (PLUVIAL, NIVAL OU MISTA)
13/08/10
Atividade Extra 1: Disponibilidade de Água
Faça um comentário sobre a frase:
"O esgotamento das reservas de água do planeta não é causado por fatores naturais, mas pelo mau gerenciamento das fontes e de seu uso".
Atualidades: Vestibulares + Enem. O Líquido mais precioso. p.194
Entregar na próxima aula.
Pode ser digitado ou manuscrito.
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