OFICINA DO LIXO: “TÔ ME LIXANDO!”
- Oficina de Geografia realizada nos dias 4 e 5 de março, nas turmas de II Segmento (Ens. Fundamental) da EJA/Fpolis.
- A oficina foi iniciada em três momentos: em sala ( a partir do conhecimento prévio do aluno, ou ideias em relação a temática), sobre um vídeo (uma informação nova, de uma realidade que trás a mesma temática) e na prática (observação do prédio que os alunos estudam).
- Nesse primeiro momento discutimos sobre o conceito de Lixo, sobre nossas responsabilidades (afinal não termina depois de consumirmos um produto e jogar a embalagem numa lixeira), conversamos sobre o documentário Ilha das Flores (ciclo de um produto, o que diferencia um ser humano dos outros seres vivos).
- Na continuação da oficina encontraremos soluções ou alternativas para as questões levantadas pelos alunos em relação ao lixo produzido no prédio e poluição.
- Uma das propostas é reaproveitar embalagens de sucos que os alunos recebm diariamente para a confecção de jogos ou materiais didáticos para a turma de alfabetização. Vamos ver o que vai dar!!
QUESTÕES QUE OS ALUNOS REGISTRARM NO PAPEL:
Em sala (opinião dos alunos):
1 – O que é Lixo?
2 – O que é poluição?
3 – Quais os principais tipos de lixo que encontramos aqui no prédio do nosso curso?
4 – Temos poluição aqui nos espaços onde acontecem nosso curso?
Sobre o documentário (Ilha das Flores):
1 – Quais assuntos foram tratados no documentário?
2 – O que lhe chamou atenção no documentário?
3 – Elabore uma frase que retrata a mensagem principal do documentário.
1 – Quais assuntos foram tratados no documentário?
2 – O que lhe chamou atenção no documentário?
3 – Elabore uma frase que retrata a mensagem principal do documentário.
Saída pelo prédio:
1 – Registre com a máquina fotográfica ou o seu celular:
a) Os principais tipos de lixo presentes nas lixeiras ou pelo prédio do nosso curso (menos o do banheiro).
b) Temos poluição no prédio do nosso curso? Qual? E por quê?
1 – Registre com a máquina fotográfica ou o seu celular:
a) Os principais tipos de lixo presentes nas lixeiras ou pelo prédio do nosso curso (menos o do banheiro).
b) Temos poluição no prédio do nosso curso? Qual? E por quê?
Soluções e Alternativas:
1 – O que podemos fazer em relação aos tipos de lixos encontrados?
2 – O que temos a ver com esse lixo?
2 – O que temos a ver com esse lixo?
3 – O que podemos fazer em relação a essa situação?
( ) deixar como está, pois não me incomoda.
( ) podemos pensar uma alternativa, qual?
( ) já tenho uma solução:
( ) não sei, mas vou pensar no assunto para o próximo encontro dessa oficina.
( ) deixar como está, pois não me incomoda.
( ) podemos pensar uma alternativa, qual?
( ) já tenho uma solução:
( ) não sei, mas vou pensar no assunto para o próximo encontro dessa oficina.
Para refletir:
Resíduo: O que resta de qualquer substância; resto. Borra, sedimento. Substâncias e materiais inaproveitáveis resultantes de um processo de produção, que são descartadas de alguma forma ao final deste.
Lixo: Tudo que se joga fora após limpeza e/ou varredura de uma casa, rua, etc; entulho. Coisas inúteis, sem valor. Sujeira, imundice.
Poluição: Ação ou efeito de poluir. Degradação ao meio ambiente causada por resíduos industriais, detritos domésticos, etc. Degradação do meio ambiente causada por qualquer fator prejudicial ao bem estar humano.
Consumir: Gastar até a destruição; devorar. Abater, debilitar. Empregar, dedicar. Comprar para uso próprio. Afligir(-se), modificar(-se).
Lixo: Tudo que se joga fora após limpeza e/ou varredura de uma casa, rua, etc; entulho. Coisas inúteis, sem valor. Sujeira, imundice.
Poluição: Ação ou efeito de poluir. Degradação ao meio ambiente causada por resíduos industriais, detritos domésticos, etc. Degradação do meio ambiente causada por qualquer fator prejudicial ao bem estar humano.
Consumir: Gastar até a destruição; devorar. Abater, debilitar. Empregar, dedicar. Comprar para uso próprio. Afligir(-se), modificar(-se).
Adorei sua oficina
ResponderExcluirParabéns amiga
Prof Elizabeth
Olá! Gostei da oficina! Parabéns!
ResponderExcluirMas tenho uma dúvida: vc aplicou esta oficina para qual(is) série(s)?
Obrigado
Olá Wagner, realizei numa turma de EJA (educação de jovens e adultos), do II segmento, corresponde aos alunos de 5ª a 8ª série do ensino regular!
ResponderExcluir(já atualizei! Valeu!)