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segunda-feira, 30 de junho de 2008

Mafalda e a Geografia!

Quadrinhos na sala de aula!!


Mafalda

Mafalda é a heroína das histórias em quadrinhos escritas e desenhadas pelo cartunista argentino Quino. As histórias, apresentando uma menina preocupada com a Humanidade e a paz mundial que se rebela com o estado atual do mundo, apareceram de 1964 a 1973, usufruindo de uma altíssima popularidade na América Latina e Europa.
Mafalda foi muitas vezes comparada à personagem Charlie Brown, de Charles Schulz, principalmente por Umberto Eco em 1968.



Porpostas para trabalhar nas aulas de Geografia:


- Obrigações - Impostos - Deveres e direito -

- Paz Mundial - ONU - Vaticano -

- Genebra - desarmamento -

- Capitalismo - Comunismo -



- Governo - FMI -




- Karl Marx -

- Desigualdades - trabalho - EUA -



- Norte x Sul - Subdesenvolvimento -

O Pioneirismo da Biogeografia Universal

Série: 5ª série
Atividade: Interpretação de texto.
O Pioneirismo da Biogeografia Universal
Para o pensador alemão, cada uma dessas partes teria seus interesses e suas características particulares, mas seria fundamental entender as conexões existentes entre elas para que nos aproximássemos de uma compreensão mais real da dinâmica e da evolução da natureza terrestre. “Em verdade - dizia Ratzel -, na história dessa evolução, as plantas influenciaram as plantas, os animais influenciaram os animais, e estes, aquelas e vice-versa; mas nenhum outro organismo exerceu uma influência tão ampla e extensa sobre os outros seres como fez o homem. transformando de maneira muito profunda a fisionomia da Terra.”
Essa percepção do papel dos seres humanos na relação com as outra formas de vida e com as paisagens terrestres confere um importante sentido aos estudos e às pesquisas que se praticam em nome da Geografia, bem como à Biogeografia Universal, proposta por Ratzel, um papel pioneiro na criação do que hoje entendemos por ecologia ou ambientalismo.
(Marcos & Diamantino - Geografias do Mundo - 5ª série - editora FTD - pg.156)


Interpretando o texto:


Assinale com (x) a alternativa correta.

1 - O assunto principal do texto é:
a ( ) a teoria de Ratzel sobre a Geografia Humana;
b ( ) a Biogeografia Universal;
c ( ) a importância da Geografia na vida dos seres humanos, animais e vegetais.

2 - Segundo o texto, a Biogeografia surgiu:
a ( ) com os geógrafos de vários países.
b ( ) com os biólogos e geógrafos franceses
c ( ) com o alemão Friedrich Ratzel.

3 - Os seres humanos são o tema:
a ( ) da Geografia
b ( ) da Zoogeografia
c ( ) da Geografia Humana

4 - Os autores definem a Biogeografia como:
a ( ) a Geografia da Vida
b ( ) a Geografia Humana
c ( ) a Geografia do Universo.

5 - Ratzel:
a ( ) sugeriu a unificação dos estudos geográficos sob o nome de Geografia Universal.
b ( ) sugeriu a unificação dos estudos geográficos sob o nome de Antropogeografia.
c ( ) queria separar a Geografia Humana da Biogeografia.

6 - Segundo Ratzel, na história da evolução da natureza:
a ( ) as plantas influenciaram somente as plantas.
b ( ) apenas os animais influenciaram as plantas.
c ( ) o homem influenciou todos os seres vivos.

7 - Podemos que os estudos relacionados a ecologia e ao ambientalismo:
a ( ) tiveram início no século XX
b ( ) surgiram recentemente
c ( ) surgiram no século XIX com Ratzel.

8 - Este texto foi tirado:
a ( ) de um livro
b ( ) da Internet
c ( ) de uma noticia de jornal.

9 - Fitogeografia é:
a ( ) a Geografia dos Animais
b ( ) a Geografia das Plantas
c ( ) a Geografia Humana.

10 - Anthropos, é um termo grego que significa:
a ( ) homem, humano.
b ( ) Geografia Humana
c ( ) antes, anteriores.


Fonte: http://vocesabendomais.blogspot.com/2007_03_01_archive.html

Livro de consulta:

CARVALHO, Marcos Bernardino; PEREIRA, Diamantino Alves Correia. Geografias do Mundo, 5ª série, Fundamentos. Editora FTD.

Capítulo 9 - A diversidade garante a existência da vida• A vida depende da Terra, que depende da vida, que depende...• Os seres humanos e a diversidade da vida• Criação e destruição da diversidade
Ampliando os horizontes: O pioneirismo da biogeografia universalGlossárioA diversidade garante a existência da vida em questãoDe olho na Geografia

domingo, 22 de junho de 2008

Tectônica de Placas


Tectônica de Placas

Conteúdo: Crosta terrestre, placas tectônicas e suas partes.

Série: 5ª série
Atividade:

01. Nomeie as indicações da figura conforme as características abaixo:
1. _______________________, também chamado de zona de choque, é uma região de encontro de placas, onde uma placa entra por debaixo da outra.
[Zona de Subducção]
2. _______________________, as placas separam-se, o material do manto escapa para a superfície e constrói dorsais oceânicas.  [Zona de Afastamento]
3. _______________________, camada intermediária entre a crosta terrestre e o manto interno da Terra.   [Astenosfera] 
4. _______________________, estrutura montanhosa pelo qual extravasa lava (material do manto terrestre) devido a pressão gerada pela crosta.   [Vulcão] 
5. _______________________, alterações no relevo dos continentes e também nos fundos dos oceanos devido aos deslocamentos das placas tectônicas.   [Cadeia Montanhosa] 
6. _______________________, são conjuntos formados por atividades vulcânicas no oceano devido ao deslocamento das plumas do manto.   [Ilhas Vulcânicas] 
7. _______________________, são cadeias montanhosas localizadas no meio dos grandes oceanos.   [Dorsais] 
8. _______________________, camada interna do planeta Terra, sólida, e dividida em partes denominadas placas tectônicas.   [Crosta] 
9. _______________________, camada interna do planeta Terra, formada por um material chamado magma.  [Manto]
10. ______________________, acontecem devido aos encontros de placas, ocasionando instabilidade e tremores de terras.  [Terremoto] 



Figura com os números correspondente da questão.



Figura com nomes.
Experiências - Muito Interessante:





Links:
http://geologia-12exercicios.blogspot.com/2008/01/da-teoria-da-deriva-dos-continentes.html



Profª Dona Eli


Uma homenagem a minha Vó Eli!



Eli Chaves de Souza Sumar,
nasceu na cidade de Brusque/SC, na comunidade de Limeira em 1929. Aos 7 anos foi morar no Bairro Barra do Aririú, em Palhoça/SC, pois seu pai Inocêncio Chaves de Souza (Seu Nuga) teve que retornar a terra natal para continuar lecionando. Formou-se no curso regional no antigo Instituto de Educação (FAED). Em 1968 formou-se normalista co colégio Ivo Silveira. Começou a dar aulas com 16 anos, substituindo seu pai, em Varginha, no município de Santo Amaro/SC, posteriormente lecionou em Paulo Lopes. No bairro Capoeiras, no município de Florianópolis, lecionou na antiga escola Maria Júlia, mais tarde foi professora no colegio Edith Gama Ramos desde sua inauguração em 1964 até 1978, quando aposentou-se. Fez parte do grupo de professoras aposentadas 'As Vencedoras', do grupo de irmãos e do coral da igreja católica de Capoeiras. Faleceu em 2003.

Escola Profissional Feminina Profª Eli Chaves de Souza Sumar

"ATA DA 32ª SESSÃO ORDINÁRIA, DO 6º PERÍODO LEGISLATIVO, DA 15ª LEGISLATURA, REALIZADA EM 14 DE ABRIL DE 2008.

Prosseguindo, agradeceu aos Senhores Vereadores por terem aprovado, por unanimidade, o Projeto de Lei n. 12.495/2007, de sua autoria, que Denomina Escola Profissional de Capoeiras Eli Chaves de Souza Sumar, Dona Eli Professora. Disse que ficou feliz por ela ter sido professora no bairro de Capoeiras, onde se localiza esta escola profissional."


"Foi aprovado, em 2ª discussão e votação, e em redação final ad referendum da Comissão de Constituição e Justiça, o Projeto de Lei n. 12.495/2007 de autoria do Senhor Vereador Deglaber Goulart que Denomina Escola Profissional de Capoeiras Eli Chaves de Souza Sumar (Dona Eli Professora)."


"COMUNICADOA Lei Nº 7628, que entrou em vigor no último dia 12, aprovada pela Câmara de Vereadores de Florianópolis e sancionada pelo Prefeito Dário Berger, denomina a Escola Profissional de Capoeiras de professora Eli Chaves de Souza Sumar, por sugestão da comunidade".



Escola Profissional de Capoeiras de professora Eli Chaves de Souza Sumar
Foto: José Elias Sumar Filho

Links:
www.cmf.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=2795 -
http://www.pmf.sc.gov.br/educa/noticia/26mai2008.htm
http://www.pmf.sc.gov.br/portal/noticias/comunicacao/?acao=listar&id_noticia=4599
http://www.metropolitanosc.com.br/jornal/vernoticia.php?id=1186

sexta-feira, 20 de junho de 2008

DIT - Divisão Internacional do Trabalho


Divisão Internacional do Trabalho
DIT e nova DIT


Conteúdo: Subdesenvolvimento e Desenvolvimento, relações entre esses grupos de países.

Série: 7a e 8a séries


DIT:

Divisão internacional de Trabalho (DIT), consiste na divisão das atividades e serviços entre os inúmeros países do mundo, particularmente entre os subdesenvolvidos (exportadores de matéria-prima, com mão-de- obra barata e geralmente com industrialização tardia), e os desenvolvidos (economicamente mais fortes, industrializados).
A DIT corresponde a uma especialização das atividades econômicas em caráter de produção, comercialização, exportação e importação entre distintos países do mundo.

A DIT, acentua, principalmente nos países capitalistas, as desigualdades existentes entre países pobres e ricos.

Tipos de DIT:

DIT Clássica
Com a descolonização da Ásia e da África (1947-1975), os novos países surgidos nesses continentes passaram a fazer parte, ao lado das antigas colônias da América, do conjunto dos países subdesenvolvidos. Estabeleceu-se, então, o que denominamos DIT clássica, que caracteriza as relações entre os países desenvolvidos e os países subdesenvolvidos não industrializados.

DIT da Nova Ordem Mundial
Nesse mesmo período, com a industrialização de alguns países subdesenvolvidos, outra DIT passou a conviver com a DIT clássica. É a que expressa o relacionamento entre os países desenvolvidos e os países subdesenvolvidos industrializados. Essa nova divisão internacional do trabalho é muito mais complexa, envolvendo o fluxo de mercadorias e de capitais, de ambos os lados. Esses países subdesenvolvidos deixaram de ser unicamente fornecedores de matéria-prima para os países desenvolvidos.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Divis%C3%A3o_internacional_do_trabalho


Perguntas:

* Quanto mais desenvolvido é o país, mais intensa é a divisão local de trabalho. Explique esta frase.
A divisão local de trabalho ocorre pelas relações de produção entre campo – produzindo gêneros do setor primário – e cidade – fabricando produtos do setor secundário e vendendo serviços. O campo perdeu sua mão-de-obra pelo êxodo rural, mas aumentou sua eficiência pela compra de máquinas e tecnologia urbanas. Quanto mais forte o mercado interno, mais intensas são as relações de produção entre campo e cidade.

* Como se opera a DIT na Nova Ordem Mundial após 1989.
Cada vez mais se acentuam as disparidades entre o Norte desenvolvido e o Sul subdesenvolvido, visto que este exporta produtos primários de baixo valor agregado, além de uma soma considerável de juros – relativas às suas dívidas externas - e de lucros remetidos pelas transnacionais nele estabelecidos, sangrando cada vez mais sua combalida economia.


Evolução da Divisão Internacional do Trabalho - DIT
















Imagem: SENE, E., MOREIRA, J. C. Espaço Geográfico e Globalização. São Paulo: Scipione, 1998, p. 42.



Outros Links:
http://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/divisao-internacional-trabalho-dit.htm


quarta-feira, 18 de junho de 2008

História de família...

História e Geografia da Família

Documentos antigos são importantes para registro da história da família, para compreensão das características e costumes desta, que muitas vezes se reflete em gerações atuais.



Sócio Patrimonial


Descobri recentemente este documento de um parente meu, estou pesquisando ainda o valor histórico e financeiro deste documento, se caso alguem souber, favor entrar em contato: betynhas@gmail.com.

Os dados do documento eu apaguei por questões de privacidade.
Símbolo antigo do Figueirense

Quase ninguem sabe, mas abaixo é o primeiro símbolo do Figueirense, o que justifica o apelido de alvinegro, posteriormente agregou-se o símbolo da árvore Figueira neste emblema. Mas como diz Roberto Alves, o nome refere-se a uma localidade do Centro de Florianópolis, e não a árvore em si.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Termos importantes relacionados ao Campo Brasileiro

Conteúdo: Conceitos básicos ligados a agropecuária brasileira.
Série: 6a série
Atividade: selecione algumas palavras importantes para o entendimento da questão agrária brasileira, e peça aos alunos buscarem conteitos de cada termo.

GLOSSÁRIO:

Produtividade: relação entre as quantidades produzidas de um ou mais produtos e insumos utilizados na produção. A produtividade é basicamente definida como a relação entre a produção e os factores de produção utilizados. A produção é definida como os bens produzidos(quantidade de produtos produzidos). Os factores de produção são definidos como sejam pessoas, máquinas, materiais e outros. Quanto maior for a relação entre a quantidade produzida por factores utilizados maior é a produtividade. A produtividade é muitas vezes medida por trabalhador mas em muitas situações onde os custos com pessoas são uma percentagem reduzida dos custos totais têm que se ter em conta os outros factores necessários para produzir os resultados pretendidos. Na melhoria da produtividade deve-se evoluir a partir de um valor de base para se poder comparar os resultados. A produtividade total dos recursos é medida em termos financeiros onde é calculado a produção por unidade monetária gasta nos diversos recursos. O grau de produtividade de um agente econômico (pessoa, empresa, país, etc.) é, regra geral, um dos melhores indicadores para a medição do nível de eficiência e eficácia do mesmo. No ambiente agronômico ou agrícola, produtividade é definida como a quantidade de produção por unidade de área. Exemplo kg/ha = kilogramas por hectare.

Produção: Quantidade produzida pela qual o sistema gera dinheiro. Produção: Economicamente, produção é a atividade da combinação dos factores de produção que têm como finalidade satisfazer as necessidades do ser humano. Quando polia a pedra a fim de transformá-la em um utensílio mais eficaz, o homem pré-histórico estava executando uma atividade de produção. Nesse primeiro estágio, as ferramentas e os utensílios eram utilizados exclusivamente por quem os produzia, ou seja, inexistia o comércio, mesmo que de troca ou escambo. Produção implica no processo que disponibiliza uma oferta de um produto para o mercado. Pode ser classificada em: Produção de Bens Tangíveis (e é dividido em quatro partes: indústria, agricultura, pecuária e extrativismo), e ainda Produção de Serviços.

Agricultura: Área ocupadas por terras aráveis, culturas hortícolas e arvenses, pomares de fruto, prados ou pastagens permanentes. Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objectivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima para roupas, construções, medicamentos, ferramentas, ou apenas para contemplação estética. A quem trabalha na agricultura chama-se agricultor. O termo fazendeiro se aplica ao proprietário de terras rurais onde, normalmente, é praticada a agricultura, a pecuária ou ambos. O prefixo agro tem origem no verbete latino agru que significa "terra cultivada ou cultivável".

Os objetivos da agricultura: Podemos classificar a agricultura de acordo com a sua finalidade:
1. A agricultura de subsistência: a produção destina-se ao consumo do próprio produtor.
2. A agricultura comercial: é destinada à venda, portanto quem define a produção é o mercado consumidor.
3. A agricultura especulativa: organizada para a exportação, não se relaciona com os interesses da economia e da sociedade local. (ex.: a plantation).
4. A agricultura coletivista: organizada segundo as necessidades sociais do país onde é praticada, não se volta para o mercado externo, a procura de lucros. (ex.: Kibutzim em Israel, fazendas estatais com trabalho comunitário, elevados níveis de integração social e finalidade de defesa militar).
5. A agricultura científica: é a moderna agricultura. Encontra-se principalmente nos países desenvolvidos e possui as seguintes características utilização intensiva de máquinas agrícolas, como tratores, semeadeiras, colheitadeiras; uso de técnicas de cultivo, com proteção ao solo e à lavoura; uso intensivo de adubos, fertilizantes, corretivos e defensivos agrícolas; adoção, em larga escala, por parte dos agricultores, de cooperativas agrícolas; construção, em larga escala, de silos, câmeras frigoríficas e outros meios de armazenagem de produção; apresentação de uma rede de transporte estruturada, permitindo rápido acesso entre áreas de produção e de consumo; utilização da pesquisa agronômica com o objetivo de aperfeiçoamento genético das espécies.

Agronegócio: relações comerciais efetuadas com produtos agrícolas através de atividades de compra e venda

Pecuária: é a arte ou o conjunto de processos técnicos usados na domesticação e produção de animais com objetivos econômicos, feita no campo. Assim, a pecuária é uma parte específica da agricultura. Também conhecida como criação animal, a prática de produzir e reproduzir gado é uma habilidade vital para muitos agricultores. Historicamente, certas sub-profissões dentro do campo da Zootecnia são especificamente nomeadas de acordo com o animal de que tratam. Um suinocultor é uma pessoa que cria porcos, um ovinocultor cria ovelhas, um bovinocultor cria bois, um caprinocultor cria cabras. Em muitas partes do mundo é comum ter-se rebanhos constituídos de ovinos e caprinos. Neste caso a pessoa é chamada de pastor. O rei David de Israel era um pastor antes de ser elevado a rei.

Equinocultura (criação de cavalos), Suinocultura (criação de porcos), Avicultura (criação de aves), Cunicultura (criação de coelhos), Apicultura (criação de abelhas), Piscicultura (criação de peixes), Bovinocultura (atividade pecuária destinada à criação de gado bovino; Divida em bovinocultura de corte, para produção de carnes e peles, e bovinocultura de leite), Bubalino (relativo a búfalo); Aqüicultura (Criação em ambiente confinado de seres vivos, animais ou plantas, que têm na água seu principal e mais freqüente ambiente de vida, com a finalidade de exploração comercial e produção de alimentos).
Pecuária extensiva: aquela que é desenvolvida em grandes extensões de terras, com gado solto, geralmente sem grandes aplicação de recursos tecnológicos, investimentos financeiros nem recursos veterinários importantes. Pecuária intensiva: aquela que é praticada utilizando-se recursos tecnológicos avançados, tais como: gado confinado, reprodução através de inseminação artificial, controle via satélite etc.

Agropecuária: reune os substantivos agricultura e pecuária. É portanto a área do setor primário responsável pela produção de bens de consumo, mediante o cultivo de plantas e da criação de animais como gado, suínos, aves entre outros.

Agronegócio: é toda relação comercial e industrial envolvendo a cadeia produtiva agrícola ou pecuária. No Brasil, o termo agropecuária é usado para definir o uso econômico do solo para o cultivo da terra, associado com a criação de animais.

Erosão - Arrastamento progressivo de partículas do solo de tamanho variável, provocado pela acção da água ou do vento.
Improdutivos - Áreas estéreis do ponto de vista da existência de comunidades vegetais ou com capacidade de crescimento extremamente limitada, quer em resultado de limitações naturais, quer em resultado de acções antropogénicas (ex.: afloramentos rochosos, praias).
Fertilizantes ou adubos são compostos químicos que visam suprir as deficiências em substâncias vitais à sobrevivência dos vegetais. São aplicados na agricultura com o intuito de melhorar a produção.
Inseticida: é um tipo de pesticida usado para exterminar insetos, destruindo ovos e larvas principalmente. Os inseticidas são utilizados na agricultura, na indústria e nas casas.Herbicida (de acordo com a etimologia: herbi, erva, e cida matar) é um produto químico utilizado na agricultura para o controle de ervas classificadas como daninhas.
Herbicidas: produtos químicos capazes de matar plantas e, muito mais importante, que muitos deles podem matar apenas alguns tipos de plantas, sem injuriar outras. Os herbicidas contituem um tipo de pesticida. As vantagens da utilização deste produto é a rapidez de ação, custo reduzido, efeito residual e não revolvimento do solo. Os problemas decorrentes da utilização de herbicidas são a contaminação ambiental e o surgimento de ervas resistentes. Todos os herbicidas são tóxicos para os seres humanos em alguma medida. Existem também herbicidas naturais.
Compactação: redução de macroporos ou poros de aeração e drenagem do solo, em conseqüência da aplicação de uma força sobre o solo, aproximando as partículas sólidas, ou da redução de material orgânico sobre e no solo e de raízes vegetais, levando à dispersão das partículas sólidas que são arrastadas para baixo, entupindo os macroporos, ou à reacomodação de partículas na superfície, formando as crostas superficiais.
Êxodo rural: é o termo pelo qual se designa o abandono do campo por seus habitantes, que, em busca de melhores condições de vida, se transferem de regiões consideradas de menos condições de sustentabilidade a outras, podendo ocorrer de áreas rurais para centros urbanos. Este fenômeno se deu em grandes proporções no Brasil, nos séculos XIX e XX e foi sempre acompanhado pela miséria de milhões de retirantes e sua morte aos milhares, de fome, de sede e de doenças ligadas à subnutrição. O abandono de algumas áreas rurais: Êxodo rural é quando ocorre o abandono do campo por seus habitantes, que, em busca de melhores condições de vida, se transferem de regiões consideradas de menos condições de sustentabilidade a outras, podendo ocorrer de áreas rurais para áreas rurais, ou de áreas rurais para centros urbanos. Muitos agricultores não conseguem modernizar suas plantações e acabam perdendo suas terras.
Lavouras permanentes – compreende-se a área plantada ou em preparo para o plantio de culturas de longa duração, que após a colheita não necessita de novo plantio, produzindo por vários anos sucessivos; Lavouras temporárias – abrange as áreas plantadas ou em preparo para o plantio de culturas de curta duração (via de regra, menor que um ano) e que necessita, geralmente, de novo plantio após cada colheita; Terras em descanso – terras habitualmente utilizadas para o plantio de lavouras temporárias, por prazo não superior a 4 anos em relação ao último ano de sua utilização;
Agrotóxicos: Produtos e agentes de processos físicos, químicos ou biológicos, destinados ao uso nos setores de produção, no armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, nas pastagens, na proteção de florestas, nativas ou implantadas, e de outros ecossistemas e também de ambientes urbanos, hídricos e industriais, cuja finalidade seja alterar a composição da flora, da fauna ou da microbiota, a fim de preservá-las da ação danosa de seres vivos considerados nocivos. São ainda substâncias e produtos empregados como desfolhantes, dessecantes, estimuladores e inibidores de crescimento.
Transgênicos: OGM (organismo geneticamente modificado): um ser vivo que teve seu material genético modificado por outra forma que não a multiplicação e recombinação natural.

Modernização do campo: Para estes autores, modernização e industrialização da agricultura e formação dos Complexos Agroindustriais apresentam características distintas. No processo de modernização, ocorreram mudanças na base técnica da produção agrícola. No processo de industrialização, a agricultura transformou-se em um ramo de produção semelhante à indústria e conectada a outros ramos de produção. O processo de modernização da agricultura (através da importação de máquinas e insumos) resultou no de industrialização (já com as máquinas e insumos produzidos no Brasil), e essas transformações, aliadas às mudanças nas relações de trabalho, resultaram na constituição do Complexo Agroindustrial na década de setenta.
O trabalho: No passado, quando não haviam ferramentas e máquinas agrícolas a agricultura era praticada com muitas pessoas trabalhando em todas as etapas.
O tempo gasto para fazer todas as tarefas era muito grande. Bois e cavalos eram utilizados nos trabalhos mais pesados. Com a invenção destes instrumentos o tempo gasto nas tarefas foi reduzido e houve um aumento na produção.
A tecnologia: Para melhorar a produção agrícola, além do governo e das grandes empresas, a ciência também colaborou.
As empresas e os governos investem muito dinheiro em pesquisas para melhorar a qualidade das plantas na agricultura. Pesquisas científicas melhoram a produtividade, diminuem o tempo de cultivo e possibilitam que algumas sementes resistam mais as diferenças climáticas e a pragas.
O uso de agrotóxicos: Os agrotóxicos são produtos venenosos colocados nas plantas para matar algumas pragas e insetos. Um problema muito grave que os trabalhadores. do campo têm de enfrentar é a aplicação desses produtos que além de fazer mal para os seres humanos, os agrotóxicos contaminam o solo e as águas.
O abandono de algumas áreas rurais: Êxodo rural é quando ocorre o abandono do campo por seus habitantes, que, em busca de melhores condições de vida, se transferem de regiões consideradas de menos condições de sustentabilidade a outras, podendo ocorrer de áreas rurais para áreas rurais, ou de áreas rurais para centros urbanos. Muitos agricultores não conseguem modernizar suas plantações e acabam perdendo suas terras.

Complexo Agroindustrial: A noção de Complexo Agroindustrial deriva da aceitação da tese da existência do complexo rural na agricultura brasileira. Estes autores defendem a idéia de que a principal modificação na dinâmica da agricultura brasileira reside em um processo histórico de passagem do "complexo rural" para uma dinâmica comandada pelos "complexos agroindustriais" (CAI's). Müller considera a indústria para a agricultura o setor dinâmico do Complexo Agroindustrial a partir de uma análise histórica das transformações da agricultura no Brasil. MÜLLER (1989a) considera as relações entre agricultura e indústria a partir de 1870 e, baseado em um estudo da industrialização brasileira de Wilson Suzigan, estabelece quatro períodos de mudança no padrão de acumulação e no padrão agrário no Brasil. Os períodos estabelecidos são: de 1880 a 1920/30 (agroexportador/manufatura - latifúndio/minifúndio); de 1930 a 1960/64 (substituição de importações e crise do padrão latifúndio/minifúndio); de 1964 a 1980/83 (segunda fase da substituição de importações com a implantação do parque industrial no Brasil e padrão agrário moderno); e de 1983/86... (período industrial com diversificação tecnológica/conduta internacionalizada, e, para o padrão agrário, intensificação e diversificação do moderno). Assim, na análise das relações agricultura x indústria, a partir da constituição do Complexo Agroindustrial na década de setenta (padrão agrário moderno), a indústria para a agricultura é considerada como elemento dinâmico do complexo, induzindo transformações no setor agrícola e agroindustrial. Definição: conjuntos de atividades fortemente relacionadas entre si (por compras e vendas) e fracamente relacionadas com o resto das atividades. Esses conjuntos são vistos de forma dinâmica, o que torna a sua delimitação menos rígida do que seria uma tipologia ou análise sistêmica.

*
Links:
http://www.zootecniabrasil.com.br/sistema/modules/tiny1/
http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/BovinoCorte/BovinoCorteRegiaoSudeste/glossario.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Agroneg%C3%B3cio
http://portalgeo.rio.rj.gov.br/mlateral/glossario/T_InfraEstrutura.htm
http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/geografia/geo06d.htm

sábado, 7 de junho de 2008

1º Desafio National Geographic


VIAGEM DO CONHECIMENTO
1º Desafio National Geographic


Inscrições prorrogadas!
até 5 de agosto.

Prova:
A prova da Fase Local será realizada na sexta-feira, dia 15 de agosto de 2008, em todos os estabelecimentos de ensino previamente cadastrados no site, no horário mais conveniente para a Escola.
Prova: composta de 30 (trinta) questões fechadas de múltipla escolha sobre temas, conceitos, processos e habilidades específicas associados ao universo dos conhecimentos geográficos e da cultura de viagem, apoiada nos pressupostos da obra gratuita "Viagem do Conhecimento - Guia para Educadores" e em matriz de referências.

Quem pode participar:
Professores e alunos residentes e domiciliados no Brasil que estejam regularmente matriculados no oitavo (sétima série) e no nono ano (oitava série) do Ensino Fundamental e na primeira série do Ensino Médio, por meio de inscrição prévia da instituição de ensino.

O que é?
O módulo educacional do projeto Viagem do Conhecimento se caracteriza por uma grande competição estudantil que busca aferir o conhecimento dos jovens estudantes brasileiros principalmente na disciplina de Geografia. Como o grande objetivo desse projeto é fazer com que os jovens conheçam o país mais a fundo e comecem a despertar para o que chamamos de cultura de viagem, os estudantes também deverão dominar conhecimentos sobre história, turismo, vida sustentável, diversidades sociais e culturais do Brasil, além de informações que envolvam atualidades sobre aspectos ligados à natureza e ao meio ambiente. O Desafio National Geographic Brasil prevê um forte envolvimento das escolas (é ela que primeiramente deve se inscrever e depois inscrever seus alunos na segunda fase), dos diretores, coordenadores de ensino e principalmente de professores das disciplinas de Geografia, História, Ciências e Língua Portuguesa. Este módulo está dividido em três fases*:
  • A Fase Local será realizada na própria escola;

  • A Fase Regional será realizada em várias cidades sede distribuídas pelo Brasil;

  • A Fase Final será realizada em São Paulo.
* Para saber maiores detalhes consulte o Regulamento. Para a Fase Final serão convocados os melhores alunos da Fase Regional. Estes estudantes virão a São Paulo acompanhados por seus professores. Na Fase Final, todas as despesas de transporte, hospedagem e alimentação serão cobertas pela Editora Abril e seus parceiros. Além disso, tanto alunos como professores ganharão certificados e medalhas e cumprirão uma extensa agenda cultural. As escolas também serão premiadas. Assim como haverá premiações para as escolas públicas que mais se destacarem durante a competição. Aguarde que em breve divulgaremos mais informações sobre o assunto.

Da premiação:
  • Todas as escolas participantes das Fases Local e Regional poderão baixar certificados de participação pelo site www.viagemdoconhecimento.com.br para os estudantes e professores.
  • Serão premiados com menções honrosas, medalhas e certificados os 40 (quarenta) estudantes que participarem da Fase Final em São Paulo.
  • Serão concedidas premiações especiais para os estudantes das escolas públicas e privadas que se destacaram durante o 1º Desafio National Geographic.
  • Serão homenageados os professores de Geografia, História ou Ciências dos estudantes que tiverem se destacado na Fase Final.
  • Os casos omissos neste regulamento serão analisados pelo Comitê Gestor do Desafio National Geographic.

Link: http://www.viagemdoconhecimento.com.br/

quinta-feira, 5 de junho de 2008

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE


5 de JUNHO – DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Conteúdo: Meio Ambiente, natureza x sociedade, consumo.
Série: Todas.

Atividade: Pare as atividades curriculares e relembre a importância do Meio Ambiente, que mesmo o homem com toda a sua tecnologia e razão, ainda é um ser vivo.

Dicas: Promova gincanas, competições, produções culturais e artísticas.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Fusos Horários do Brasil


Conteúdo: Fusos horário
Série: 7a série

Atividade: Trabalhe os conceitos de fusos, meridianos e longitudos com os alunos. Faça muitas questões para eles calcularem e visualizarem o significado das diferenças de horas na superfície terrestre.

Dicas: Dê dois mapas políticos do Brasil, informe os fusos anttigos e atuais do Brasil e peça para eles representarem no mapa, com cores e legenda adequada.





Fusos Horários - Mudam no Brasil

a partir de 25/06/2008

Lei N° 11.662, de 24/04/2008 modifica a quantidade de fusos horários no Brasil

Por que estudar Fusos Horários
Porque a hora não é a mesma em todos os lugares do mundo. Nas olimpíadas de Pequim, na China em 2008 os jogos estarão acontecendo em um horário, serão assistidos em tempo real no Brasil em outro horário. Quando são 9 horas da manhã em Brasilia, são 20 horas em Pequim, na China e 21 horas em Tóquio, no Japão e assim ocorre com qualquer outra localidade do mundo.

Por que ?
Isso acontece porque a definição do tempo esta relacionado com o movimento de rotação da Terra e o movimento aparente do sol, enquanto uma região da Terra esta iluminada a região oposta esta na escuridão. Isto significa que estas regiões estão em diferentes fusos horários e o estudo deste tema permitirá a compreensão destes fenômenos.
Fusos Horários - 15º, 15 meridianos ou 1 horaImagine uma volta em torno da Terra e estarás dando uma volta de 360°, para dar esta volta sobre si mesma a Terra leva 24 horas, logo 360° ÷ 24 horas = 15° . Portanto cada fuso horário corresponde a uma faixa de 15º, onde são numerados desde o fuso zero, seguido de mais 12 fusos para o leste (+) e 12 para oeste (-).

Meridiano de Greenwich (GMT)
O Meridiano de Greenwich ou primeiro meridiano (0°), uma linha imaginária no centro do fuso zero, ficou definido na Conferência do Meridiano como referência da hora oficial mundial, ou hora GMT ( Greenwich Meridian Time ). Logo o Meridiano de Greenwich é o que passa no ponto médio (no meio) do fuso , observe que soma de 7,5º a leste de Greenwich com 7,5º a oeste, corresponderá aos 15º ou um fuso, definindo o Meridano de Greenwich, como fuso zero. Observação: A partir de 1986, a hora GMT foi substituído pelo UTC - Universal Time Coordinated que é uma mensuração baseada em padrões atômicos e não na rotação da Terra .
Sistema de Fusos Horários - 24

Fusos Horários
Foram definidos então 12 fusos a leste do fuso zero, para cada fuso corresponde a 1 hora a mais. No outro sentido 12 fusos a oeste do fuso zero, para cada fuso corresponde a redução de 1 hora. 12 fusos a leste, somado com os 12 fusos a oeste, do fuso zero (Greenwich), totaliza 24 fusos.

O Brasil e o Meridiano de Greenwich de acordo com a lesgilação antiga
O território brasileiro está localizado a oeste do Meridiano de Greenwich (fuso zero), abrangendo o fuso -2, fuso -3, fuso -4 e o fuso -5, isto quer dizer que em virtude da sua grande extensão territorial há sob o território brasileiro (continental e oceânico) 4 fusos horários, com regiões apresentando desde 2 horas, até 5 horas de atraso em relação a Greenwich(fuso zero). Portanto todo horário sob território brasileiro é atrasado em relação a hora GMT ou UTC.

Fique atento pois a partir de 25/06/2008 o texto acima terá nova redação
De acordo com a Lei N° 11.662, de 24/04/2008 modifica a quantidade de fusos horários no Brasil.
O território brasileiro está localizado a oeste do Meridiano de Greenwich (fuso zero), abrangendo o fuso -2, fuso -3 e fuso -4 (não existe mais o fuso -5), isto quer dizer que em virtude da sua grande extensão territorial, em vez de quatro fusos, agora passa a ter a partir desse decreto 3 fusos horários. O primeiro fuso (-2 horas GMT) sobre as ilhas oceânicas e mais 2 fusos (-3 e -4 horas em relação a GMT) sobre o território Brasileiro. O horário de Brasília (horário oficial brasileiro) continua -3 horas em relação ao GMT. Portanto todo horário sob território brasileiro é atrasado em relação a hora GMT ou UTC. A imagem mostra a nova configuração dos fusos sobre o território brasileiro de acordo com a nova legislação.

Fonte:


Links:
http://fisicamoderna.blog.uol.com.br/arch2007-12-30_2008-01-05.html
http://www.calendario.cnt.br/AFINS/Calendar600.htm

domingo, 1 de junho de 2008

Idéias para a Semana do Meio Ambiente

05 de Junho - DIA INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE
Pare as atividades curriculares e relembre a importância de conhecer o seu Meio Ambiente de preservá-lo!!

Algumas propostas curriculares:


5ª Série
GEOGRAFIA:
- relação do seres humanos com a natureza
- agricultura/poluição no campo: agrotóxico, lençol freático
- industrialização e poluição
- problemas ambientais: recursos hídricos, consumo e despedício, o lixo que não é lixo, lternativas para os problemas ambientais
- O que é Meio Ambiente? (peça aos alunos representarem através de um desenho o que é Meio Ambiente, perceba se o homem está presente, discuta com eles o conceito).
6ª série
Ciências e Geografia: No estudo do meio já planejado para o mês de abril à Salesópolis, os alunos observarão uma parte do curso fluvial do rio Tietê. Após a visualização, será abordado o tema “poluição ambiental”. A partir desse referencial, discutiremos conceitos tais como: meio ambiente, poluição, tipos de poluição e qualidade de vida, que, reforçaram a importância do projeto de coleta seletiva do lixo, ampliando a discussão para âmbitos mais amplos da sociedade. O questionamento será: Temos um tratamento adequado para o lixo urbano?
- Cidade e o Meio Ambiente (consumo, lixo, qualidade de vida, natureza, poluição).
- Ecossistemas brasileiros.
7ª série
Geografia: abordará os problemas ambientais urbanos que envolvem discutir a questão da ocupação do solo nas cidades (enchentes), as migrações pendulares e os transportes coletivos, o destino do lixo, o saneamento básico e a relação de todos esses aspectos do meio ambiente urbano e a cidadania.
- O que podemos fazer para cuidar do nosso Meio Ambiente? (sala de aula, escola, na nossa casa, no bairro...)
8ª série
Geografia: irá enfocar dentro na Unidade Didática “Desenvolvimento e Subdesenvolvimento” o tema relacionado ao meio ambiente através do relatório do PNUD (Relatório de desenvolvimento humano) de 1998.
- Meio Ambiente e questões políticas e econômicas.



Alguns links...

Meio Ambiente de 1ª a 4ª série
http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/pdf/Esp_001/m_ambiente1_4.pdf

Meio Ambiente de 5ª a 8ª série
http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/pdf/Esp_001/m_ambiente5_8.pdf

Trabalhar com Música - Planeta Água e Planeta Azul
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/ciencias/aguanaboca/ensinareaprender.htm