Série: 5 série
Material: cada aluno trás uma imagem de um lugar qualquer de uma revista.
Atividade: Recolhe-se as imagens, mistura-se e devolve aos alunos aleatoriamente. Cada aluno cola no caderno, observa e responde as questões:
- Quais elementos estão presentes na figura?
- Onde você imagina ser esse lugar? por quê?
- O homem está presente? Qual a atividade/ação do homem nesse lugar?
- Que assuntos a geografia poderia estudar nesse lugar?
Objetivo: Fazer os alunos conhecerem o conceito de paisagem, aguçar o olhar e a observação das paisagens, refletir sobre a presença e ação humana, e levantar a curiosidade de assuntos que a geografia estuda.
Dica: ao corrigir as questões selecione alguns cadernos, mostrando para a sala as figuras e as interpretações, questione além do que escreveram. Os alunos gostam de mostrar suas atividades. Questione quando um aluno colocar que o homem não estava presente, afinal é uma imagem tirada de uma foto, que alguem registrou desse lugar. E também esclareça que 'homem' é no sentido de 'humanidade', ser humano, e não de sexo masculino.
Paisagem Geográfica na Ilha de Santa Catarina
Relatório de estágio: Roberta Sumar e Tatiane de Oliveira (UDESC/2006), com conteúdos sobre paisagem, práticas e planos de aula sobre o ensino de geografia através das paisagens.
Link: http://www.pergamum.udesc.br/dados-bu/000000/000000000003/000003C1.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Favor deixar um email se quiser retorno!
Ou se preferir mandar um email: betynhas@gmail.com